Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
09/09/2015
Salão do Livro do Vale do Guaribas começa hoje (9)

A terceira edição do Salão do Livro do Vale do Guaribas (SaliVaG) seguirá até o próximo domingo (13)

O maior evento literário do interior do Piauí começa nesta quarta-feira (9), a partir das 19 horas. A terceira edição do Salão do Livro do Vale do Guaribas (SaliVaG) seguirá até o próximo domingo (13), das 8 horas até as 22 horas, no Estádio Municipal Helvídio Nunes.

Esta noite, a palestra de abertura ficará a cargo de Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha, sobre o tema “Professor José Bispo - um mestre exemplar”. Francisco das Chagas é formado em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí.

Após a palestra, o público prestigiará um show musical com a banda picoense In The Clouds. A participação é gratuita.

A abertura do evento terá a presença do prefeito Pe. Walmir Lima, além da família do homenageado deste ano, o professor José bispo, e de outras autoridades do município.

Palestrantes e atrações

Até domingo (13), o público acompanhará palestrantes renomados do Brasil, do Piauí e de Picos, como Isaac Folha; Fabrício Carpinejar; Rego Júnior; Lilia Diniz; Graziani Fonseca; Paulo Mafra; Marcelo de Jesus Monteiro; Arleni Portelada; Ana Miranda; Gilson Chagas; Thiago E.; Nilsângela Cardoso Lima; Assis Brasil; Beto Brito e Horácio Almeida.

Cantores picoenses também irão se apresentar no Salivag deste ano, como Ivonildo do Nordeste; Banda Dr. Mundo; Juliana Guedes; Rômulo Júnior e Oswando Barros. Uma das maiores atrações musicais do evento será o cantor Vicente Neri.

Estrutura

A estrutura do Salivag 2015 já está praticamente pronta. Serão 28 estandes para livreiros, auditório e palco para receber o publico, palestrantes e atrações.

Programação

Quarta-feira 09/09

19h– Abertura oficial

20h- Professor José Bispo- Um mestre exemplar

Palestrante: Francisco das Chagas Sousa, o Chaguinha- PI. (Formado em letras pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Metodologia do ensino superior, em Linguística do Texto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Linguística pela Federal do Piauí.

21h- Show musical com In The Clouds.

Quinta-feira 10/09

08h- O preço de um resgate

Palestrante: Isaac Folha- PI. (Cantor, compositor, músico-educador, escritor e conferencista. Já teve suas composições gravadas por vários artistas do circuito nacional. Em 2005, venceu o 1º e o 2º “festival Chapada do Corisco” e em 2006 foi finalista do festival de música “Cantos do Piauí”.

09h30min- Apresentação Musical.

10h- O amor depois do perdão: Observações cotidianas e poéticas dos casais contemporâneos.

Palestrante: Fabrício Carpinejar-RS. (Poeta, jornalista, cronista e professor. Mestre em Literatura Brasileira. Lançou As solas do sol, em 1998. Em 2003 publicou a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional.

11h30min– Intervalo (Visitação dos estandes)

15h- Apresentação Musical.

15h20min- “Griot”, o contador de histórias africanas

Palestrante: Rego Júnior- MA. (Radicado em Brasília, produtor cultural do Poeme-se, oficina de contação de histórias. Desenvolve trabalho sobre a temática do bullying circulando nas escolas do DF e região).

19h- Doçuras e delícias em prosa, versos e cantigas

Palestrante: Lilia Diniz- MA. (Atriz, poetisa, cantora e compositora popular, artesã, membro do Proyecto Cultural Sur, movimento de intercâmbio que abriga poetas, artistas plásticos, atores e músicos da América Latina e América Centra).

20h30min- Show musical com o humorista Ivonildo do Nordeste.

21h30min- Show musical com a banda Dr. Mundo.

Sexta-feira 11/09

08h- Educação Inclusiva e Diversidade Sexual do Vale do Guaribas

Palestrante: Paulo Mafra- PI. (Historiador (FUNESO), especialista em História das Artes e das Religiões (UFRPE) e em História do Brasil com ênfase em História do Piauí (UFPI). Mestre e doutorando em Serviço Social (UFPE). Coordenador da Diversidade e Inclusão na Secretaria Municipal de Educação (SEME) de Picos-PI. É autor do livro O Silêncio e o Segredo do Cabeça de Cuia: Violência contra gays, Homofobia e Militância LGBT no Vale do Rio Guaribas -Editora Appris/2015).

10h- O Ordenato Territorial Urbano e seus efeitos no convívio social- O caso da cidade de Picos

Palestrante: Graziani Fonseca-PI. (Sociólogo, Mestre em Planejamento regional e urbano, professor universitário da UFPE e da UFPI (aposentado).Consultor independente (nas áreas de urbanismo, desenvolvimento rural, educação e meio ambiente) com trabalhos junto ao: UNICEF, Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, etc).

11h30min- Intervalo para visitação aos estandes.

15h- Apresentação Cultural

15h20min- Palestra Jurídica

Palestrante: Marcelo de Jesus Monteiro- PI. (Promotor de justiça).

19h- O mundo encantado da Literatura de Cordel

Palestrante: Klévisson Viana- CE. (Poeta popular, cartunista, xilogravador e editor, é fundador da Tupynanquim Editora e da Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará (AESTROFE). Publicou 23 livros e mais de 100 folhetos de cordel de sua autoria, com versões para teatro, quadrinhos e TV).

20h30min- Show musical com Juliana Guedes, lançamento do 1° CD.

Sábado 12/09

08h- Lendas do Piauí

Palestrante: Arleni Portelada- PI. (Radialista, jornalista. Pertence à Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, onde representa o município de Fortaleza. É membro da Diretoria da Associação cearense de Imprensa e Assessora de Imprensa do Núcleo da Infância e da Juventude do Poder Judiciário).

09h30min- Apresentação Musical.

10h- No princípio era o verbo, devaneios sobre literatura

Palestrante: Ana Miranda- CE (Escritora, poeta, romancista. Ganhadora do prêmio de Academia Brasileira de Letras, com o romance com Dias & Dias. Dirigiu o Instituto de Artes da Funarte e foi editora chefe dessa instituição, entre 1977 e 1983. É desenhista, ilustrando as capas de seus livros. Teve formação literária com o escritor Rubem Fonseca, entre 1979 e 1989).

110- Intervalo para visitação aos estandes.

15h20min- Texto Científico x Texto Literário.

Palestrante: Gilson Chagas- PI. (Escritor, Mestre em Ciências Empresariais/Contabilidade, Especialista em Auditoria e bacharel em Ciências Contábeis. Tem cursos profissionalizantes em jornalismo e comunicação em rádio e estudos extensivos em teologia e outras áreas. É professor universitário no Distrito Federal, onde exerce a docência acadêmica em Ciências Contábeis, Gestão de Tributos e TCC, em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente leciona na Faculdade Processus, – Brasília –DF.)

19h- “A poesia no livro, no disco, na nuvem”

Palestrante: Thiago E.- PI. (É poeta de testes, músico e compositor. Autor de “Cabeça de Sol em Cima do Trem” (livro e disco). Integra a banda Validuaté, com a qual lançou os discos “Pelos Pátios Partidos em Festa”, “Alegria Girar”, “Este Lado Para Cima” e o CD e DVD “Validuaté ao vivo”. É editor da revista Acrobata).

20h30min – Show musical com Rômulo Júnior

Domingo 13/09

08h- Memória, história e jornalismo: um universo de possíveis

Palestrante: Nilsângela Cardoso Lima- PI. (Doutora em Ciências da Comunicação (UNISINOS); Mestre em História do Brasil- UFPI).

09h30min- Apresentação Musical

10h- Tipos de Conhecimento

Palestrante: Assis Brasil- PI. (Romancista, cronista, crítico literário e jornalista, atuou como crítico literário, no Jornal do Brasil, Diário de Notícias, Correio da Manhã e O Globo, membro da Academia Piauiense de Letras.Tem mais de 100 obras publicadas, entre elas Beira Rio Beira Vida, 1965; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão (Tetralogia Piauiense); Os que Bebem como os Cães (Ciclo do Terror); Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos, Jovita e Tiradentes (romances históricos).

110 – Intervalo para visitação aos estandes.

15he0min- Cordel brasileiro: História comentada, das feiras livres ao mundo digital

Palestrante: Beto Brito-PB. (Poeta, músico, autor, autor do maior cordel do mundo. Parceiro de grandes nomes da música brasileira, entre eles Zé Ramalho. Beto Brito é autor de vários de vários livros que mantêm viva a cultura nordestina).

19h- Diversidade Cultural em Contos & Causos

Palestrante: Horácio Almeida- PB. (Coordenador do Centro de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande- PB. Articulista no jornal correio da Paraíba. Escreve para revistas literárias paraibanas, membro da associação de poetas e escritores da paraíba, membro do conselho universitário da UFCG. Possui oito livros publicados: tendo um deles (histórias verídicas… de um mentiroso!) sido apresentado no programa do Faustão (dicas do Faustão). Consta entre os 10 autores que mais vendem livros no Nordeste).

20h30min – Show musical com Oswando Barros e banda.

22h- Show musical com Vicente Neri.


Fonte: Capital Teresina
 


Últimas Notícias 
22/02/2018
» Equipotel Regional: evento de lançamento é anunciado para o fim de fevereiro
22/02/2018
» Intermodal South America: resultados positivos apontam futuro promissor para o transporte aéreo de cargas
22/02/2018
» ExpoLondrina espera mais de 500 mil visitantes
22/02/2018
» Produtores rurais terão espaço de destaque no Sirha
22/02/2018
» André Trigueiro vai falar sobre o uso inteligente dos recursos naturais no Smart City Expo Curitiba
mais...
  buscar notícias:
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais