Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
13/08/2015
Marintec-Navalshore: Abenav avalia tendências do mercado

O presidente em exercício da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (ABENAV), Sergio Bacci, informa que a instituição, em conjunto com seus associados, vem ampliando a avaliação de tendências de mercado. A pesquisa realizada com seus associados apresenta um panorama em que existe a confiança na recuperação dos fornecimentos ao mercado de óleo e gás.

Os associados identificam maior presença de empresas internacionais que se voltam para o mercado brasileiro, diante da redução dos investimentos internacionais no setor. Um dos segmentos apontados é o de serviços e construções para o reparo e manutenção de plataformas de produção e sondas de perfuração offshore.

Segundo associados, grandes empresas internacionais já tem o mercado brasileiro dimensionado para aumento da sua participação. Há preocupação com a boa formulação dos contratos e a governança (compliance) com as regras, legislações e o sistema tributário. Uma das preocupações é a pratica de preços abaixo dos custos para alijar competidores locais.

Nas respostas quanto métodos vencedores as empresas associadas destacam o bom planejamento dos serviços e obras, o foco nos recursos humanos qualificados e a oferta de inovações e avanços tecnológicos. Esses são os elementos apontados para conquista e manutenção de clientes.

O mercado de reparos e manutenção

Sergio Bacci, destaca que a redução geral da demanda resultado do menor investimento da Petrobras, promove o deslocamento da atenção para vendas a mercados que permanecem ativos como é o caso do reparo naval: cerca de 40 navios de apoio marítimo por ano; reparos e manutenção em cerca de 110 plataformas de produção em operação; reparos e manutenção em sondas de perfuração em atuação no país; reparo e manutenção em navios da Transpetro que estão sendo realizados em outros países da América Latina.

Transporte fluvial e contratos para a Marinha

Existe demanda nos segmentos de construção de rebocadores portuários, estimulados pelos investimentos em portos públicos e terminais privativos; demanda aquecida no segmento de construção de comboios para o transporte em rio e baías, com forte impacto positivo nos estaleiros do Pará e Amazonas. Nestes nichos se encontram forte demanda por motores, sistemas de comandos elétricos, sistemas de direção e sistemas de comunicação.

A Marinha Brasileira registra mercado para a produção local de sistemas, equipamentos e navipeças para a construção de navios patrulha e submarinos que por razões de segurança devem ter fornecimento local de equipamentos.

Evento Fornecer

A inciativa de identificação de mercados e tendências será apresentada durante o evento que a ABENAV realiza hoje (12), durante a Marintec-Navalshore, que acontece no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom Abenav / Ivens Consult
 


Últimas Notícias 
27/06/3027
» Tetra Pak discute inovação e tendências de consumo no Fórum Fispal de Tecnologia
27/06/3027
» Mackenzie apresenta amanhã (27) case no Brazilian Retail Week
27/06/3027
» Rio de Janeiro recebe em julho Feira do Conhecimento Técnico e Gestão
27/06/3027
» Votorantim Cimentos participa do 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
27/06/3027
» Embrapa Agroenergia promove evento para debater o mercado e as pesquisas com biotecnologia industrial
mais...
  buscar notícias: