Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
26/08/2015
Feira literária oferece oficinas e traz escritores estrangeiros a Olinda

Com entrada gratuita, Fenelivro abre para o público no próximo sábado (29). Angolano Agualusa e espanhol Constantino Bértolo estão entre convidados

A 1ª edição da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) abre as portas para o público no próximo sábado (29), trazendo para o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, convidados como o angolano José Eduardo Agualusa, o crítico espanhol Constantino Bértolo e os autores brasileiros Augusto Cury, Xico Sá, Thalita Rebouças, Mary Del Priori, Marcelino Freire, Guilherme Fiuza, José Castelo, Gerson Camarotti, entre outros. O evento segue até 7 de setembro com palestras, workshops, lançamentos de livros e encontros informais.

Propondo um debate sobre o futuro do livro e também o livro do futuro, a Fenelivro conta com uma estrutura de 120 estandes, com mais de 200 editoras presentes, e uma programação que aborda de ebooks à concepção de livros. O evento presta homenagem ao poeta popular Lourival Batista, o Louro do Pajeú, e o historiador Evaldo Cabral de Mello, por suas contribuições para a literatura pernambucana.

O Teatro Beberibe recebe, no domingo (30), uma palestra do padre João Carlos, equanto a segunda-feira (31) conta com o debate Língua Portuguesa: ponte ou barreira, em que José Eduardo Agualusa, Everardo Norões e Luiz Cláudio Arraes são os convidados. O palco do teatro recebe palestra do escritor Augusto Cury no dia 2 de setembro. O evento conta também com o lançamento do livro de poesias do ex-BBB Adrilles Jorge, chamado Antijogo. Confira a programação completa

Organizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros), a feira conta com dois eixos permeando os debates: o Nordeste e a questão do futuro do livro. No âmbito do Nordeste, o ponto de partida são os 90 anos do ‘Livro do Nordeste’, de Gilberto Freyre. A programação vai contar ainda com um autor ou intelectual de um estado diferente do Nordeste por dia, abordando a produção literária em sua terra natal.

A questão do livro é pensada em conjunto com a evolução da tecnologia. "Como vai ser o livro daqui a 20 ou 30 anos? Como ele vai ser representado? O livro como estamos acostumados, como ele vai ser? Eu, por exemplo, acho que vai coexistir. Quando surgiu a televisão, diziam que o rádio ia desaparecer, mas essas plataformas coexistem. O livro é o grande indutor de progresso da vida, a gente aprende tudo ali, mas está passando por uma metamorfose", comentou o presidente da Andelivros.

O evento vai contar com salas para debates, mesas-redondas, lançamentos e sessões de autógrafos, shows musicais, além de um café literário, a fim de promover uma conversa mais informal com os escritores. A programação vai contar ainda com uma noite de cantoria em homenagem aos 100 anos do Louro do Pajeú. A lista completa de atrações da Fenelivro deve ser divulgada em breve.

Cursos

A programação conta ainda com uma série de cursos, ministrados por mestres como Raimundo Carrero, que dá a oficina A sedução do leitor, em que discute os segredos da narrativa em Machado de Assis e Graciliano Ramos. O paulista José Geraldo Couto, um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil, analisa a transformação das palavras na sétima arte a partir de adaptações literárias nas obras, no minicurso com 25 vagas - as aulas acontecem de 1º a 3 de setembro, sempre das 15h às 17h.

As inscrições para os cursos devem ser feitas pela fan page da Andelivros. O interessado precisa apenas curtir a página e enviar uma mensagem direta com o nome completo, e-mail e qual oficina deseja participar. No prazo de até 24 horas, a pessoa recebe a confirmação da inscrição. Os workshops têm inscrição gratuita na hora da aula.

Fonte: G1
 


Últimas Notícias 
21/08/2017
» Secretários de Agricultura e Meio Ambiente de São Paulo confirmam presenças na abertura da 25ª Fenasucro & Agrocana
21/08/2017
» Mercomóveis encerra com sucesso em Chapecó e já confirma edição de 2019
21/08/2017
» Brasil será o país convidado na Feira do Livro de Medellín, na Colômbia
21/08/2017
» #BGS10: Brasil Game Show anuncia participação da CD Projekt Red, que terá atrações relacionadas a GWENT: The Witcher Card Game
21/08/2017
» Shimano Fest 2017 reserva dois dias exclusivos para lojistas fazerem negócios
mais...
  buscar notícias: