Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
03/08/2015
Congresso Abraves 2015 vai reúnir as maiores autoridades em suinocultura do mundo

Qual é o futuro do melhoramento genético de suínos? Qual é a relação entre nutrição, imunidade e saúde intestinal? Como detectar e prevenir doenças emergentes em suínos? Qual será o papel do médico veterinário diante de uma suinocultura em transformação? E suas responsabilidades junto ao consumidor? Enfim, o que esperar e como se preparar para o futuro na suinocultura? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas pelos principais especialistas da suinocultura mundial durante o 17º Congresso Abraves, que vai acontecer entre os dias 20 e 23 de outubro em Campinas, no interior de São Paulo, anuncia sua programação científica.

Consagrado pele elevado nível técnico dos debates, o evento deve reunir produtores, médicos veterinários, zootecnistas, representantes da agroindústria, cooperativas, profissionais das principais empresas do setor, pesquisadores e estudantes. Esta edição será marcada pelo resgate do espírito abraveano e do elevado nível técnico das palestras e palestrantes, afirmou a médica veterinária e membro da comissão organizadora do encontro, Erlete Vuaden, ao anunciar a programação desta edição.

“Esta edição será inesquecível. Com o apoio de todos os abraveanos do país, vamos reunir as maiores autoridades em suinocultura do mundo. A escolha de Campinas para sediar o encontro foi uma decisão estratégica, já que a região concentra um grande número de médicos veterinários especialistas em suínos e tem fácil acesso, com grandes rodovias e um dos mais importantes aeroportos do país”. Outras informações sobre o 17º Congresso Abraves podem ser obtidas através do site www.abraves2015.com.br, pelo e-mail abraves2015@fbeventos.com ou pelo telefone (43) 3025.5223.

Programação

A secretaria do evento será aberta às 8h do dia 20 de outubro para a realização de inscrições e entrega de material. Das 9h às 17h teremos três pré-congressos simultâneos com os temas: “Alimentação Líquida”, “Medicina Laboratorial na veterinária” e “Bem-estar animal, ambiência e gestão”. Às 18h começa a solenidade de abertura com um debate sobre a “Suinocultura em Transformação” com o médico veterinário e diretor de Agropecuária da JBS, José Antônio Ribas, e o médico veterinário e diretor Técnico da PIC nos Estados Unidos, José Henrique Piva. A moderação deste painel será do médico veterinário e diretor Presidente da Trouw Nutrition Brasil, Luciano Roppa.

No dia 21 de outubro, a programação começa a partir das 9h com o Painel O veterinário e a suinocultura em transformação. Com a moderação da médica veterinária Diretora da Consuitec, Maria Nazaré Lisboa, o painel será aberto com a palestra “Quebrando paradigmas na produção de suínos: o que o futuro reserva para o médico veterinário”, ministrada pela consultora independente e co-pesquisadora da Universidade Laval em Quebec, no Canadá, Laura Batista.

Em seguida, o pesquisador do Departamento de Ciência Animal da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, Marcos Rostagno, vai destacar “A responsabilidade do médico veterinário junto ao consumidor”. A partir das 11h, o professor de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio da Silva, vai promover um debate sobre “Como estamos formando médicos veterinários para a suinocultura do futuro?”. O horário das 12h30 às 14h terá um intervalo para o almoço e eventos paralelos empresariais nos auditórios.

No período da tarde de quarta-feira, dia 21, a programação será dividida em duas salas, onde ocorrerão dois painéis simultâneos. Na sala 1, o Painel de Nutrição começa às 14h com a moderação do pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Gustavo de Lima. Este painel será aberto pela pesquisadora do IFIP (Institute du Porc), na França, Nathalie Quiniou, com a palestra “Nutrição da reprodutora prolífica”. Em seguida, o professor da Universidade Wageningen, na Holanda, Alfons Jansman, vai apresentar “Relação nutrição, imunidade e saúde intestinal”.

Enquanto isso, na sala 2, o Painel de Genética começa às 14h com moderação do médico veterinário com PhD na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, Daniel Linhares. O debate será aberto com uma apresentação sobre “O futuro do melhoramento genético de suínos”, realizada pelo médico veterinário com PhD na Universidade Wageningen, na Holanda, Marcos Lopes. Logo depois, o professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Robson Carlos Antunes, vai ministrar a palestra “Melhoramento genético para conversão alimentar em suínos”. A apresentação de trabalhos científicos será a partir das 16h30. Às 18h começa a programação de eventos empresariais paralelos.

Na quinta-feira, dia 22 de outubro, o programa científico segue dividido em duas salas para os Painéis de Sanidade e Reprodução. Das 8h às 8h20 haverá palestras técnicas de patrocinadores da cota Diamante. A partir das 8h30, o Painel de Sanidade vai acontecer na sala 1, moderado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), David Barcellos. O debate será aberto pelo professor da Universidade Autônoma de Barcelona, Joaquim Segalés, com o tema “A circovirose suína já é uma doença do passado?”. Na sequência, o médico veterinário com especialização em Produção Animal pela Universidade Nacional Autônoma do México, Alberto Aguilera, vai apresentar os “Resultados de controle da gripe suína nos Estados Unidos”. Logo depois, o pesquisador da Universidade de Guelph, no Canadá, Zvonimir Poljak, vai destacar “Implementação e avaliação das práticas de biosseguridade: o que aprendemos com o vírus da gripe, PRRS e PED (Diarreia Epidêmica Suína)?”. A “Detecção e prevenção das doenças emergentes em suínos” serão debatidas pelo professor da Universidade do Estado de Iowa, Jeffrey Zimmerman.

A programação do Painel de Sanidade continua no período da tarde na sala 1, com moderação do pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Nelson Mores. A partir das 14h, o painel será aberto pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Andreia Moreno, com um debate sobre “A epidemia da E.coli enteropagênica na suinocultura brasileira: prevalência e controle”. A pesquisadora da Universidade Autônoma de Barcelona, Virginia Aragon, vai ministrar a palestra “Diversidade genética e fatores de virulência do Haemophilus parasuis: uma visão especial direcionada a um importante patógeno suíno”.

Simultaneamente, na sala 2, o Painel de Reprodução começa às 8h30 com a moderação da professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carine Dahl Corcini. A programação começa com um debate da médica veterinária com mestrado na Universidade Autônoma de Barcelona, Maria Nazaré Lisboa, sobre “Manejo integrado de reprodução e sanidade: a influência da reprodução na saúde do plantel”. Em seguida, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica da França (INRA), Hélène Quesnel, vai falar sobre “A influência da porca na sobrevivência neonatal”, e a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernanda Almeida, vai debater “Peso ao nascer: devemos utilizá-lo como critério de seleção de nossos reprodutores?”. A pesquisadora do Roslin Institute, da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, Cheryl Ashworth, vai destacar a “Influência da placenta no crescimento fetal, crescimento intrauterino retardado e peso do leitão ao nascimento”.

A partir das 14h, a programação da sala 2 muda para o Painel de Segurança Alimentar, moderado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marisa Ribeiro Cardoso. O programa será aberto com um debate sobre “Controle de Salmonela”, com a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Jalusa Deon Kich. Na sequência, os debates seguem com o tema “Inocuidade de alimentos e ingredientes para alimentação de suínos e seus impactos em doenças emergentes: uma perspectiva europeia e norte-americana”, apresentada pela pesquisadora da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, Tanja Opriessnig. Logo depois, o professor da Universidade de São Paulo (USP), João Palermo Neto, vai falar sobre “Contaminação e controle de resíduos na produção de suínos”. A apresentação de trabalhos científicos será a partir das 16h40. Às 18h começam os eventos empresariais paralelos.

Na sexta-feira, dia 23 de outubro, a programação será encerrada com o Painel de Bem-estar animal, moderado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Juliana Sarubbi, a partir das 8h30. A pesquisadora da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, Angela Green, vai abrir a programação com um debate sobre os “Sistemas de controle do ambiente a partir da resposta do animal”. O médico veterinário e consultor independente, Joan Sanmartin, da Espanha, vai ministrar a palestra “Bem-estar animal: conceitos aplicados, lições aprendidas e cenário atual na Europa”. Em seguida, o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cleandro Pazinato Dias, vai destacar “Bem-estar dos suínos no Brasil: como estamos?”. Uma palestra de encerramento será às 11h30 e a premiação dos trabalhos científicos às 13h30.

Patrocínios

O 17º Congresso Abraves tem patrocínio Diamante confirmado por empresas como Alltech, De Heus, Elanco, Merial e Vaccinar. O patrocínio Ouro tem a participação da MCassab e o patrocínio Prata tem a confirmação de empresas como Big Dutchman e Plasson. O patrocínio Bronze está confirmado pelas empresas In Vivo e Vétoquinol.

Entre outras cotas de patrocínio, estão confirmadas Abraves –SC, AB Vista, Agroceres Multimix, Biomin, DB Genética Suína, DSM, Kemin, MSD Saúde Animal, Ourofino Saúde Animal, Poli-Nutri, Suiaves e Vencofarma.

Serviço:

XVII Congresso Abraves
Data: 20 a 23 de outubro de 2015
Local: Expo D. Pedro, Campinas – SP
Informações: abraves2015@fbeventos.com
Telefone: (43) 3025.5223

Fonte: Suinocultura Industrial
 


Últimas Notícias 
24/04/2017
» CO:DZN – Evento digital discutirá o mercado de Arquitetura e Design Comercial e Corporativo
24/04/2017
» Sodexo Benefícios e incentivos participa do Fintech View Latam 2017
24/04/2017
» Começa a votação popular pela Internet do Prêmio Tela Viva Móvel 2017
24/04/2017
» GJP Hotels & Resorts apresenta novidades durante a 15ª Feira EBS 2017
24/04/2017
» Fênix Solar confirma participação na 2ª Expo GD
mais...
  buscar notícias: