Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
10/09/2015
Recital de poesia e música marca primeira noite da Feira do Livro em Venâncio Aires

A abertura contou com a presença do patrono Luiz Coronel e de um bom público

Feira do Livro de Venâncio inicia quarta com a presença do patronoLiteratura, música e homenagens marcaram a primeira noite de programação da 16ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires. Na presença do patrono Luiz Coronel, um bom público compareceu ao pavilhão de eventos São Sebastião Mártir nesta quarta-feira, 9, para acompanhar a cerimônia de abertura, premiação do 7º Concurso Literário Municipal e, claro, a participação de Luiz Coronel, que ao lado do músico Victor Culanys e da atriz Deborah Finochiaro, apresentaram um recital de poesia e música social brasileira.

Com o pavilhão especialmente decorado e iluminado para receber os visitantes, a Feira do Livro da Capital do Chimarrão faz uma viagem as culturas que contribuem para a formação do povo gaúcho. Com a presença de 11 livrarias, o local atrai ainda pelas exposições culturais, Kombi da Leitura, espaço café e rádio Feira do Livro.

Durante a cerimonia de abertura, os organizadores ressaltaram a importância de incentivar a leitura de livros em tempos de redes sociais e de uma avalanche de informações curtas e de significados vazios. Para a gerente local do SESC, Diane Araújo, a missão da feira é apresentar aos jovens e adolescentes bons textos, impulsionadores de mudanças. O prefeito Airton Artus também destacou o baixo índice de leitura entre os brasileiros e o desafio de mudar o quadro para melhorar a educação em Venâncio Aires e no país. O prefeito, que lembrou o reconhecimento do Tribunal de Contas por ser o município que mais adquiriu livros com recursos próprios, destacou também que há um longo caminho a percorrer até melhorarmos os índices de leitura dos nossos alunos.

O patrono Luiz Coronel, que presenteou o prefeito com seu livro “Dicionário Érico Veríssimo” elogiou muito a cidade de Venâncio Aires e agradeceu a distinção como patrono da feira. Em menos de cinco minutos de discurso, Coronel foi profundo em suas palavras. Ele reverenciou o livro aberto e a luz de cabeceira como salvadores no abastecimento da inteligência. “Não há salvação fora dos livros. Sou incapaz de imaginar um mundo sem livros. É por meio dele que se mantém a riqueza da linguagem. É com ele que se preserva a memória. Na era da informação, é preciso salientar que nem toda informação é conhecimento e nem todo conhecimento é cultura. Saber discernir um do outro é que nos diferencia”, destacou.

Ainda durante a cerimonia de abertura aconteceu a premiação do 7º Concurso Literário, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Jovens de escolas locais e também da comunidade foram premiados em oito categorias.

Após a solenidade, o espetáculo liderado por Luiz Coronel, com recital de poesia e música social brasileira encantou o público presente. A Feira do Livro de Venâncio Aires segue até domingo, 13, e a programação completa pode ser conferida no site www.venancioaires.rs.gov.br.

Fonte: Prefeitura de Venâncio Aires
 


Últimas Notícias 
17/10/2017
» Anhembi recebe a Brasil Trading Fitness Fair
17/10/2017
» FCEM Febratex Group patrocina a 33ª IAF World Fashion Convention
17/10/2017
» Rehafair começa nesta quinta-feira (19)
17/10/2017
» HSM Expo 2017 discute o futuro da liderança e gestão
17/10/2017
» Expowork acontece nesta semana
mais...
  buscar notícias: