Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
04/09/2015
11ª Feira do Livro começa hoje a noite com show de Chico César

Já está tudo pronto para a 11ª edição da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. A solenidade de abertura será realizada nesta sexta-feira (4), às 19 horas, na Praça das Nações (Mitre), e contará com a presença de autoridades locais, livreiros e comunidade.

Na sequência, às 20h30, o músico Chico César apresentará Estado de Poesia – show que leva o nome de seu novo álbum, aclamado pela crítica e considerado um dos melhores trabalhos do compositor em 20 anos de carreira. Chico mistura forró, samba, frevo e xote para falar de amor e denunciar o preconceito e as mazelas do Brasil.

Além do músico, a feira trará um mosaico de atrações até o dia 13 de setembro. A agenda de atividades contempla 16 atrações nacionais e 40 locais, entre escritores, músicos, poetas, dramaturgos, roteiristas e cineastas. Todas as atividades serão gratuitas.

Estrutura

Neste ano, a feira está maior, mais colorida e com atrações para todas as idades. Quem circular pelo evento terá a oportunidade de adquirir livros a preços acessíveis, além de acompanhar apresentações de dança e música, contação de histórias, saraus, espetáculos teatrais, palestras com autores de renome nacional, lançamentos de livros e oficinas.

A expectativa dos organizadores é superar o total de vendas, o movimento e a diversidade de público registrados na edição anterior.

No total, serão 63 estandes – o dobro do ano passado –, com a presença de livreiros, sebos e editoras. O evento terá ainda a composição da Arena Literária, espaço onde acontecerão os shows e palestras com escritores; o Espaço das Ideias, para oficinas, mostras, debates e lançamentos de livros; Arena das Letrinhas, voltada ao público infantil; e o Espaço Gourmet.

Destaques

O destaque de sábado é o escritor mexicano Juan Pablo Villalobos, que comandará um bate-papo sobre “A nova literatura latino-americana”, às 20h30, na Arena Literária. Villalobos é autor dos romances Festa no Covil, Se vivêssemos em um lugar normal e Te vendo um cachorro, todos publicados pela Companhia das Letras e traduzidos em 15 idiomas. O escritor também colabora para o jornal O Estado de São Pauloe para os blogues English Pen Club e da Companhia das Letras.

Ainda serão destaques na feira a escritora e roteirista Sonia Rodrigues (filha de Nelson Rodrigues); a socióloga e escritora Silvia Viana; o romancista Raphael Dracon; o poeta Sergio Vaz; o escritor mineiro Jorge Fernando (que falará sobre a vida do músico e compositor Geraldo Vandré); o romancista Luiz Ruffato; a escritora e jornalista Thalita Rebouças; o jornalista e apresentador Paulo Henrique Amorim; o humorista e escritor Reinaldo Figueiredo (ex-Casseta & Planeta).

Escritores locais

A feira também será palco para o lançamento de pelo menos 40 livros de autores locais. Um deles é Alexandre Kalfeld, que estreia como escritor ao lançar O anatomista de dragões, no sábado, dia 5, às 19h. “Minha expectativa é grande porque é meu primeiro livro. É uma ficção hipotética que tem como personagem um biólogo, que tenta preservar os dragões do avanço da industrialização no início dos anos 20. A história tem como cenário Foz do Iguaçu e o restante do mundo”, conta.

Outra obra local que será lançada é Princess vs Witch. Escrito por Lhaisa Andria e Paula Vendramini, o livro é uma comédia em que uma feiticeira e uma princesa trocam de identidade e vivem uma série de situações inusitadas. “É uma história leve, para divertir nosso público. Como já lançamos outros livros, esperamos que este seja bem aceito pelos nossos leitores”, revela Lhaisa. A participação das autoras será domingo, dia 6, às 20h.

Na segunda-feira, feriado do dia 7, às 20h, quem estará na Feira do Livro é Mapê Carneiro. A escritora lançará o audioconto Resmungo de Sensala, no qual um narrador e dez personagens contam o dia a dia entre moradores da Casagrande e da Sensala, na época do Brasil colônia. “Estou animada, pois esse evento já está consagrado no calendário de Foz do Iguaçu e atrai um público diversificado. É imperdível!”, enfatiza.

Homenagem

Este ano, o evento homenageia o poeta, tradutor e jornalista gaúcho Mário Quintana. Por isso, todos os dias, o público poderá assistir a recitais, peças de teatro, apresentações de música e dança baseadas nas obras do escritor.

“Dois amigos de Mário Quintana do Rio Grande do Sul – o jornalista Tabajaras Ruas e a fotógrafa e jornalista Dulce Helfer – estarão na feira para um bate-papo com os visitantes sobre a vida e obra do poeta”, lembra a diretora de Cultura da Fundação Cultural, Arinha Rocha.

Oficinas

Das cinco oficinas ofertadas, apenas duas ainda disponibilizam vagas: a de confecção de bonecos e a de microcontos. As oficinas de bonecos e encenação no teatro de animação acontecem neste sábado (5), das 8h30 às 12h30, no domingo (6), das 9h às 12h30, e no próximo sábado e domingo (12 e 13), das 8h30 às 12h30. Elas serão ministradas no Espaço das Ideias pelo servidor da Unila e diretor de artes cênicas André Macedo.

Na quarta-feira, dia 10, o produtor cultural da Unila Luciano D’Miguel ministrará a Oficina de Microconto, das 13h30 às 17h30. Voltada para escritores, estudantes, atores, jornalistas, poetas, roteiristas, professores e demais interessados na arte de escrever, a oficina abordará desde as principais características até os recursos linguísticos utilizados para a produção de microconto.

Para fazer a inscrição, basta enviar um e-mail com o nome completo e o telefone para fundacaoculturalfoz@hotmail.com ou ligar para 3521-1309.


Fonte: Rádio Cultura Foz
 


Últimas Notícias 
22/02/2018
» Equipotel Regional: evento de lançamento é anunciado para o fim de fevereiro
22/02/2018
» Intermodal South America: resultados positivos apontam futuro promissor para o transporte aéreo de cargas
22/02/2018
» ExpoLondrina espera mais de 500 mil visitantes
22/02/2018
» Produtores rurais terão espaço de destaque no Sirha
22/02/2018
» André Trigueiro vai falar sobre o uso inteligente dos recursos naturais no Smart City Expo Curitiba
mais...
  buscar notícias:
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais