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Ao participar de feiras, elabore relatórios que justifiquem o investimento

Ao participar de feiras, elabore relatórios que justifiquem o investimento

Participar de feiras é oportunidade de ter pela frente um terreno fértil para semear novos contatos comerciais que, ao longo do tempo, vão frutificar na forma de mais vendas, clientes e negócios. Então, é sempre bom reforçar: ao participar de feiras, como visitante ou expositor, não confie na memória. Anote tudo que de relevante foi conversado, informado e solicitado nos contatos comerciais, enquanto as informações estão “fresquinhas” na memória.

Assim, será possível reunir, selecionar e classificar as informações coletadas para elaborar relatórios diários que, ao final do evento, se somarão para rapidamente compor um relatório final que retrate a extensão daquilo que realizado durante a feira. É a melhor forma de mostrar que o investimento valeu a pena.

Faça uma avaliação geral do evento

- Adequação aos objetivos;
- Organização e especialização;
- Expositores;
- Público visitante;
- Potenciais clientes;
- Clientes ativos e inativos;
- Produtos e serviços expostos;
- Novidade e lançamentos;
- Tecnologia e inovação.

Descreva a extensão dos trabalhos realizados

- Número de estandes visitados;
- Número de cartões trocados;
- Número de folders, catálogos e outros materiais de marketing recebidos;
- Número de novos contatos: potenciais clientes, fornecedores e parceiros;
- Número de contatos com clientes ativos e inativos;
- Número de solicitações de envio de informações sobre produtos e serviços.

Coloque em destaque as oportunidades de negócios

- Contatos comerciais mais promissores;
- Soluções apresentadas na feira que podem ser vantajosas para a empresa;
- Novos negócios, ideias e oportunidades detectadas na feira.

Acrescente uma visão estratégica das tendências de mercado e da concorrência

- Tendências de mercado: análise de experts e opiniões de lideranças empresariais abordando meios de produção, design, consumo, aplicações tecnológicas, canais de distribuição, entre outros temas abordados durante o evento;
- Análise da concorrência: comparação entre produtos e serviços, design, reação do público, qualidade, produtividade e inovação, prazos de entrega, descontos e condições de pagamento.

Lembrete:

Timidez e dificuldade de comunicação são barreiras que precisam ser superadas por executivos e profissionais, especialmente em encontros festivos que somam lazer e negócios, tudo junto e ao mesmo tempo. Nestas ocasiões, autoconfiança, formação técnica e habilidade comercial são aliados que se somam à experiência adquirida em eventos anteriores para gerar resultados cada vez mais positivos. Faça uma autoavaliação. Verifique o que precisa ser melhorado para que suas próximas visitas à feiras de negócios sejam ainda mais bem sucedidas.


Fonte: Redação Feiras do Brasil
 
 


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