Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
24/08/2015
Concrete Show South America: Empresas investem em sistemas pré-fabricados e formas para otimizar produtividade

Expositores e palestrante do 9º Concrete Show South America apresentam soluções para diminuir tempo de obra e cortar custos. Feira acontece de 26 a 28 de agosto, no São Paulo Expo

Para garantir lucratividade, o mercado da construção civil tem direcionado seus esforços para soluções com foco em produtividade e redução de custos. Propondo tais ganhos, a indústria de sistemas pré-fabricados e formas vem ganhando espaço e consolida sua penetração no mercado, por serem alternativas econômicas que garantem alta produtividade.

Segundo o engenheiro civil e palestrante do 9º Concrete Show South America, evento focado na construção civil e na cadeia produtiva do concreto que acontece de 26 a 28 de agosto, no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) - São Paulo, Luís Otávio Baggio Livi, a adoção de processos industrializados consolidados é mandatória para garantir resultados positivos. “As estruturas pré-fabricadas de concreto, por exemplo, quando comparadas às tecnologias convencionais, podem, em um primeiro momento, parecerem mais caras, levando em conta apenas m³ por m³. Ao analisar custos diretos e indiretos, como o de mão de obra, por exemplo, percebemos que a vantagem se inverte. Outro ponto importante é que, com a regularidade dimensional destes elementos, o construtor consegue antecipar outras etapas da obra, tais como a compra de revestimento e esquadrias, o que garante economia de tempo”, explica.

A otimização do tempo proporcionada por soluções de processos é fundamental para a construtora minimizar impactos de custos administrativos e de canteiro de obra. Com 46 anos de atuação, a SH entende o momento do mercado e traz para a 9ª edição do evento o sistema Lumiform® SH, que agora pode ser usado na construção de prédios com muitos pavimentos. O método construtivo consiste inteiramente em conceitos de industrialização, mecanização, modulação e controle dos materiais e equipamentos. As formas montadas in loco são preenchidas de concreto e após o tempo de cura, podem ser retiradas e reutilizadas em outro pavimento, mantendo assim uma sequencia lógica de produção, explica o diretor industrial, Luiz Claudio Monteiro.

“Com o Lumiform® SH é possível ganhar tempo e fazer a concretagem de 2 a 4 apartamentos, num período máximo de 2 dias. Ou seja, conseguimos reduzir o tempo de uma obra de 18 meses para 12 meses, por exemplo, que representa uma economia de 6 meses de salário de engenheiro, almoxarife, segurança, entre outros”, aponta.

Sustentabilidade - Outro fator importante para as empresas do setor é alinhar a produtividade à redução de impactos ambientais. Para Livi, o conceito de sustentabilidade já precisa ser aplicado na escolha correta dos sistemas construtivos, que precisam ser economicamente viáveis, ecologicamente corretos e socialmente justos.

Seguindo esta linha, a Impacto Protensão leva para a feira deste ano duas soluções de seu portfólio que buscam reduzir o desperdício de recursos. A primeira é a modularização das lajes, que compreende uma metodologia uniforme de simplificação dos sistemas construtivos a partir da compatibilização de medidas. Esse método faz com que ela seja capaz de evitar possíveis intervenções futuras, que gerem desperdício de materiais e que venham a prejudicar a produtividade. Já a segunda trata-se de uma tecnologia de protensão que, por meio da utilização de monocordoalhas engraxadas tensionadas, gera cargas de compressão no concreto, capazes de contrapor até 80% dos carregamentos permanentes da estrutura. Aliada a um sistema modularizado, a protensão apresenta-se como uma solução de alta eficiência e significativa produtividade, reduzindo consumo de material em até 20% de aço, concreto e fôrmas de estruturas

Serviço

Concrete Show South America
Data: 26 a 28 de agosto de 2015
Local: São Paulo Expo
www.concreteshow.com.br

Fonte: Concrete Show
 


Últimas Notícias 
15/12/2017
» 40 Graus mobiliza o setor calçadista ainda no primeiro trimestre de 2018
15/12/2017
» Definidas as agroindústrias para a 18ª Expoagro Afubra
15/12/2017
» Sexta-feira (15) é o último dia para o credenciamento de agências que vão receber chineses
15/12/2017
» Missão comercial para o Reino Unido aproxima players britânicos e brasileiros
15/12/2017
» Festival Geek reúne dubladores e youtubers até domingo em Brasília
mais...
  buscar notícias: