Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
27/08/2015
Rio Info 2015 busca fortalecer aproximação entre empresas e usuários

13a edição do evento, que acontece de 15 a 17 de setembro, no Rio de Janeiro, reúne as principais entidades e lideranças nacionais da TI

Aproximar cada vez mais as empresas do setor de tecnologia da informação dos seus usuários e, dessa forma, fortalecê-las com ganho de competitividade, eficiência e qualidade é o foco da 13ª edição do Rio Info (rioinfo.com.br), que acontecerá de 15 a 17 de setembro, no Hotel Royal Tulip, antigo Intercontinental (Rua Aquarela do Brasil 75), em São Conrado, Rio de Janeiro. Mais de 120 palestrantes – número que deve chegar a 140 - e pelo menos 16 estados brasileiros e 12 países das Américas e da Europa já confirmaram participação no Rio Info 2015.

Entre os países estrangeiros que participarão este ano, representados por mais de 50 empresas, estão Portugal, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Alemanha, Espanha, França, Colômbia, Áustria e, pela primeira vez, a Bélgica. Dentre estes, Portugal terá a maior delegação, com 12 empresas já confirmadas.

Benito Paret, coordenador geral do evento e presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro, afirma que o Rio Info é um espaço único para discussão sobre a TI brasileira. “Com suas características de abrangência de temas e participações não há outro semelhante”. Ele destacou que o evento conta com o apoio de todas as grandes entidades nacionais do setor: “Os profissionais do setor reconhecem o Rio Info como um espaço para discussão dos principais temas da TI. Isso é fruto de um processo, uma construção que chega à 13a edição consecutiva.”, afirma.

Um dos temas de destaque do Rio Info 2015 será a tecnologia de uso com sua transversalidade. Segundo Paret, embora o uso da tecnologia seja amplo, a sociedade ainda engatinha em suas possibilidades: “Ela já está entre nós, mas ainda demanda muitos recursos para ser uma realidade. Vislumbramos suas aplicações, mas ainda não a empregamos como será no futuro. As empresas precisam se preparar para as oportunidades que surgirão”.

Outra das apostas do evento é o investimento na formação da juventude quanto à dimensão da TI. Com este objetivo haverá a trilha – “Profissionais do Futuro”, focado em alunos do ensino médio, para que ampliem entendimento sobre como as atividades do setor estão presentes no cotidiano, e são aplicadas não apenas pelos profissionais especializados.

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, anunciou que o seminário “Comunidades Inteligentes”, que coordenará no evento, será rebatizado: “Evoluímos do conceito de “cidades inteligentes” para o de “comunidades”, ou seja, vamos trabalhar sobre como as comunidades se apropriam das inovações tecnológicas.” Ele lembrou que o Rio Info 2015 faz parte dos eventos comemorativos dos 450 anos da cidade.

O diretor superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, destacou o caráter integrador do evento: “Vemos o Rio Info como um instrumento de união das entidades da TI. Um espaço que fortalece a articulação do setor. Nossa parceria com o Rio Info é mais do que obrigação. Traz excelentes retornos”.

Novidades da 13ª edição

Como parte da programação da trilha “Profissionais do Futuro”, estudantes do ensino fundamental e makers, profissionais de diversas áreas que usam plataformas de prototipagem para criar mecanismos automatizados, vão expor alguns de seus protótipos e criações. Os makers desenvolvem dispositivos diversos e, por vezes, reaproveitam partes de equipamentos eletrônicos fora de uso e usam placas de apoio à prototipagem eletrônica como Arduíno, Raspberry PI, Beagleboard e Galileo, entre outras.

O evento conta, ainda, com a parceria inédita da IBM para uso Conference App, aplicativo que permitirá maior interação entre os participantes e palestrantes do evento. Por meio dele será possível, por exemplo, encaminhar perguntas aos palestrantes, adicionar participantes às agendas pessoais, realizar pesquisas, encontrar salas de conferências por mecanismos simples de busca. O aplicativo já está disponível para download gratuito nos formatos iOS e Android, nas lojas da iTunes e Google Play.

A etapa final da Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA), competição que tem como objetivo revelar talentos e estimular o interesse dos jovens pela informática, também contará com uma grande novidade este ano. Os competidores realizarão as provas por meio das ferramentas PortugolStudio, ambiente de desenvolvimento gratuito projetado por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que permite a criação e a execução de programas escritos em Portugol (linguagem de programação), e da Run.Codes, um sistema de submissão e correção automática de exercícios de programação.

Segundo o coordenador da atividade, Diretor da Riosoft e vice-presidente do TI Rio, John Forman, as duas ferramentas serão usadas de forma integrada pela primeira vez durante o Rio Info, com objetivo de automatizar o processo de avaliação dos competidores do CRIA. “Vamos experimentar as ferramentas, buscando aperfeiçoar o processo de correção e ampliar a quantidade de equipes inscritas. A ideia é adotar a metodologia também nas etapas nacionais a partir do próximo ano”.

Programação diversificada e aprofundada

O Rio Info é um espaço de incentivo a troca de experiências e realização de negócios entre os participantes e conta, entre outras atividades, com o Salão da Inovação, Conferências e Rodadas de Negócios. Todas as atividades estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho: “Sociedade digital”, “Empreendedorismo, inovação e negócios”, “Tecnologia da Informação – presente e futuro”, “Profissionais do futuro” e “Política de fomento à TI”. Conheça um pouco mais sobre cada trilha:

Política de fomento à TI – Por meio de palestras e painéis, esta trilha propõe avaliar ações de políticas públicas de fomento em andamento para fortalecimento da TI nacional a partir de experiências bem sucedidas. Serão avaliados, por exemplo, os resultados do “TI Maior”, programa do governo federal para incentivo à TI brasileira, sobre a preferência das compras públicas, financiamento e o programa startups.

Sociedade digital – Esta trilha tem como objetivo abordar alguns dos temas mais importantes da fusão sociedade/tecnologia, com foco nas oportunidades e desafios para empresas, profissionais, governo e cidadãos. Entre eles estão Governo Eletrônico, Comunidades Inteligentes, TI no Varejo (do e-commerce às multinacionais), Ecossistema digital tributário, TI nos esportes, economia criativa, sociedade e web, fábrica 4.0 e os impactos do processo judicial eletrônico na sociedade. Também serão realizadas oficinas (minicursos com meio dia de duração), com os seguintes temas principais: “Software para o mercado de música”, “Gestão de projetos criativos” e “Uso da TI na publicidade”.

Empreendedorismo, inovação e negócios – A proposta desta trilha é promover experiências de contatos e negócios entre os participantes do evento. A programação conta com o “Salão da Inovação”, conferências e rodadas de negócios que proporcionam o ambiente ideal para criação de estratégias empresariais (comercial e gestão), alianças e novos negócios.

O “Salão da Inovação”, que chega à 7ª edição este ano, terá categorias focadas em soluções e projetos para setores específicos, com o objetivo de aumentar a rede de relacionamentos entre brasileiros e estrangeiros. Serão realizadas palestras sobre empreendedorismo, tais como “O movimento de startups: sucessos e fracassos”, “Investimento ou clientes: o que eu quero?”, “Empreendi, e agora?” e “Relacionamento com investidores: a entrada e a saída”.

Também serão apresentadas as necessidades do mercado e cases de setores específicos como esportes, e-commerce, digitalks e mentoria. Além da tradicional “Rodada de Negócios”, aplicada com metodologia do Sebrae, será realizado – pelo segundo ano consecutivo – o Sebrae no Pódio, que visa o aproveitamento de oportunidades de soluções tecnológicas propiciadas pelos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, nos ramos de hospedagem, gastronomia e turismo. A trilha também englobará oficinas sobre empreendedorismo e inovação, e um seminário sobre experiências e oportunidade no mercado internacional.

Tecnologia da Informação – presente e futuro - Nesta trilha, serão apresentadas as principais tendências em desenvolvimento de software e exploradas diferentes ferramentas e metodologias como, por exemplo, Machine Learning e Deep Linkin, Cloud Stourage, Desenvolvimento na Web/Nuvem, plataformas móveis (iOS x Android), DevOps, Análise de dados “Embarcada”, Containers (doccker and kubernetes), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento seguro e novas metodologias de testes.

Profissionais do futuro – A trilha é direcionada para jovens estudantes do segundo grau de escolas técnicas e apresentará painéis com profissionais experientes que falarão sobre os principais desafios e perspectivas para os profissionais do futuro. Em paralelo, acontece a 5ª Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA). As equipes formadas por alunos de escolas técnicas de todo o Brasil passarão por uma seleção nacional e as três melhores colocadas participarão da prova final durante o Rio Info.

Sobre o Rio Info

O Rio Info é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio de 24 entidades, entre elas as principais representantes nacionais do setor de TI - Softex, Fenainfo, Apex Brasil e Abes Software – além de outras entidades e órgãos do governo: OAB/RJ, Faperj, Acerj, Brasscom, CDL Rio, Brasil IT+, Sebrae, Nic.br, CGI.br, Icann, Sescon Rio, Sindilojas Rio, Sindpd-RJ, Finep, BNDES, Prefeitura do Rio de Janeiro e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os dados acumulados das doze edições anteriores somam mais de 15 mil participantes, duas mil empresas entre brasileiras (de 20 estados) e estrangeiras (16 países) e potencial de negócios de R$ 200 milhões.

Serviço:

Rio Info 2015 – 13º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro.
Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
17/08/2017
» 12ª Eletrolar Show fomenta bons negócios para o setor de eletros
17/08/2017
» UBM Brazil anuncia novo evento de negócios para o setor industrial
17/08/2017
» Crescimento das lojas de conveniência é o destaque do anuário Sindicom 2017 que será lançado na ExpoPostos & Conveniência
17/08/2017
» Expo ABRH conta com mais de 100 expositores e 50 palestras gratuitas no Conarh 2017
17/08/2017
» Reformulados, Feira e Congresso Pet South America reúnem todo mercado pet e veterinário
mais...
  buscar notícias: