Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
11/09/2015
Maior Feira da Agricultura Familiar do Nordeste é lançada em Petrolina, PE

Lançamento do Semiárido Show foi realizado nesta quinta-feira (10).
Evento acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, na Embrapa.


Foi lançado nesta quinta-feira (10) em Petrolinax, no Sertão de Pernambuco, a 6ª edição do Semiárido Show, conhecida como a Maior Feira da Agricultura Familiar do Nordeste brasileiro. O evento acontece entre os dias 20 e 23 de outubro na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Petrolina. Na cerimônia estavam presentes representantes de órgãos públicos federal, estadual e municipal.

Durante o lançamento do Semiário Show, foi apresentada a proposta do evento que este ano tem como tema: Território, Água e Agroecologia: Bases para a vida no semiárido. O chefe da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama, destacou a importância da feira. “É um evento que está se consolidando como o maior no gênero, voltado para a agricultura familiar, em âmbito regional. Envolve mais de 20 mil agricultores. São 20 unidades da Embrapa que trazem seus conhecimentos, suas tecnologias para serem apreentadas. Mas, muito mais do que uma feira tecnológica, é um grande fórum de discussão, das políticas públicas, das alternativas para apoio a produção dessa região”, disse.

A preocupação da Embrapa e demais parceiros envolvidos na feira, como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) é direcionado para as famílias do semiárido. “O objetivo do evento dessa natureza é fortalecer as atividades produtivas, para que a renda dessas famílias e a acessão sejam consolidadas pela produção, pela renda da produção, pela renda do trabalho e com isso melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas famílias”, explicou Pedro.

O coordenador geral do IRPAA, Cícero Félix, também enalteceu a importância da agricultura familiar. “Hoje, 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar. Nessa região nós temos o maior número de agricultor familiar do Brasil. Por isso esse evento vem com uma pauta que mostra a importância da agricultura familiar para a região e para o Brasil. Nesse sentido, os conhecimentos, as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa nos centros de pesquisas podem potencializar a produção desses agricultores e agricultoras nessas propriedades da região”, argumentou.

Além das áreas de exposição e demonstração de tecnologias, haverá várias atividades voltadas para o público. “Temos seminários que vão tratar de dois temas extremamente importantes nesse momento no semiárido, que é a questão da crise hidrica e também o aproveitamento da agrobiodiversidade. Teremos mais mais de 40 cursos, com uma pauta muito variada, com temas atuais, que de certa forma são demandados pelos agricultores e pelas instituições”, ressaltou Pedro Gama.

Semiárido Show

A feira é voltada para agricultores, pesquisadores, técnicos e estudantes e é realizada pela Embrapa e pelo Instituto Regional da Pesquisa Agropecuária Apropriada (IRPAA), junto com parceiros. Este ano serão enfatizadas as tecnologias, experiências agrícolas e políticas necessárias para a convivência com o clima semiárido.

Fonte: G1
 


Últimas Notícias 
21/07/2017
» Set Expo mostra os desafios e as tendências tecnológicas do setor audiovisual
21/07/2017
» Expositores apostam na retomada dos negócios e buscam visibilidade na principal feira de negócios do setor AVAC-R para América Latina
21/07/2017
» Festival de Dança de Joinville atrai turistas de todo o país
21/07/2017
» Showroom de móveis deve movimentar R$ 15 milhões em negócios em Fortaleza
21/07/2017
» Labace 2017 terá 45 aeronaves expostas em Congonhas
mais...
  buscar notícias: