Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/09/2015
Moda sustentável é destaque no primeiro Amazon Fashion Venue

A 1ª edição do evento mostrará criadores de moda não tão conhecidos do Amazonas, aliados ao bem do meio ambiente

Com desfiles de moda inclinados à sustentabilidade, o evento, além de mostrar estilistas da Amazônia, vai também mostrar trabalhos de artesãos de comunidades ribeirinhas próximas à capital (Divulgação)

“A Amazônia sempre esteve na moda, e agora é hora da moda estar na Amazônia”, afirma Rita Prossi, diretora geral da 1ª edição do Amazon Fashion Venue, que vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de setembro na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Com desfiles de moda inclinados à sustentabilidade, o evento, além de mostrar estilistas da Amazônia, vai também mostrar trabalhos de artesãos de comunidades ribeirinhas próximas à capital, e palestras relacionadas à economia criativa e moda sustentável.

De acordo com Rita, a proposta inicial do evento é lançar alguns estilistas do Amazonas formandos ou formados, cujas marcas não são tão conhecidas. “Queremos mostrar que aqui temos muitos estilistas bons, com essa pegada diferente, a da sustentabilidade. São criadores, designers, que vão sempre às Fashion Weeks do País buscar as tendências, e que imprimem, em suas peças, combinar o rústico com a sofisticação”, complementa.

A moda, no entanto, não se alicerçará sozinha no evento, porque haverá um componente auxiliar de peso: trata-se do artesanato. “Queremos unir o artesanato à moda, e por isso existe a nossa parceria com a FAS, que nos ajudou com a logística para visitar as comunidades Tumbira, Taracá, Tiririca, Santo Antônio e Japiim. Lá, moram artesãos que recebem consultoria de funcionários da FAS e trabalham com resíduos, fibras e com sementes que provém das regiões de cada um: a comunidade que tiver maior incidência de açaí produz com açaí; quem tiver mais abacaba, produzirá com abacaba”, lembra Rita.

Programação

O primeiro dia terá o desfile de 10 grifes/estilistas e será restrito para convidados e imprensa. Os dois outros dias são liberados para o público em geral, e contarão com os desfiles e demais atividades. “Começaremos o evento às 15h, mas os desfiles iniciam às 19h. Entre este horário, o espaço estará voltado às exposições de peças de roupas e artesanatos, bem como às palestras que serão oferecidas. Todas as peças que forem apresentadas nos desfiles estarão nas lojas físicas dos expositores, que estarão lá com seus cartões de visita. No terceiro dia, os desfiles do primeiro dia serão reapresentados para os conselheiros da FAS e para o ator Victor Fasano, que estará lá”, coloca.

A Tapajós Tecidos e a grife Chá de Verão são alguns nomes que desfilarão suas peças no dia 17. “Os outros estilistas que teremos são a Alzira Silva, do Ateliê Alzira Fashion, e ela desfilará trajes de noivas e festas. A Dora Mendonça, do Ateliê Romantique, vai apresentar peças românticas ao estilo ‘lady like’. A Flora Vas desfilará roupas para dança e fantasias para teatro. A Failane Rodrigues vai apresentar uma proposta de roupas de praia sustentáveis. A Thay Inomata mostrará uma proposta com tecidos naturais, uma coisa mais rústica, com publicidade e elegância, entre outros nomes”, descreve Prossi.

Na ocasião, Rita também apresentará sua coleção, voltada para vestidos com pinturas feitas à mão. E as inspirações para essas pinturas são as mais amazônicas possíveis. “Todos os looks terão um toque feito por mim, com a pintura no tecido. Me inspiro nas palmeiras e frutos das palmeiras, nas abacateiras, açaizeiros, e um pouco nas pescarias indígenas”, encerra.

Serviço

O quê: Amazon Fashion Venue
Quando: 16, 17 e 18 de setembro, a partir das 15h
Onde: Fundação Amazonas Sustentável (Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10)
Quanto: Gratuito

Fonte: A Crítica
 


Últimas Notícias 
24/07/2017
» Equipotel: 2017: instalação simula hotel de última geração durante feira de hospitalidade
24/07/2017
» 12ª Eletrolar Show movimenta R$ 1,57 bi em negócios
24/07/2017
» Festejos Juninos movimentam economia e geram emprego no Brasil
24/07/2017
» Marcas brasileiras de moda praia aterrissam em Miami
24/07/2017
» Feira na Rosenbaum celebra 5 anos de existência em edição especial durante a Design Week
mais...
  buscar notícias: