Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
26/08/2015
Feira Ruraltur apresenta potencial turístico do interior brasileiro

Os atrativos turísticos de cidades do interior do Brasil, sobretudo nordestinas, serão o destaque na 11ª edição da Feira de Turismo Rural 2015 (Ruraltur). Promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o evento será realizado na Arena das Dunas, em Natal, a partir desta quarta-feira (26) até dia 28, e vai reunir entidades e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo no Brasil, entre operadoras, agentes de viagens, empresários do setor e autoridades federais relacionadas com a atividade. A expectativa é que cerca de sete mil pessoas visitem a feira e que sejam gerados em torno de R$ 3 milhões de negócios durante o evento e nos próximos meses.

A feira visa projetar a modalidade para os mercados regional e nacional e deve contribuir para a interiorização do turismo, fortalecimento da atividade e gerar renda, através da produção associada ao segmento, divulgando todas as empresas e os roteiros turísticos de várias regiões do Brasil. Atualmente, as regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte (88,1%) dos empreendimentos ligados ao turismo rural.

A programação consta de seminário, palestras, oficinas gastronômicas, feira de produtos e serviços, encontro de caminhadas, encontro de lideranças, visitas técnicas, rodada e sessões de negócios. A grade completa de toda a programação está no site do evento, através do endereço http://www.rn.sebrae.com.br/ruraltur/.

Os seis principais roteiros do interior potiguar serão apresentados aos participantes, que vêm de todos os estados brasileiros, através das visitas técnicas à Rota Ceará-Mirim, que mostra a evolução do período do ciclo da cana de açúcar na região do Vale do Ceará-Mirim às modernas cachaçarias de alambique. Estão programadas visitas à Rota da Fé, com destaque ao santuário Santa Rita de Cassia em Santa Cruz, e à Rota Tradições do Agreste, com parada no Museu do Vaqueiro. Outros roteiros também estão na programação, como o Paraísos do Agreste, Seridó e Caminhos de Pium.

Rodada de Negócios

Na parte de negociação propriamente dita, a Ruraltur terá rodada e sessões de negócios, aproximando as empresas que fornecem serviços para as agências de viagens, como pousadas, restaurantes e operadoras de passeios turísticos. A Rodada permite que os empresários que fornecem produtos turísticos mostrem o que têm a oferecer e negociem com as agências âncoras. Estão sendo esperadas 15 operadoras de turismo dos nove estados nordestinos. Cerca de 80 empresas ofertantes vão estar presentes. Para a sessão de negócios, serão 100 empresas participantes.

Já os destinos, roteiros, artesanato e produtos do agronegócio vão ser expostos e comercializados na Feira de Produtos e Serviços de Turismo Rural. Serão 45 estandes que mostram as potencialidades do setor e segmentos correlatos. Além do Rio Grande do Norte, vão está expondo e comercializando produtos e serviços expositores de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes e empresas que comercializam equipamentos do ramo dos estados de Goiás, Espírito Santo, Alagoas, Ceará, Bahia, Pernambuco, Sergipe, com destaque para a Paraíba, que vai trazer mais de 150 empresários ao evento.

Palestras

As estratégias para tornar os empreendimentos situados no meio rural competitivos para a atividade turística e ampliar a renda desses negócios serão alvo principal dos debates do Seminário de Turismo Rural, que integra a programação da Rural. O seminário vai reunir cerca de 350 profissionais, estudantes e autoridades ligadas ao setor para mostrar propostas e casos de sucesso em diferentes estados do Brasil. Com o tema ‘Oportunidades de Negócios e Empreendedorismo no Turismo Rural’, o seminário terá uma programação técnica com palestrantes e debatedores para discutir estratégias, casos de sucesso, e propostas para o desenvolvimento do turismo rural.

Entram nas discussões temas, como ‘Cooperação e Redes para o Fortalecimento do Turismo Rural no País’, ‘Estratégia de Desenvolvimento, Inovação e Competitividade para os Negócios e Destinos Turísticos Rurais’ e ‘Como Transformar Minha Propriedade Rural em Um Empreendimento Turístico’, entre outros. Também serão apresentados roteiros que são casos de sucesso, como os Circuitos Turísticos Quintais de Goiás, Roteiro Turístico Morro de Amores, na cidade de Morro Redondo (RS) e o Roteiro do Boqueirão, na Paraíba.

Fonte: Agência Sebrae
 


Últimas Notícias 
24/04/2017
» CO:DZN – Evento digital discutirá o mercado de Arquitetura e Design Comercial e Corporativo
24/04/2017
» Sodexo Benefícios e incentivos participa do Fintech View Latam 2017
24/04/2017
» Começa a votação popular pela Internet do Prêmio Tela Viva Móvel 2017
24/04/2017
» GJP Hotels & Resorts apresenta novidades durante a 15ª Feira EBS 2017
24/04/2017
» Fênix Solar confirma participação na 2ª Expo GD
mais...
  buscar notícias: