Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
06/08/2015
4ª edição do Brotas Gourmet apresenta “Receitas Recheadas de Lembranças”

Festival de gastronomia e música promete movimentar a cidade de Brotas, nos dias 13, 14 e 15 de agosto. Entre as opções de pratos, receitas que atravessaram gerações, como o “Capeletti da Nonna”, do Restaurante Areia que Canta.

A cidade de Brotas/SP realiza de 13 a 15 de agosto a 4ª Edição do Festival Brotas Gourmet, que traz o tema Receitas Recheadas de Lembranças. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade desde 2012, é organizado pela Associação de Empresas do Turismo de Brotas e Região (ABROTUR), em parceria com a Prefeitura de Brotas e SENAC.

O festival contará com duas tendas de bebidas e dezesseis tendas gastronômicas, com sanduíches, culinária japonesa e massas, como o Capeletti da Nonna, do Restaurante Areia que Canta. “Os dias de capeletti reuniam a família para a refeição, mas, antes, todos ajudavam no preparo: mulheres, homens e crianças. Então, era uma verdadeira festa, que marcou e marca até hoje a história da nossa família”, comenta Eneida Farsoni Malagutti, nutricionista e chef do Restaurante Areia que Canta.

A receita do Capeletti, que vem do norte da Itália, foi passada de geração em geração entre os membros da família Pinotti Farsoni. A massa leve e caseira é moldada individualmente e recheada com uma combinação de carne suína, bovina, linguiça suína, temperadas com uma mistura de ervas, especiarias, queijo, sal e pimenta. No Brotas Gourmet, o “Capeletti da Nonna” poderá ser saboreado ao pomodoro, com molho de tomate artesanal e parmesão, ou in brodo, com o capeletti cozido num caldo de galinha caipira, como uma sopa. Para manter a tradição familiar italiana, para o Brotas Gourmet a massa será feita e servida no dia, em edições limitadas.

Segundo Eneida Farsoni, a escolha do Capelleti da Nonna foi unânime entre a família, que tem origem italiana e se instalou na região no final do século XIX, inicialmente dedicada ao cultivo agrícola, de produtos como açúcar, café, feijão, arroz, milho e leite. A fazenda se mantém produtiva até hoje, mas desde 1994, abriu as portas para o turismo, com a criação do Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta, que abriga também o restaurante. “Manter a tradição da fazenda, os hábitos saudáveis da vida no campo, e o contato com a natureza sempre foi uma marca do nosso hotel, por isso ficamos muito animados com o tema do Brotas Gourmet este ano, que era recuperar memórias afetivas através das receitas. Como uma típica família italiana, sempre nos reunimos em volta da mesa. Esperamos que as receitas que selecionamos, a partir das nossas lembranças, deixem também boas lembranças nos visitantes do festival”, comenta.

Brotas Gourmet 2015 evidencia memória afetiva de cada receita

A gastronomia é feita pelo conjunto dos sentidos. A magia de unir o visual, o sabor, o cheiro tocam diretamente nossa memória afetiva. Neste conceito, o Brotas Gourmet 2015 apresentará receitas recheadas de emoções remetendo as antigas histórias e belas recordações, tendo como tema Receitas Recheadas de Lembranças. Todos os restaurantes participantes do 4º Brotas Gourmet estão recebendo consultoria do Chef André Savoia, do SENAC de Águas de São Pedro, uma parceria que acontece desde a primeira edição do festival.

O Brotas Gourmet está em sua 4ª edição e a cada ano fortalece a imagem da Brotas como um destino turístico que oferece inúmeras possibilidades de entretenimento e gastronomia. Segundo a comissão organizadora, na primeira edição, o festival atraiu público rotativo de 1.500 pessoas e provocou um aumento de 25% na ocupação dos hotéis e 29% na venda de atividades turísticas. Já em 2013, 4.600 pessoas prestigiaram o festival, aumentando em 37% a ocupação dos hotéis. Em 2014, o festival recebeu público rotativo de 6 mil pessoas e vendeu quase 8 mil pratos, com boa ocupação da hotelaria local, ultrapassando os índices do anos anteriores para o mesmo período.

Programação Musical

A programação musical também é uma atração à parte. Gabriel Sater realiza a abertura do evento na quinta-feira. Violonista, cantor e compositor, assim como seu pai, Almir Sater, vem conquistando fãs por todo o Brasil levando em seu repertório a cultura pantaneira com variedade de ritmos, mostrados também na novela “Meu Pedacinho de Chão”, exibida na Rede Globo. No segundo dia de evento, na sexta-feira, Rodrigo Zanc, cantor de Araraquara, interpreta canções de modas de viola, entre outros estilos. E fechando o evento, no sábado, o Grupo Sinhá, de Jaú, mostra o melhor do samba de raiz.

Serviço:

4º Festival de Gastronomia e Música - Brotas Gourmet
Datas: 13 a 15 de agosto de 2015 - Horário: 19h às 23h
Local: Centro Comunitário Urbano de Brotas
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 10 (em frente ao Parque dos Saltos) - Brotas/SP
Site: brotasgourmet.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
24/07/2017
» Equipotel: 2017: instalação simula hotel de última geração durante feira de hospitalidade
24/07/2017
» 12ª Eletrolar Show movimenta R$ 1,57 bi em negócios
24/07/2017
» Festejos Juninos movimentam economia e geram emprego no Brasil
24/07/2017
» Marcas brasileiras de moda praia aterrissam em Miami
24/07/2017
» Feira na Rosenbaum celebra 5 anos de existência em edição especial durante a Design Week
mais...
  buscar notícias: