Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Assunto do Momento
 
Quer visitar ou expor em feiras? Comece selecionando eventos alinhados com seus objetivos

Quer visitar ou expor em feiras? Comece selecionando eventos alinhados com seus objetivos

No Brasil, cerca de 1.400 promotores e organizadores realizam mais de 1.600 feiras, exposições, congressos e eventos empresariais por ano em 300 cidades de norte à sul do país. São eventos de todos os portes que abrangem 38 segmentos da economia brasileira e, além disso, têm os mais diversos níveis de qualidade, especialidade e profissionalização. Com isto, selecionar dentre estas muitas opções, eventos alinhados com os objetivos traçados, é tarefa que requer cuidadosa análise daquilo que o mercado efetivamente oferece. E neste ponto é preciso reforçar que escolher a feira certa é fator determinante para o êxito da estratégia comercial. Uma decisão que, sem dúvida, vai direcionar tudo que for investido em tempo e dinheiro para o sucesso ou para um irremediável fracasso.

Então, é preciso ter em mente que escolher a feira certa é a mais importante questão que se coloca diante de quem planeja participar de feiras, como visitante ou expositor. Por esta razão, ficam aqui dicas e informações que visam otimizar a seleção das feiras, exposições, congressos e eventos empresariais que melhor atendem seus objetivos. Utilize-as para tirar ainda maior proveito das oportunidades que as feiras de negócios oferecem.

1. Municie-se de Informações

Se você vai participar de feiras é imprescindível ter em mãos informações confiáveis, e obtidas de antemão, que serão utilizadas na seleção dos eventos que melhor atendem sua estratégia comercial. Um conjunto de informações que dê sustentação à decisão de investir em determinado evento.

Como o levantamento de informações sobre o mercado de feiras é muito trabalhoso, demorado e de resultado incerto, não vale a pena despender tempo e energia com a coleta e organização de dados. O ideal é buscar uma ferramenta profissional disponível para pronta utilização. Para esta finalidade, a “dica” é utilizar o Calendário Feiras do Brasil, ferramenta online que você pode conhecer no link www.feirasdobrasil.com.br/demo2019 .

2. Não se limite aos eventos de seu segmento

Na seleção de eventos alinhados com seus objetivos, a pesquisa não deve ficar restrita ao segmento em que você atua, pois um dos fatores mais importantes na tomada de decisão é o perfil do público que circula pelo evento e que poderá ser atingido. Exemplificando: Quem trabalha uma linha de colchões, não deve limitar a análise às feiras especificas do setor. Deve também estudar a viabilidade de participar em feiras Hospitalares, de Hotelaria, de Qualidade de Vida e Terceira Idade.

3. Explore novas possibilidades

Novos pólos de desenvolvimento se consolidaram no país ao longo dos últimos anos impulsionados pelo sucesso do agronegócio. E, neste momento de retomada de crescimento do mercado de feiras, abrem-se novas oportunidades para a promoção comercial em feiras de negócios, inclusive diante do lançamento de pelo menos 30 novos eventos de grande potencial ao longo de 2019. É o momento certo para explorar novas possibilidades.

4. Na avaliação de um evento, utilize parâmetros objetivos

Para fazer uma avaliação preliminar de um evento você deve utilizar parâmetros objetivos, tais como: descrição do evento, produtos e serviços expostos, perfil do visitante e números de edições anteriores. São informações que você pode obter com o promotor ou diretamente no próprio Calendário Feiras do Brasil.

5. Visite feiras com olhos de futuro expositor

Construa o seu próprio calendário de feiras e se programe para visitar eventos avaliados positivamente. Nestas visitas veja tudo com “olhos de futuro expositor”, observando a estrutura do pavilhão, o fluxo de visitantes e a organização do evento de forma geral. Além disso, converse com expositores e visitantes buscando colher impressões sobre o evento. E complementando, tenha também uma boa conversa com o promotor, para esclarecimento de dúvidas e avaliação dos custos. Será uma experiência enriquecedora.

Mercado de feiras e eventos projeta crescimento de 22% e amplia a demanda por produtos e serviços

Fonte: Redação Feiras do Brasil
 
 


Últimos Assuntos do Momento 
» Comunicado - Feiras do Brasil
» Feiras de março: veja os números para o terceiro mês do ano
» Números do setor: 2º trimestre prevê mais de 765 feiras em 178 cidades
» Feiras 2020: veja os números atualizados do 1º trimestre
» Área da saúde já tem mais de 340 feiras
mais...