Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
09/09/2015
Em comemoração aos seus 90 anos, Belas Artes realiza primeira edição do Fórum Belas Artes de Economia Criativa e traz John Howkins

Sob a assinatura 90 Anos de Economia Criativa, a Belas Artes traz importantes nomes para o Brasil, como o britânico John Howkins, referência mundial no assunto, e o americano Steven Pedigo, diretor do Creative Class Group. Durante as comemorações, a Belas Artes apresenta Howkins como Mentor Criativo da Instituição e lança o Observatório de Economia Criativa.

No ano em que comemora 90 anos, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo realiza no dia 22 de setembro, a primeira edição do Fórum Belas Artes de Economia Criativa e traz importantes nomes para palestrar sobre o assunto. John Howkins, consultor inglês, referência mundial no estudo da economia criativa e o primeiro autor de um livro sobre o tema, o “The Creative Economy: How People Make Money from Ideas” vem falar sobre o futuro da Economia Criativa. O britânico vai apontar as principais tendências globais deste setor. Outro importante nome confirmado é o do norte-americano Steven Pedigo, diretor do Creative Class Group, empresa criada por Richard Florida, outra referência mundial e um dos maiores intelectuais do mundo nas áreas de competitividade econômica, tendências demográficas e inovação cultural. A empresa é especialista em questões urbanas, cidades e grupos criativos e é composta por pesquisadores, acadêmicos, líderes e estrategistas. Entre os temas abordados por Pedigo estão ‘O que falta para o Brasil se tornar em um centro de inovação’ e o ‘The Global Creativity Index 2015’ – um índice global de criatividade para o crescimento econômico avançado e prosperidade sustentável baseada nos 3Ts do desenvolvimento econômico - Talento, Tecnologia e Tolerância. Ele mapeia e classifica 139 países em todo o mundo e, é desenvolvido pelo projeto Cidades do Martin Prosperity Institute, ligado à Rotman School of Management da Universidade de Toronto.

Entre os nomes nacionais estão Georgia Haddad Nicolau, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação do Ministério da Cultura; Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, que busca inspirar inovações em iniciativas empreendedoras, políticas públicas, programas e investimentos que melhorem a educação no Brasil; Janaína Augustin e Quico Meirelles, diretores da O2 Filmes, que vão falar sobre os desafios de criar conteúdos inovadores para as novas mídias e Rodrigo Teixeira, consagrado produtor cinematográfico e fundador da RT Features e da Camisa 13 Cultural, que vai falar sobre o crescimento da indústria de Cinema no Brasil.

O Fórum também receberá profissionais do Linkedin, Facebook e Twitter para uma mesa redonda, com a proposta de promover um debate sobre a “internet das coisas”, o perfil do profissional de mídias sociais do futuro, as novas carreiras, entre outros temas. A mediação ficará por conta de Maria Carolina Garcia, jornalista, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica e coordenadora do curso de Mídias Sociais Digitais da instituição.

O evento contará ainda com uma conferência online que será realizada diretamente de Paris, na França, para abordar a Economia Criativa em tempos de crise. Quem fala sobre o tema é o NUMA, um movimento coordenado no centro da capital francesa que opera em três áreas: abriga eventos de interesse dos empreendedores, busca formas de acelerar o trabalho das startups e oferece programas de inovação para empresas consolidadas. Um projeto que surgiu a partir da grave crise econômica em 2008.

Para debater o assunto sobre a produção de cidades criativas, o Fórum vai receber um dos mais vanguardistas escritórios de arquitetura do país, o FGMF Arquitetos. Com projetos em diversas escalas, Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, sócios-titulares do escritório, vão discutir a prática de uma arquitetura consciente do seu papel, que contribua de forma contínua e efetiva para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e para a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades.

Durante a semana de comemorações, a Instituição irá anunciar John Howkins como Mentor Criativo da Belas Artes, tendo entre suas atribuições, realizar reuniões semestrais com os coordenadores dos cursos, avaliar a grade curricular e orientar os projetos da Incubadora da Belas Artes.

Lançamento do Observatório Belas Artes de Economia Criativa

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é um polo de excelência, com um ensino inovador e especializado em economia criativa. No ano em que completa 90 anos, a instituição vai lançar o Observatório Belas Artes de Economia Criativa, que tem como objetivo tornar-se um centro de referência e difusão de conteúdos relacionados aos setores criativos da economia e seu desenvolvimento.

A proposta é reunir tudo o que há de mais relevante no calendário da Economia Criativa nacional e internacional, difundindo, agrupando e gerando conteúdos representativos desse segmento.

1ª edição Fórum Belas Artes de Economia Criativa
Data: 22 de setembro de 2015
Horário: das 08h30 às 18h30
Onde: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Rua Doutor Álvaro Alvim, 90 - Vila Mariana
Evento gratuito, aberto ao público e com vagas limitadas
Para se inscrever: www.belasartes.br/forum


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
16/01/2018
» Referência para o mercado da iluminação, 16ª Expolux dialoga com setores técnicos e da indústria criativa
16/01/2018
» Feicon Batimat apresenta experiência completa em conteúdo, inovação e negócios para o setor
16/01/2018
» Indústria brasileira de máquinas e acessórios participará da Colombiatex 2018
16/01/2018
» Pastel e cerveja nos dias 25, 27 e 28 de janeiro para comemorar o aniversário de São Paulo
16/01/2018
» Preview do Couro com a temática da fantasia no Inspiramais
mais...
  buscar notícias:
 
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais