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Resultados da Pesquisa |
“O Futuro do Mercado de Feiras e Eventos”
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Introdução: |
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A implementação de medidas sanitárias para combate à
pandemia, praticamente inviabilizou a realização de feiras e eventos
nos formatos tradicionais, causando forte retração das atividades
normalmente exercidas na cadeia produtiva do setor. Diante de uma
crise de proporções sem precedentes, esta pesquisa reúne opiniões de
executivos e profissionais do setor, com o objetivo de projetar
tendências e expectativas em relação ao “Futuro do Mercado de Feiras
e Eventos”.
Esclarecemos também que este trabalho é uma pesquisa de opinião, sem
caráter científico, que reúne dados coletados através de 5.520
formulários preenchidos e encaminhados ao Portal Feiras do Brasil
entre os dias 19 e 28 de maio de 2021. |
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Perfil dos Participantes |
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Porte da Empresa da Cadeia
produtiva de Feiras e Eventos |
% |
Autônomo / MEI |
10,87 |
Micro |
13,74 |
Pequena |
35,50 |
Média |
26,09 |
Grande |
13,80 |
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Posicionamento em relação às feiras e eventos
empresariais |
% |
Promotor ou Organizador |
15,94 |
Centro de Eventos |
4,35 |
Fornecedor de Produtos e Serviços |
21,74 |
Expositor |
31,88 |
Visitante |
26,09 |
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Projeções: |
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Impactos da Pandemia na Cadeia Produtiva de Feiras e Eventos |
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Opiniões colhidas de 5.520 executivos e profissionais
que atuam no mercado de feiras & eventos revelam a extensão da crise
que atinge a cadeia produtiva de feiras e eventos: |
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49,62% dos entrevistados declararam que suas empresas
estão total ou parcialmente inativas;
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60,11% dos entrevistados são empresas de micro e
pequeno porte e, portanto, muito vulneráveis à uma crise de tão
grandes proporções. Por esta razão, é importante ressaltar que
65,76% dos entrevistados declararam que não tiveram acesso à
linhas de crédito ou auxílio emergencial.
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Retomada dos eventos presenciais é condição essencial para recuperação do setor |
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77,34% dos entrevistados consideram que a
sobrevivência das empresas que atuam no setor depende, total ou
parcialmente, do fim das restrições à realização de eventos
presenciais.
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Interesse em participar de feiras e eventos continua elevado |
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70,42% dos entrevistados acreditam que o interesse em
participar de feiras e eventos empresariais vai crescer ou ficar
estável;
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65,22% dos entrevistados acreditam que os
investimentos destinados à promoção comercial, marketing e
comunicação empresarial em feiras e eventos deverá crescer ou
ficar nos patamares históricos.
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Retomada dos eventos presenciais depende da segurança sanitária |
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83,74% dos entrevistados acreditam que a utilização
dos protocolos de segurança e dos novos formatos desenvolvidos e
testados ao longo dos últimos meses reduzirá nas pessoas e nas
empresas o temor de participar de eventos presenciais.
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Entretanto, apenas 26,68% dos entrevistados acreditam
que será viável a realização de eventos presenciais antes da
completa vacinação da população brasileira.
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Novos modelos e formatos de feiras e eventos |
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Ao longo dos últimos meses, novos modelos e formatos
vêm sendo idealizados, desenvolvidos e testados, buscando a
realização de eventos virtuais que levem aos participantes uma
experiência equivalente à vivenciada em eventos tradicionais. Os
depoimentos reunidos nesta pesquisa revelam que ainda há muito a ser
feito: |
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83,55% dos entrevistados declararam que eventos
virtuais não têm o mesmo engajamento dos eventos presenciais;
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80,16% dos entrevistados declararam que eventos
virtuais não têm o mesmo potencial de ampliação do networking dos eventos presenciais;
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84,18% dos entrevistados declararam que eventos virtuais não têm o
mesmo potencial de geração de negócios dos eventos presenciais.
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Cenário: |
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O Mercado de Feiras & Eventos Empresariais antes da Pandemia |
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Dados registrados pelo Calendário Feiras do Brasil
mostram que, entre 2015 e 2019, últimos 05 anos antes da pandemia, a
cadeia produtiva de feiras e eventos compreendia cerca de 2.000
promotores e 270.000 prestadores de serviços que realizavam no
Brasil mais de 2.200 eventos empresariais por ano atraindo 10
milhões de participantes. São números que revelam a força de um
segmento econômico que se mostrava pujante e em rota de crescimento. |
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Pandemia frustrou todas as expectativas positivas |
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As projeções apontavam que, em 2020, o segmento de
feiras e eventos cresceria algo entre 10 e 15 por cento. Entretanto,
a disseminação do Covid-19 por todo o mundo, inesperadamente
frustrou todas as expectativas positivas. Diante da implementação de
medidas sanitárias para combate à pandemia, as restrições às
atividades presenciais inviabilizaram a realização de eventos nos
formatos tradicionais, desde o primeiro momento, o que resultou em
forte retração das atividades em toda cadeia produtiva do setor. Com
isto, o mercado de feiras e eventos passou a enfrentar uma crise sem
precedentes que, na opinião dos entrevistados nesta pesquisa, pode
resultar na inviabilidade de praticamente 50% das micro e pequenas
empresas que atuam no setor. |
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Elevada imprevisibilidade inviabiliza o planejamento das Empresas |
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Com as frequentes idas e vindas nas medidas de controle da pandemia,
os setores que dependem do fim das restrições às atividades
presenciais para retomar suas atividades normais, passaram a
conviver com um elevado grau de imprevisibilidade que torna
praticamente impossível traçar metas, fazer projeções e planejar o
futuro das empresas e dos negócios. Assim, neste momento só resta
aos promotores de feiras e eventos as alternativas de adiar ou de
cancelar a realização de seus eventos, enquanto aguardam a evolução
da pandemia. |
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Nada voltará a ser como antes em um “passe de mágica” |
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Após mais de ano de pandemia, nada indica que questões
fundamentais como risco de novas ondas e necessidade de manutenção
do distanciamento social após a vacinação terão resposta nos
próximos meses. Por esta razão, é imprescindível ter em mente que
não se pode ter a expectativa de que tudo voltará a ser como antes
em um “passe de mágica”. |
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Recuperação do setor depende da retomada dos eventos presenciais |
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Nesta pesquisa, 77,34% dos entrevistados acreditam que
a recuperação do setor depende, total ou parcialmente, do fim das
restrições à realização de eventos presenciais. Entretanto, neste
momento, não se pode ainda antever quando isto efetivamente será
possível. Por esta razão, enquanto expressiva maioria das empresas
do setor permanece na expectativa da retomada dos eventos
presenciais, esta crise, que já inviabilizou cerca de 50% das micro
e pequenas empresas que atuam no setor, só tende a se aprofundar. |
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As Feiras & Eventos precisam se reinventar |
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O controle da pandemia exigiu que todos se adaptassem
rapidamente ao distanciamento social e demais regras sanitárias, o
que desencadeou um momento único de transformações e mudanças que,
de repente, se incorporaram ao dia-a-dia das pessoas e das empresas.
O mundo mudou e continuará mudando de forma acelerada. Então, para
superar estes tempos difíceis, as feiras e eventos terão que se
reinventar. E neste ponto, é imprescindível ter em mente que: |
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80% dos entrevistados nesta pesquisa consideram que os
novos modelos e formatos desenvolvidos ao longo do últimos meses não
trazem resultados equivalentes aos obtidos em eventos presenciais.
Isto indica que a realização de eventos em ambientes virtuais ainda tem
pela frente o desafio de evoluir com o objetivo de atender as
expectativas dos participantes;
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O desenvolvimento de novos modelos e formatos deve ser encarado como
um processo que requer disposição para inovar, experimentar e
quebrar paradigmas. É hora de ousar e de investir no talento humano.
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dos resultados da pesquisa
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A crise vai passar. Conte conosco! |
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Gustavo Chaves
Editor-Chefe | Feiras do Brasil
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Download dos resultados:
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Acesse o link:
www.feirasdobrasil.com.br/resultados_maio20211.asp
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dos resultados da pesquisa
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