Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
20/08/2015
SAE BRASIL debate Inovação Aberta no setor automotivo, em Belo Horizonte

Encontro reunirá indústrias e institutos de pesquisa no Museu de Ciências Naturais, em Belo Horizonte, dia 26 de agosto

Discutir estratégias de Inovação Aberta para o setor automotivo, por meio de cases de empresas brasileiras, é a proposta do Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015, que será realizado no dia 26 de agosto, a partir das 9h, no Museu de Ciências Naturais, situado na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

Segundo Fábio Nicora, chairperson do encontro, adotar a Inovação Aberta (ou Open Innovation) tem se mostrado cada vez mais uma poderosa alternativa para atender às demandas do mercado, que exige rápidas mudanças. “Por meio do conhecimento compartilhado com fornecedores, clientes, universidades e centros de pesquisa, obtêm-se desenvolvimentos mais rápidos, com redução de investimentos e manutenção da performance”, afirma.

Bastante utilizada no Exterior, como Estados Unidos, Japão e países da Europa, a Inovação Aberta ainda é pouco difundida no Brasil. “No Exterior há plataformas de Open Innovation já bastante estruturadas porque são desenvolvidas há muito tempo. O Brasil ainda está buscando o desenvolvimento de tecnologias, mas tem o ambiente propício, em razão de programas como o Inovar-Auto, para implantar esse conceito de forma efetiva”, compara Nicora.

Programação

O simpósio da Seção Minas Gerais, que é dirigida pelo engenheiro Ugo Delfino, reunirá especialistas de indústrias e institutos de pesquisa em oito palestras com a proposta de discutir o conceito de Open Innovation e apresentar estratégias de empresas brasileiras, com foco em benefícios e riscos associados a esse conceito.

Na abertura do encontro, Mariana Yazbeck, consultora da Aleph – Conexões em Conhecimento, ministrará a palestra “O Que É Esta Tal de Inovação Aberta?”. Na sequência, Luiz Fernando Guerra, diretor de Operações, e Alexandre Picarelli, gerente de Desenvolvimento de Negócios, ambos do FIT (Flextronics Instituto de Tecnologia), discutirão sobre “Plataforma de Inovação Aberta: Como Aumentar a Competitividade dos Clientes, Reduzindo o Time-to-Market”.

Entre os palestrantes também estará Márcia Andrade Carmo, diretora do Laboratório Aberto de Inovação do Senai BH, que falará sobre os laboratórios abertos da instituição em Minas Gerais como iniciativas que favorecem a Open Innovation. Já Alexandre Yamashita, advogado do Escritório de Advocacia Muller Mazzonetto, abordará o tema “Propriedades Intelectuais em Ambiente de Trabalho de Inovação Aberta”.

O Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015 recebe o patrocínio da Opencadd e o apoio da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais. “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Serviço:

Simpósio SAE BRASIL de Inovação 2015
Data: 26 de agosto de 2015, a partir das 9h.
Local: Museu de Ciências Naturais (PUC-MG)
Endereço: Av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico, Belo Horizonte/ MG.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
29/06/2017
» Balanço: ABF Franchising Expo 2017 aponta caminhos para o crescimento do setor
29/06/2017
» Francal 2017: Maior feira de calçados do País começa neste domingo (2)
29/06/2017
» Ministério do Turismo participa do 12 º Festival das Cataratas
29/06/2017
» Novo formato da Feimafe agrada público e proporciona visitas especializadas
29/06/2017
» Projeto Raiz reúne compradores e investidores internacionais durante High Design - Home & Office Expo
mais...
  buscar notícias: