Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
24/08/2015
Expoagas 2015 deverá gerar R$ 405 milhões em negócios e mais de 800 lançamentos

Maior feira supermercadista do Cone Sul, que ocorre de 25 a 27 de agosto, em Porto Alegre, vai mostrar novidades e tendências de consumo dos gaúchos. 34ª Convenção de Supermercados terá palestras de Joaquim Barbosa, Família Lima, David Portes, Caco Barcelos e Cláudia Alencar, entre outros

Tradicional termômetro de vendas e de tendências de consumo para o setor supermercadista gaúcho, a 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2015 reunirá 342 expositores e mais de 42 mil visitantes, de 25 a 27 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787), em Porto Alegre, para oportunizar negócios, relacionamento e qualificação a empresários e profissionais do varejo e da indústria de todo o Brasil. Realizado anualmente pela Associação Gaúcha de Supermercados, o evento deverá congregar representantes de 5,5 mil empresas diferentes, ligados à cadeia do abastecimento, oriundos dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros nove países, em uma programação que incluirá palestras, seminários, workshops, visitas-técnicas e, principalmente, a feira de negócios. Vitrine para a indústria, a mostra contemplará fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para empresas varejistas, que apresentarão mais de 800 lançamentos aos visitantes durante os três dias de feira.

O cenário de instabilidade econômica não inibiu a procura dos participantes pela feira: entre os expositores, há uma fila de espera de 31 empresas para ocupar os estandes, que foram comercializados majoritariamente ao final da edição passada do evento; entre os visitantes, a Agas registra um crescimento de 16% no número de pré-inscritos, na comparação com o mesmo período do ano passado. “As empresas estão apostando na Expoagas 2015 para alavancarem suas vendas e expandirem seus negócios. Em períodos de dificuldade, mais companhias precisam buscar os diferenciais que a nossa Convenção sempre propicia. É a hora de sair do quadrado e buscar oportunidades”, destaca o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Uma feira plurissetorial – Para seguir ampliando o alcance e a abrangência do evento, a Associação mais uma vez está franqueando as inscrições realizadas até o dia 12 de agosto não apenas para supermercados, como também para outros setores do comércio, como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias, petshops e outras empresas do varejo, que vão à feira em busca de novidades, condições especiais de pagamento, tendências, novas tecnologias, networking, qualificação profissional e parcerias. Para credenciarem-se gratuitamente, os profissionais destes setores devem acessar o site www.agas.com.br e garantir a sua participação. Após o dia 12 de agosto, as inscrições são cobradas para todas as categorias de visitantes, conforme tabela disponível no site, excetuando-se as autoridades e representantes da imprensa.

Expectativas e novidades – Segundo Antônio Longo, a Expoagas 2015 deverá movimentar pelo menos R$ 405 milhões em negócios entre expositores e visitantes, valor 9% superior ao registrado no ano passado. Uma das novidades desta 34ª edição do encontro vai justamente buscar o incremento na concretização de negócios durante a feira: além do já tradicional sorteio de um automóvel ao final do evento (neste ano, será um Hyundai HB20), a Agas vai sortear dez notebooks entre os visitantes que efetuarem compras nos dois primeiros dias do evento. Para concorrerem aos prêmios, os participantes da feira vão receber um cupom a cada R$ 1 mil em compras junto aos expositores.

Um dos diferenciais da Expoagas 2015 será o espaço criado pela Agas, em parceria com o Sebrae/RS, para fomentar o desenvolvimento de microcervejarias gaúchas. Segundo o presidente Antônio Cesa Longo, o mercado de cervejas artesanais cresceu 40%, nos últimos 12 meses, nos supermercados do Estado. “É um segmento em franca expansão, e que o setor supermercadista ainda está descobrindo. Além do estande reservado para as cervejarias, teremos um seminário sobre como potencializar as vendas deste item durante a programação”, frisa o dirigente. O espaço destinado às cervejas artesanais contemplará 10 microcervejarias gaúchas, que levarão dezenas de rótulos aos visitantes.

Aplicativo – Outra novidade desta edição é o aplicativo oficial da Expoagas 2015 para smartphones e tablets, desenvolvido pela empresa gaúcha 7Taps e disponível gratuitamente para as versões Android e IOS. Na ferramenta, estão concentradas todas as informações relativas ao evento, como o mapa da feira e a programação completa. Com o aplicativo, o usuário pode agendar as apresentações da Convenção que mais lhe interessam e, ao pedir um lembrete, o celular avisará que está na hora da palestra. As inscrições também poderão ser efetuadas pela plataforma, que passa a disponibilizar, ainda, uma pesquisa de satisfação com a feira.

A Agas também ampliou os investimentos em caravanas do Interior, subsidiando 50% dos custos de transporte para veículos que contemplarem varejistas de pelo menos quatro empresas. Ao todo, 92 caravanas de supermercadistas gaúchos já estão confirmadas.

Maioria dos expositores é gaúcha – Com relação ao perfil dos expositores, as companhias gaúchas são novamente majoritárias entre os 342 estandes: 71,1% das empresas expositoras são gaúchas, contra 10,6% de paulistas e 7,6% de catarinenses. A Expoagas 2015 contará, também com estandes paranaenses, cariocas, mineiros, goianos, cearenses, uruguaios e argentinos. “Saudamos a participação gaúcha na feira de negócios, já que buscamos um crescimento da indústria regional. A crise financeira do Estado também é uma crise da indústria, que perdeu 15% de participação no PIB nos últimos cinco anos. O Rio Grande só conseguirá reerguer-se plenamente quando sua indústria também alcançar o crescimento”, defende o presidente da Agas.

Do total de expositores, 79,7% estão voltando à feira em 2015, e apenas 20,3% estarão pela primeira vez na Expoagas. Neste sentido, o dirigente da Agas reivindica a ampliação do Centro de Eventos da Fiergs, possibilitando que a Expoagas contemple mais fornecedores nas próximas edições. “Solicitamos à Federação das Indústrias este investimento, que certamente se pagará em um curto prazo pelo retorno que as pequenas indústrias terão ao participar de grandes feiras, dos mais diversos segmentos, neste grande palco de eventos”, justifica Longo.

Um espelho do setor – Na Expoagas, os investimentos da indústria tradicionalmente refletem o comportamento de vendas dos supermercados e as tendências de compras que darão o tom do consumo dos gaúchos no segundo semestre. Em 2015, são esperados pelo menos 800 lançamentos de produtos que estarão disponíveis aos consumidores, nas gôndolas dos supermercados, cerca de 15 dias após o término da feira. O presidente da Agas destaca, entretanto, que somente 10% destes itens devem sobreviver ao crivo dos gaúchos. “Anualmente a indústria apresenta 12 mil novos itens, mas só 1,2 mil resistem ao primeiro ano. O consumidor está muito atento e o público gaúcho historicamente é o mais exigente do Brasil”, sublinha o presidente da Associação.

Entre as categorias de produtos em destaque nos estandes, estarão em evidência na Expoagas 2015 os produtos funcionais e “saudáveis”, além de itens com licenciamentos infantis e novidades que tragam praticidade ao cotidiano das famílias. “Neste ano, a indústria identificou que o consumidor quer ter opções de tamanhos e de diferentes preços, por isto muitas novidades dos estandes ficarão por conta da variedade e do lançamento de novas embalagens. Além disso, o consumidor gaúcho está preocupado com sua saúde, mas sem abrir mão da atenção com os preços”, adianta Longo.

Na área da tecnologia e equipamentos, softwares que garantem a segurança da gestão, robôs que podem auxiliar no atendimento das lojas e o “self check-out” – caixa que não necessita de operador em que o consumidor paga sozinho suas contas – estarão novamente em destaque.

Neste ano, a feira terá expositores de segmentos inéditos em edições anteriores, como empresas de motores, de serviços bancários (troca de moedas e pagamento de contas) e de recursos humanos. “Estes novos setores traduzem necessidades pontuais do setor. No ano passado, por exemplo, já haviam chegado à feira empresas de geradores, carro-forte e escritórios advocatícios”, lembra Longo. Buscando fomentar a participação de pequenas indústrias e viabilizar o ingresso de novas empresas no evento, a Agas voltou a disponibilizar, em 2015, estandes pré-projetados de 4m² e 9m², com valores mais acessíveis.

Longo frisa, no entanto, que as fornecedoras de alimentos, materiais de higiene e limpeza, beleza, bebidas e equipamentos seguem sendo majoritárias entre os estandes da Expoagas 2015. “Queremos oportunizar aos mais diferentes nichos do varejo que conheçam e negociem com estes fornecedores. A Expoagas é uma grande vitrine para a indústria e uma chance única para que os varejos ampliem seus diferenciais de competitividade”, defende.

Joaquim Barbosa é uma das atrações da Convenção

Além das oportunidades de negócio da feira, outro ponto alto da Expoagas 2015 será a 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados, que teve sua programação ampliada para abranger setores operacionais do varejo e da indústria. As palestras magnas, realizadas tradicionalmente pela manhã, neste ano trarão expoentes da economia, da política e da música abordando questões como ética, trabalho em equipe, empreendedorismo e os gargalos da economia.

No dia 25 de agosto, os músicos da Família Lima vão falar sobre seu trabalho enquanto empresa familiar durante a palestra-show Uma equipe afinada, logo após a solenidade de abertura. Dia 26, às 8h30, um debate econômico vai discutir os formatos de varejo e entraves para o sucesso das empresas no Rio Grande e no Brasil, com as participações de Roberto Müssnich (Atacadão), Gilmario Cavalcante (Smart Supermercados – Grupo Martins), Paulo Caleffi (Fetransul) e Olegário Araújo (Retails Advisors). No mesmo dia, às 10 horas, o camelô David Portes contará como ficou milionário com seu negócio, iniciado com um investimento de R$ 12, na palestra Uma lição de vida, vendas e marketing.

Finalizando as palestras magnas, dia 27 de agosto, às 10h, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa abordará a temática Ética na política e nos negócios, em um dos momentos mais aguardados da Convenção.

Tradicional espaço para as mulheres do setor, o Agas Mulher também é uma marca registrada do evento. Dia 25, às 15 horas, a atriz Cláudia Alencar promete divertir e propor reflexões com personagens caricatos durante a palestra Todas as mulheres que habitam em você. Antes, a economista-chefe da Fecomércio RS, Patrícia Palermo, falará sobre o papel das mulheres na economia e na sociedade, ainda durante a programação feminina.

No dia seguinte, 26 de agosto, também às 15 horas, o jornalista Caco Barcelos falará sobre Profissão empreendedora em painel sobre negócios, motivação e empreendedorismo que faz alusão ao programa “Profissão Repórter”, comandado pelo comunicador na TV Globo. Ele é a atração do Agas Jovem, que congregará cerca de 500 empresários e sucessores do setor supermercadista gaúcho no Centro de Convenções da Fiergs.

Outra atração que retorna à programação da Convenção Gaúcha de Supermercados visa aliar os conhecimentos teóricos das palestras e seminários à rotina prática do setor. Assim, as visitas-técnicas ocorrerão sempre às 13h30, guiadas por professores do Departamento de Capacitação da Agas, a centros logísticos, supermercados e indústrias da Grande Porto Alegre. A participação nas visitações é limitada à capacidade dos ônibus e pode ser garantida mediante pré-inscrição.

No Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), a programação tem foco na operação varejista: haverá o Seminário Jurídico, que vai abordar os impactos e responsabilidades da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com especialistas e representantes do Ministério Público do RS e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente; o consultor Wagner Picolli falando sobre Gerenciamento de espaço; Madeleine Schein tratando do tema Zero desperdício e retrabalho; Vanderlei Goulart abordando a Redução de custos; Antônio Sá, que versará sobre Maximização de resultados; a palestra Tendências, oportunidades e desafios para a alimentação fora do lar, com o consultor Sérgio Molinari, que precederá um talk show sobre cervejas artesanais; e a pós-graduada em Administração em Recursos Humanos Lisie Lucchese falando sobre tema Longevidade empresarial. “São painéis ministrados pelos maiores especialistas do Brasil, destinados a públicos específicos, onde a troca de experiências é tão importante quanto o conteúdo técnico”, explica a coordenadora de Capacitação da Agas, Angelita Garcia. Toda a programação do CAT será gratuita, mediante pré-inscrições pelo e-mail expoagas@agas.com.br.

Supermercadista Honorário Agas – Nesta edição da Convenção, a entidade homenageará com o título de Supermercadista Honorário Agas o presidente da Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul) e do Sebrae RS, Carlos Rivaci Sperotto. Ele será agraciado na solenidade de abertura do evento, no dia 25 de agosto, por ser um grande incentivador do setor primário gaúcho. “Gaúcho de Palmeira das Missões, Sperotto preside a Farsul desde 1997, enfrentando com firmeza e diálogo as mais diferentes situações em defesa do seu segmento. É um exemplo de liderança de classe, que sempre buscou soluções para os entraves da economia com proposições concretas ao poder público”, elogia Antônio Longo.

Serviço

Expoagas 2015
Data: 25 a 27 de agosto de 2015
Local: Centro de Eventos FIERGS - Porto Alegre/RS
Palestras: Todas as palestras serão gratuitas para os participantes da Expoagas 2015.
Restrições: Não será permitido o acesso à feira para menores de 18 anos;
O acesso dos visitantes será proibido após as 21h.
Informações: www.agas.com.br - (51) 2118-5200 - expoagas@agas.com.br.

Fonte: ExpoAgas
 


Últimas Notícias 
24/04/2017
» CO:DZN – Evento digital discutirá o mercado de Arquitetura e Design Comercial e Corporativo
24/04/2017
» Sodexo Benefícios e incentivos participa do Fintech View Latam 2017
24/04/2017
» Começa a votação popular pela Internet do Prêmio Tela Viva Móvel 2017
24/04/2017
» GJP Hotels & Resorts apresenta novidades durante a 15ª Feira EBS 2017
24/04/2017
» Fênix Solar confirma participação na 2ª Expo GD
mais...
  buscar notícias: