Por: Gustavo Chaves*
As feiras e eventos empresariais são importantes ferramentas de prospecção de novos de negócios, atualização profissional e networking.
Segundo o Calendário Feiras do Brasil até agora temos mais 1.600 feiras e eventos empresariais confirmados para acontecer em 2019.
E manter o calendário atualizado é desafiador, sendo necessário ter uma equipe experiente e muito bem preparada para a coleta e compilação dos dados.
Os principais problemas que enfrentamos para atualizar as informações do calendário são:
- mudança de endereço (link) da feira
- site da feira pesado (muitas imagens, animações, etc) e confuso
- falta de informações claras sobre a agenda da feira
- falta de dados para contato com o promotor / organizador
Esta falta de clareza nas informações também se reflete nas diversas mensagens que recebemos semanalmente através de nossos canais de atendimento (e-mail, telefone e whatsapp).
São pessoas que buscam informações sobre feiras específicas e que não encontram nada, nem mesmo nos buscadores, como por exemplo o Google.
Já atendemos empresas que queriam expor em uma determinada feira, em que encaminhamos o contato para a área comercial do promotor, e passado um tempo verificamos que não houve nenhuma atitude por parte do promotor. Como resultado, esta empresa acabou fechando a participação em uma feira concorrente.
Sabemos que organizar e/ou promover uma feira é um desafio muito grande, exigindo investimentos prévios em comunicação e divulgação.
Assim, com a experiência de mais de 10 edições de calendários impressos e online, deixamos algumas dicas:
- deixe o site da feira leve e limpo, com informações claras
- utilize as redes sociais
- deixe sempre em destaque, em todos canais de comunicação, a agenda da feira (data, horário e local)
- tenha uma equipe de marketing pró-ativa
- contrate uma boa assessoria de imprensa
- invista em divulgação na internet: Google Adwords e sites especializados em feiras
De uma forma geral, a indústria de feiras e eventos é muito qualificada, mas é preciso sempre ter foco na melhoria contínua. Correr atrás da divulgação e não só ficar esperando acontecer.
* Gustavo Chaves é Editor-Chefe do Portal Feiras do Brasil |
|
|
|