Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
06/08/2015
Encontro Nacional da Mulher Contabilista acontece de 12 a 14 de agosto, em Foz do Iguaçu

Profissionais de todo o Brasil se reúnem, de 12 a 14 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), para participar do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O evento conta com cerca de 2 mil inscritos, dos quais 500 do Sudeste. São Paulo tem a maior delegação, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O X ENMC é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento é o ponto alto do projeto Mulher Contabilista, que busca reconhecer o papel da mulher no desenvolvimento da profissão e da sociedade, e ocorre a cada dois anos, desde 1991, debatendo temas relativos à área contábil e de relevância para o País.

Em suas edições, o ENMC reuniu personalidades como a jornalista Glória Maria e o maestro João Carlos Martins, entre outros. “O objetivo vai além da qualificação profissional, ele incentiva a participação das mulheres na vida social e política do País”, explica Maria Clara Cavalcante Bugarim, controladora-geral de Alagoas, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e coordenadora nacional do projeto Mulher Contabilista.

A mobilização das mulheres para o encontro tem apoio das coordenadoras estaduais do projeto Mulher Contabilista. Em números absolutos, o Estado de São Paulo é o que mais tem inscritos na região - são 182 até o momento. Nacionalmente, só tem menos inscritos que o Paraná, Estado sede do evento. Para a coordenadora do Mulher Contabilista no Estado, Ana Maria Costa, o evento é um momento ímpar para capacitação e ajuda a incentivar as mulheres a participar mais ativamente do Sistema CFC/CRCs. “Ainda estamos trabalhando para preencher o número regimental de 20% de mulheres no pleno e na suplência do Conselho Regional de São Paulo, e atividades como essa ajudam a fomentar a participação da mulher na vida profissional e política da sociedade”, declara.

A programação do X ENMC inclui grandes nomes da contabilidade mundial. A presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley, participará do painel que debaterá o novo mercado contábil e como se manter nele diante da competitividade. A diretora de Governança Global do Banco Mundial, Sâmia Msadek, falará sobre governança e sucessão em empresas familiares. O encontro também discutirá a liderança focada em resultados e a estratégia da gestão de pessoas com a diretora da in9 Soluções em Treinamento & Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, Adriana Albuquerque.

Além disso, desde 2007 o evento promove o talk show Mulheres que fazem a diferença, no qual personalidades de diferentes áreas contam como venceram barreiras e se firmaram profissionalmente. As convidadas deste ano são a presidente da Suriana e ex-diretora executiva da Alpargatas, Ângela Tamiko Hirata; a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães; a deputada federal Christiane Yared, e a atriz Marisa Orth. A mediação será feita pelo ator e cantor Daniel Boaventura. A programação completa pode ser conferida em www.encontromulher.com.br.

O evento ocorre de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.encontromulher.com.br).

Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho possui um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem cerca de 500 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
21/11/2017
» Atlas dos Resíduos Sólidos na América Latina será lançado durante o Fórum Internacional Waste Expo Brasil 2017
21/11/2017
» Embratur anuncia visto eletrônico na Austrália
21/11/2017
» Aproveite as promoções para garantir a próxima viagem
21/11/2017
» Maior Evento de Motor Homes começa 6ª feira
21/11/2017
» Franchising Fair chega a Goiânia
mais...
  buscar notícias: