Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Assunto do Momento
 
28ª Feira Nacional de Artesanato terá 120 oficinas gratuitas

A 28ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece de 05 a 10 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte, este ano promove a sustentabilidade com o tema “Resíduos - reutilizar, reduzir e reciclar”. Para estimular o público na temática sustentável serão realizadas 120 oficinas de técnicas artesanais, a maioria com foco no reaproveitamento de materiais.
“Teremos oficinas e produção de peças com reutilização de materiais como garrafas, pets, raízes, sementes, linhas, tecidos, papel, biscuit e outros materiais recicláveis. Mas tradicionais técnicas também serão ensinadas como a renda renascença e o tear manual”, informa Catarina Machado, diretora do Centro Cape, instituição que promove a FNA.
Uma novidade esse ano é a oficina para deficientes visuais que vão produzir peças de decoração a partir de instruções em braile.

Inscrições gratuitas no local

Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no dia e no local. Ou seja, não haverá inscrição antecipada. As oficinas acontecerão de quarta a domingo em cinco salas simultâneas do Expominas, com duração máxima de uma hora e meia, dependendo da técnica. As salas têm capacidade para 20 alunos.

Horários

Quarta e quinta às 15, 17, 19, 21h.
Na sexta, sábado e domingo haverá oficinas também às 11 e 13h.
Detalhe importante: as oficinas se repetem em dias e horários diferentes, para dar ao público maior chance de participação.

Programação

As principais oficinas são: Artesanato para deficientes visuais, Renda Renascença, Tear Manual, Resíduo Têxtil, Lonas e Carpetes, Reciclagem de Brinquedos, Brinquedos de Papel, Oficina Infantil, Elementos da Natureza, Reciclagem de CDs, Costura do Imaginário e Religiosidade.

Destaques da Feira

- Escola Móvel

Repetindo o que vem acontecendo nos últimos 4 anos, o Sesi estará com o seu caminhão escola, que normalmente roda no interior do Estado, durante os seis dias do evento, oferecendo mais de 20 cursos com as mais variadas técnicas, ao publico visitante.

- Renda Renascença

Uma artesã da Paraíba vai ensinar a técnica da renda Renascença.

- Deficientes Visuais

Como ensinar artesanato para quem é portador desta necessidade especial? A Feira de artesanato vai mostrar que isto é possível. Os deficientes visuais vão aprender a produzir e vão poder participar de decorações. A linguagem Braile fica bordada napeça, como referência no aprendizado e uma forma de fazer com que pessoas que não tem a deficiência possam interagir com o Braile

- Tear manual

Duas oficinas estão relacionadas à tecelagem com tear manual e vão ensinar a técnica tradicional do tear do interior do país. Aprenda a fazer tapetes de tiras no tear manual e toalhas de lavabo.

- Resíduo têxtil

Os retalhos das fábricas de tecidos podem ser aproveitados para fazer tapetes, por exemplo. Isto vai ser ensinado na oficina de resíduo têxtil.

-Lonas e carpetes

Os artesãos vão mostrar nesta oficina como fazer bolsas de mão, reutilizando estes materiais, que poderão ser aproveitados, também, para confecção de embalagens para presentes.

- Brinquedos reciclados

Esta é uma das oficinas para quem quer produzir artesanato para crianças. É a oficina de montagem de brinquedos recicláveis, utilizando restos de madeira, latas derefrigerantes e garrafas pet.

- Brinquedos de Papel

Outra oficina de artesanato para crianças é a de produção de origamis e brinquedos de papel, que certamente vai encantar os participantes.

- Oficina infantil

Esta oficina certamente vai encantar as crianças, que poderão participar dela e vão aprender a fazer diferentes tipos de sapo com caixas de leite Elementos da Natureza Esta oficina vai usar gravetos para a produção de produtos decorativos.

- Reciclagem de CDs

Também relacionada à reciclagem, esta oficina vai trabalhar com imãs de geladeira, tampinhas de garrafas e Cds, que são normalmente jogados no lixo e podem ser aproveitados na confecção de mandalas.

- Oficina costura do imaginário

Projeto que trabalha o bordado através da sensação e do tato. Com isto, pessoas com deficiência visual podem fazer peças lindas que nunca imaginaram serem capazes – maiores informações http://www.costurasdoimaginario.com.br

- Religiosidade

Perto do Natal, a Feira será uma boa oportunidade para aprender um pouco do artesanato religioso. Haverá oficinas sobre presépio e mini oratórios de caixinhas de fósforo, guirlanda natalina reciclada e enfeites de Natal, como anjos e árvores.

Serviço

FNA - Feira Nacional de Artesanato
Segmento: Artesanato, Artes e Coleções
Data: 05 a 10 de dezembro de 2017
Local: Expominas - Belo Horizonte
Cidade/UF: Belo Horizonte/MG
www.feiranacionaldeartesanato.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimos Assuntos do Momento 
» Expocatadores 2017 reúne em Brasília catadores de mais de 14 países
» Informa Exhibitions anuncia dois novos eventos em 2018
» Iniciada em Gramado a Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios
» Com produtos e iniciativas diferenciadas, começa na Alemanha, a Feira Medica 2017
» SAE Brasil inaugura o 26º Congresso nesta terça, dia 7, em São Paulo
mais...