As feiras de negócios tem hora certa para começar e para terminar. Além disso, tudo acontece em um curto período de tempo - e ao mesmo tempo. Logo, é impossível conhecer todos os produtos e serviços expostos, participar de todas as atividades e manter contato com todos que circulam pelo evento. Por esta razão, antes de sair do seu escritório, elabore um roteiro de visitas focado nos resultados que se pretende alcançar:
1) Mapa da feira e lista de expositores
Visite o site oficial em busca do mapa da feira e da relação de expositores. Caso estas informações não estejam disponíveis, contate o organizador.
2) Liste as visitas obrigatórias
Faça uma relação de empresas com presença confirmada que devem ser obrigatoriamente visitadas. Assim será possível pesquisar na mídia especializada as novidades e lançamentos que serão apresentados durante o evento.
3) Localize os concorrentes
Faça uma relação das empresas concorrentes para fins de avaliação de produtos e serviços, dos preços, condições de pagamento e participação no evento de uma forma geral.
4) Horário dos eventos paralelos
Dê atenção especial à agenda dos eventos paralelos, inclusive, coquetéis, almoços, jantares e comemorações. São ambientes normalmente preparados para descontrair e aproximar os participantes. Verifique também rodadas de negócios, palestras e visitas técnicas organizadas por expositores de seu interesse.
5) Agende reuniões e rodadas de negócios
Agende reuniões com antecedência sempre que possível. Fique atento aos horários dos eventos paralelos em que for participar, a fim de evitar atrasos.
6) Localize clientes e parceiros
Faça uma relação de pessoas com as quais a empresa já se relaciona, clientes ativos, inativos que possivelmente estarão no evento, com a finalidade de atualizar e reforçar relacionamentos
7) Trace trajetos
Utilize o mapa da feira, localize os contatos que pretende fazer e trace um trajeto diário que exija menor esforço físico, prevendo horários de descanso, alimentação e troca de roupa, o que pode ser determinante para que se mantenha uma boa aparência durante todo o evento.
8) Estime o tempo
Faça uma estimativa de tempo necessário para percorrer os estandes sem idas e voltas, sem correrias e observando tudo com muita atenção Assim, são maiores as chances de encontrar "casualmente" pessoas que deseja contatar, enquanto se caminha pelos corredores da feira..
Anote a dica
Sempre que possível, assinale no próprio mapa da feira a localização das empresas que é necessário visitar, com destaque para a visita de clientes ativos e inativos, lideres de mercado, potenciais parceiros, fornecedores e clientes, além da possibilidade de contato direto com avanços tecnológicos e avaliação das promoções, novidades e lançamentos apresentados na feira. Isto vai tornar a sua visita ainda mais produtiva.
Fonte: Redação Feiras do Brasil |
|
|
|