Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
10/09/2015
Instituto Brasileiro do Cobre realiza workshop em São Paulo

O tema é Avaliação do Ciclo da Vida, ampliação da análise ambiental de materiais e componentes da construção, assunto de interesse de construtoras, projetistas e arquitetos. O evento será realizado em 10 de setembro, entre 8h30 e 13h, na sede da Fiesp

Em 10 de setembro, entre 8h30 e 13h, será realizado na sede da Fiesp, o workshop Avaliação do Ciclo da Vida (ACV) – ampliação da análise ambiental de materiais e componentes da construção.

O evento apresentará a ACV e a Declaração Ambiental do Produto (DAP) como ferramentas de apoio à sustentabilidade na cadeia produtiva da construção e como alternativa para redução do impacto ambiental no setor. O workshop é organizado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) com apoio do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic).

Entendendo a DAP

A Declaração Ambiental do Produto (em inglês, EPD – Environmental Product Declararion) é o conjunto de informações detalhadas dos aspectos ambientais associados a um produto ou serviço específico – de matérias-primas de produção, fabricação, uso e descarte – e baseado em informações da Avaliação de Ciclo da Vida.

Na DAP devem constar a descrição da empresa e do produto, o desempenho ambiental e os contatos do organismo certificador, entre outros dados. “Os tubos de cobre são exemplos de produtos que têm a certificação,” comenta o diretor executivo da Procobre, Antonio Maschietto. “A DAP é importante porque preenche lacuna de documentação que caracteriza o impacto ambiental de um produto, uma informação que as autoridades e os consumidores, cada vez mais, querem saber. Com a DAP, o nosso relacionamento com eles fica mais transparente,” completa.

Abaixo segue a programação completa do workshop:

• 8h30: Credenciamento;
• 9h: “O Programa Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida (PBACV)” – Cristiane Sampaio, pesquisadora-tecnologista em metrologia e qualidade do INMETRO;
• 9h30: “Declaração Ambiental de Produto e a Sustentabilidade” – Gil Anderi da Silva, presidente da Associação Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida;
• 10h: “Tendências de Sustentabilidade na Construção Civil e as Novas Demandas para Produtos”, Alessandra Caiado, do Centro de Tecnologia em Edificações (CTE)
• 10h30: “ACV Modular – ACV e Declaração Ambiental de Produto para melhorar a indústria da construção”, Vanderley M. John, prof. da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e conselheiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS)
• 11h: “Case de EPD da Indústria Brasileira de Tubos de Cobre” – Eng. Antonio Maschietto, diretor executivo do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre)
• 11h30: Debate/mesa redonda
• 12h30: Encerramento

Workshop Avaliação do Ciclo da Vida
Local: sede da Fiesp
Data: 10/9
Endereço: Avenida Paulista, 1.313, Cerqueira César
Horário: das 8h30 às 13h
Inscrições: No site da Fiesp

Sobre a Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos que faz parte da Internacional Copper Association (ICA), sediada em Nova York e líder mundial na promoção do cobre, metal que sempre se fez presente na evolução das civilizações. A Procobre tem como missão gerar demandas para os produtos de cobre, difundir informações sobre os atributos técnicos, científicos e as contribuições do cobre para a formação e preservação da vida, gerar pesquisas, desenvolver processos e produtos tecnológicos e criar novos usos para o metal. Seus dois maiores desafios são posicionar a indústria do cobre como um setor fundamental para responder aos desafios da sociedade e colocar o cobre como um material que atende às preocupações do desenvolvimento sustentável. Site: www.procobre.org


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
26/07/2017
» Higiexpo impacta positivamente o mercado de limpeza profissional
26/07/2017
» Fenasucro & Agrocana: plataforma de tecnologias e soluções para o setor sucroenergético
26/07/2017
» Abav Expo abre inscrições do Programa Comprador Convidado
26/07/2017
» 2ª Edição da High Design Expo: A nova era do design brasileiro
26/07/2017
» Espaço Mice do Festuris 2017 será revitalizado e terá agendamento obrigatório
mais...
  buscar notícias: