Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
11/09/2015
Palestras vão debater impactos das mudanças climáticas na produção agrícola

29º Congresso Anual da WUWM, que ocorre entre os dias 23 e 26/9, reunirá especialistas nacionais e estrangeiros para discutir futuro dos mercados atacadistas e do setor de abastecimento

Sob o tema “O meio ambiente e o futuro dos mercados atacadistas”, o 29º Congresso Anual da União Mundial de Mercados Atacadistas (World Union of Wholesale Markets/WUWM), que será realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, contará com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros. Eles vão participar de uma conferência e de quatro debates específicos, destinados a discutir os impactos globais das mudanças climáticas na agricultura e os rumos dos mercados atacadistas e do setor de abastecimento.

A iniciativa, que ocorrerá no município de Campinas, maior polo tecnológico da América Latina, é promovido pela WUWM. A organização está a cargo da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN). A entidade reúne 23 centrais de abastecimento, que são responsáveis pela gestão de 56 entrepostos atacadistas instalados em todo o país.

Nesses espaços atuam produtores rurais, comerciantes atacadistas e varejistas, distribuidores e prestadores de serviços que buscam fornecer alimentos de qualidade à população. Esse complexo operacional respondeu, em 2014, pela comercialização de 15,7 milhões de toneladas de produtos frescos, o equivalente a R$ 28,8 bilhões (cerca de US$ 9,6 bilhões).

“Estamos seguros de que esse evento apresentará uma agenda temática de grande interesse para todos os gestores e operadores de mercados atacadistas de alimentos in natura, além de ser uma grande oportunidade para se trocar experiências inovadoras na gestão e nas operações de entrepostos atacadistas”, afirma Mário Maurici, presidente da ABRACEN, que também responde pela direção da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).

Debates – Todas as discussões do 29º Congresso ocorrerão no dia 24/9 (quinta-feira), no Royal Palm Plaza. A conferência “Novos cenários para o abastecimento alimentar frente às mudanças climáticas”, às 9h, terá como palestrante o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Evaristo Eduardo de Miranda. Consultor da Presidência da República, com mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França, ele presta assessoria para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Banco Mundial, Organização dos Estados Americanos (OEA) entre outras instituições.

O primeiro debate temático, intitulado “Desafios para modernização e construção de novos mercados atacadistas na América Latina”, reunirá, às 10h, o gerente geral de Corabastos (Colômbia), Mauricio Parra; o gerente geral do Mercado Atacadista da Cidade do México, Julio Cesar Chávez Serna; o presidente do Mercado Atacadista de Montevidéu (Uruguai), Carlos Colacce Molinari; e o gerente geral da EMMSA (Peru), Jose Antonio Luna Bazo. A mediação será feita pelo presidente da WUWM, Manuel Estrada, que também é chefe do Departamento Internacional de Mercasa (Espanha).

A segunda mesa de discussão, “Os mercados atacadistas no século XXI – Maior eficiência e especialização dos serviços”, marcada para as 11h30, contará com o CEO da Ceasa Rio de Janeiro, Paulo Jobin Filho; o diretor do Mercado Internacional de Rungis (França), Dominique Batani; o diretor de Estruturas Comerciais de Mercasa, Pablo González González. A moderação estará a cargo do professor de Economia da Unicamp, Walter Belik.

“Integração dos mercados atacadistas com os segmentos de produção e de varejo” é o terceiro painel temático, com início às 14h30. Participam dessa rodada a presidente do Conselho da Maryland Food Center Authority (Estados Unidos), Elizabeth Banthem; e o chefe de Comunicações Corporativa da CAR SCPA (Itália), Fabrizio Venturini. A mediação será do coordenador de pós-graduação acadêmica da ESPM, José Luiz Tejon.

O último debate, às 16h, leva o nome de “Mercados varejistas tradicionais e os novos modelos para distribuição varejista de alimentos – Agregação de valores aos produtos e a influência das campanhas promocionais para aumento do consumo”. Os palestrantes serão o diretor e gerente geral de Lo Valledor (Chile), Gonzalo Bravo Baltra; e o gerente geral da China Zhengzhou Grain Wholesale Market, Qiao Linxuan. O moderador da mesa será o vice-presidente de Varejo da WUWM, Roberto Alonso Gordón.

Inscrições abertas – Ainda é possível se inscrever no Congresso, que tem entre seus patrocinadores a Caixa Econômica Federal. Em relação aos participantes brasileiros, a Abracen oferece desconto de 50% para operadores de mercados, técnicos, acadêmicos, estudantes ou pessoas cuja atividade tenha alguma relação com o público e o tema do encontro. Para saber mais informações sobre o evento e a respeito das inscrições, basta acessar o site www.wuwmbrazil2015.com ou contatar o e-mail info@abracen.org.br.

Até o momento, estão confirmados mais de 220 participantes. Além do Brasil, haverá delegações de 23 nações: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, México, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Turquia, Peru, Índia, Nepal e Uruguai.

A programação prevê visitas técnicas à Ceasa Campinas, ao Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da Ceagesp e ao Mercado Municipal de São Paulo, além de uma exposição de produtos tradicionalmente comercializados nos entrepostos atacadistas brasileiros. O 29º Congresso servirá ainda para a realização da reunião anual dos membros, das seções regionais e da direção da WUWM. Haverá também o Encontro de Negócios, voltado a promover novas parcerias, em nível nacional e internacional, entre empresas e entidades do setor de abastecimento.

Sobre a WUWM – A União Mundial de Mercados Atacadistas (WUWM) é uma associação sem fins lucrativos que envolve todos os campos e atividades relacionadas à promoção, desenvolvimento e intercâmbio de conhecimentos e informações sobre mercados de alimentos por atacado. A entidade reúne, atualmente, cerca de 200 membros em 45 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
22/02/2018
» Equipotel Regional: evento de lançamento é anunciado para o fim de fevereiro
22/02/2018
» Intermodal South America: resultados positivos apontam futuro promissor para o transporte aéreo de cargas
22/02/2018
» ExpoLondrina espera mais de 500 mil visitantes
22/02/2018
» Produtores rurais terão espaço de destaque no Sirha
22/02/2018
» André Trigueiro vai falar sobre o uso inteligente dos recursos naturais no Smart City Expo Curitiba
mais...
  buscar notícias:
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais