Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
04/09/2015
11ª Feira do Livro começa hoje a noite com show de Chico César

Já está tudo pronto para a 11ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. A solenidade de abertura será realizada nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na Praça das Nações (Mitre), e contará com a presença de autoridades locais, livreiros e comunidade.

Na sequência, às 20h30, o músico Chico César apresentará Estado de Poesia – show que leva o nome de seu novo álbum, aclamado pela crítica e considerado um dos melhores trabalhos do compositor em 20 anos de carreira. Chico mistura forró, samba, frevo e xote para falar de amor e denunciar o preconceito e as mazelas do Brasil.

Além do músico, a feira trará um mosaico de atrações até o dia 13 de setembro. A agenda de atividades contempla 16 atrações nacionais e 40 locais, entre escritores, músicos, poetas, dramaturgos, roteiristas e cineastas. Todas as atividades serão gratuitas.

Estrutura

Neste ano, a feira está maior, mais colorida e com atrações para todas as idades. Quem circular pelo evento terá a oportunidade de adquirir livros a preços acessíveis, além de acompanhar apresentações de dança e música, contação de histórias, saraus, espetáculos teatrais, palestras com autores de renome nacional, lançamentos de livros e oficinas.

A expectativa dos organizadores é superar o total de vendas, o movimento e a diversidade de público registrados na edição anterior.

No total, serão 63 estandes – o dobro do ano passado –, com a presença de livreiros, sebos e editoras. O evento terá ainda a composição da Arena Literária, espaço onde acontecerão os shows e palestras com escritores; o Espaço das Ideias, para oficinas, mostras, debates e lançamentos de livros; Arena das Letrinhas, voltada ao público infantil; e o Espaço Gourmet.

Destaques

O destaque de sábado é o escritor mexicano Juan Pablo Villalobos, que comandará um bate-papo sobre “A nova literatura latino-americana”, às 20h30, na Arena Literária. Villalobos é autor dos romances Festa no Covil, Se vivêssemos em um lugar normal e Te vendo um cachorro, todos publicados pela Companhia das Letras e traduzidos em 15 idiomas. O escritor também colabora para o jornal O Estado de São Pauloe para os blogues English Pen Club e da Companhia das Letras.

Ainda serão destaques na feira a escritora e roteirista Sonia Rodrigues (filha de Nelson Rodrigues); a socióloga e escritora Silvia Viana; o romancista Raphael Dracon; o poeta Sergio Vaz; o escritor mineiro Jorge Fernando (que falará sobre a vida do músico e compositor Geraldo Vandré); o romancista Luiz Ruffato; a escritora e jornalista Thalita Rebouças; o jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim; o humorista e escritor Reinaldo Figueiredo (ex-Casseta & Planeta).

Escritores locais

A feira também será palco para o lançamento de pelo menos 40 livros de autores locais. Um deles é Alexandre Kalfeld, que estreia como escritor ao lançar O anatomista de dragões, no sábado, dia 5, às 19h. “Minha expectativa é grande porque é meu primeiro livro. É uma ficção hipotética que tem como personagem um biólogo, que tenta preservar os dragões do avanço da industrialização no início dos anos 20. A história tem como cenário Foz do Iguaçu e o restante do mundo”, conta.

Outra obra local que será lançada é Princess vs Witch. Escrito por Lhaisa Andria e Paula Vendramini, o livro é uma comédia em que uma feiticeira e uma princesa trocam de identidade e vivem uma série de situações inusitadas. “É uma história leve, para divertir nosso público. Como já lançamos outros livros, esperamos que este seja bem aceito pelos nossos leitores”, revela Lhaisa. A participação das autoras será domingo, dia 6, às 20h.

Na segunda-feira, feriado do dia 7, às 20h, quem estará na Feira do Livro é Mapê Carneiro. A escritora lançará o audioconto Resmungo de Sensala, no qual um narrador e dez personagens contam o dia a dia entre moradores da Casagrande e da Sensala, na época do Brasil colônia. “Estou animada, pois esse evento já está consagrado no calendário de Foz do Iguaçu e atrai um público diversificado. É imperdível!”, enfatiza.

Homenagem

Este ano, o evento homenageia o poeta, tradutor e jornalista gaúcho Mário Quintana. Por isso, todos os dias, o público poderá assistir a recitais, peças de teatro, apresentações de música e dança baseadas nas obras do escritor.

“Dois amigos de Mário Quintana do Rio Grande do Sul – o jornalista Tabajaras Ruas e a fotógrafa e jornalista Dulce Helfer – estarão na feira para um bate-papo com os visitantes sobre a vida e obra do poeta”, lembra a diretora de Cultura da Fundação Cultural, Arinha Rocha.

Oficinas

Das cinco oficinas ofertadas, apenas duas ainda disponibilizam vagas: a de confecção de bonecos e a de microcontos. As oficinas de bonecos e encenação no teatro de animação acontecem neste sábado (5), das 8h30 às 12h30, no domingo (6), das 9h às 12h30, e no próximo sábado e domingo (12 e 13), das 8h30 às 12h30. Elas serão ministradas no Espaço das Ideias pelo servidor da Unila e diretor de artes cênicas André Macedo.

Na quarta-feira, dia 10, o produtor cultural da Unila Luciano D’Miguel ministrará a Oficina de Microconto, das 13h30 às 17h30. Voltada para escritores, estudantes, atores, jornalistas, poetas, roteiristas, professores e demais interessados na arte de escrever, a oficina abordará desde as principais características até os recursos linguísticos utilizados para a produção de microconto.

Para fazer a inscrição, basta enviar um e-mail com o nome completo e o telefone para fundacaoculturalfoz@hotmail.com ou ligar para 3521-1309.


Fonte: Rádio Cultura Foz
 


Últimas Notícias 
20/07/2017
» Brazil Promotion reúne produtos e serviços para ajudar empresas a aumentarem suas vendas e fidelizar clientes
20/07/2017
» Marintec South America: indústria naval e offshore tem esperanças renovadas
20/07/2017
» Definidas instituições que receberão estudantes brasileiros no Reino Unido
20/07/2017
» Efapi 2017 terá intervenções artísticas de talentos locais
20/07/2017
» A programação completa do 2°Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio acaba de ser divulgada
mais...
  buscar notícias: