Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
01/09/2015
SAE BRASIL debate inovações em máquinas agrícolas para o aumento da produtividade

Encontro reunirá indústria, academia e entidades setoriais na FIERGS, em Porto Alegre, no dia 2 de setembro

Em razão da produtividade crescente, puxada pelo uso intensivo de tecnologias, o agronegócio brasileiro segue como setor competitivo nos mercados internacionais de commodities. Discutir tendências tecnológicas que alavanquem ainda mais a produtividade na agricultura é uma das propostas do 7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que reunirá indústria, academia e entidades setoriais no dia 2 de setembro, a partir das 8h30, na FIERGS (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre.

Segundo Leandro Pires, chairperson do encontro, o País atingiu alto nível de competitividade mundial porque apresentou grande eficiência. “Nos últimos 25 anos, nós dobramos a nossa capacidade produtiva enquanto incrementamos as áreas plantadas em quantidade não superior a 20%. Esse dado demonstra que estamos conseguindo produzir mais sobre a mesma terra, o que não seria possível sem a atualização tecnológica do campo”, avalia o engenheiro.

Programação

Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, sob o comando do engenheiro Elton Antonello, o encontro é a principal plataforma brasileira de discussão sobre tendências e novas tecnologias em máquinas agrícolas. Este ano haverá duas palestras e três painéis de debate.

No período da manhã, o encontro apresentará perspectivas do agronegócio e a visão dos principais fabricantes de máquinas agrícolas em relação ao mercado. Na abertura, Antônio da Luz, economista-chefe da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), ministrará a palestra “Fundamentos dos Mercados de Máquinas Agrícolas e Perspectivas para Médio e Longo Prazos”. Em seguida, Carlos Cogo, sócio-diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica, fará a apresentação “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”. A mediação será de Hercílio Matos, economista e assessor da Presidência do Simers (Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul).

O primeiro painel, intitulado “Perspectivas de Mercado: A Visão do Fabricante”, ainda reunirá especialistas, como Eduardo de Sousa Filho, gerente de Produto – Tratores da AGCO América do Sul, Marcelo Borges Lopes, gerente de Contas Estratégicas para América Latina da John Deere, Rafael Manfroi Miotto, diretor de Portfólio de Produtos para América Latina da CNH Industrial, e Silvio Rigoni, gerente de Vendas de Tratores da Agrale. A mediação do painel ficará a cargo de Kellen Severo, apresentadora e editora de Economia e Agronegócios do Canal Rural.

À tarde, o simpósio abordará os avanços em tecnologias para o aumento de produtividade, por meio da integração de máquinas agrícolas, assim como os desafios relacionados ao controle de emissões de motores agrícolas no Brasil. O painel “Produtividade e Tecnologia” terá abertura com a apresentação de Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que falará sobre “A Influência da Automação Agrícola e da Agricultura de Precisão para o Aumento de Produtividade”.

Na sequência, o painel contará com debate entre José Paulo Molin, professor e pesquisador da ESALQ/ USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), Marcos Arbex, diretor de Vendas e Marketing da Auteq (John Deere Company), Ricardo Inamasu, pesquisador e coordenador da Rede Agricultura de Precisão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), e André Salvador, diretor digital Farming Brasil da Bayer CropScience. A mediação do painel será feita por Arno U. Dallmeyer, sócio-fundador da Dallcom Comunicação e Mercado.

O último painel, “Introdução do Proconve MAR-I para Máquinas Agrícolas – Tecnologias, Processos e Desafios”, será aberto com palestra de Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins, sobre “Impacto na Introdução do MAR-I no Mercado de Máquinas Agrícolas”. Em seguida, haverá debate com Alessandro Silva, responsável pela Segurança do Produto e Homologação para América Latina da CNH Industrial, Alexandre Pott, gerente de Gerenciamento de Programas de Novos Produtos – Tratores da John Deere, Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins, e Ricardo Huhtala, diretor de Manufatura da AGCO Power. A mediação ficará a cargo de Reinaldo Sarquez, responsável pela Homologação e Regulamentação de Powertrain e Veículos da MWM e presidente da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).

Patrocinam o simpósio as empresas BorgWarner, Bosch, CBMM, Eaton, ESSS, Jacto, John Deere, Maxiforja, Siemens, Smarttech, Tuzzi e Virtual CAE. O apoio é da Abemec (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos), Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Agroin Comunicação, AHK Mercosul, AutoData, Grupo Cultivar, Revista A Granja, Revista AgriWorld, Revista Agro DBO, Revista Máquinas & Inovações Agrícolas, Revista Rural e Simers. “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Serviço:

7º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas
Data: 2 de setembro, a partir das 8h30.
Local: FIERGS (Teatro do SESI)
Endereço: Avenida Assis Brasil, 8.787, Sarandi, Porto Alegre

Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
20/11/2017
» Data, lançamentos, turismo, informação e negócios: os ingredientes da Zero Grau
20/11/2017
» Marcas brasileiras estimam US$ 2 Milhões em negócios após a Expotextil Peru
20/11/2017
» Mercoagro 2018 oferecerá diversas oportunidades de negócios
20/11/2017
» ABRH-Brasil promove Blue Week com descontos para a 44ª edição do Conarh
20/11/2017
» Anfacer fomenta negócios e impulsiona a exportação do setor cerâmico no BCTE
mais...
  buscar notícias: