Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/09/2015
Ministério lança sistema com informações do setor turístico

Metodologia torna possível retrato do emprego formal no setor do turismo, e informações sobre agências de viagem e transporte aéreo

O Ministério do Turismo (MTur) apresentou, durante o II Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas – Brasil 2016-2014, realizado na semana passada em Brasília, as etapas do conjunto de ações que amplia o conhecimento sobre o setor de turismo: o novo Sistema Nacional de Informações Turísticas – o Situr Nacional.

Além de renovar a pesquisa de turismo internacional, representantes de órgãos públicos e privados, consultores internacionais e acadêmicos discutiram questões relativas à implantação do Situr.

“A economia do turismo depende do que conseguiremos fazer com o nosso novo sistema”, afirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa, José Francisco de Salles Lopes.

Uma das ações estratégicas para o sistema é a ampliação da pesquisa de Meios de Hospedagem, em negociação com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que será realizada em 2016 e prevê uma coleta de cerca de 40 mil estabelecimentos.

Em 2011, o universo foi de sete mil meios de hospedagem e diversas categorias, desde o mais luxuoso ao mais simples, incluindo o cama e café, serão pesquisados.

O IBGE começará a divulgar, também, um retrato do setor de turismo com base em informações coletadas com segmentos como agências de turismo, transporte aéreo, transporte turístico, locadora de veículos e alojamentos.

O levantamento estará disponível a partir de setembro deste ano com dados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. A base de dados completa terá informações retroativas, que datam de janeiro de 2012.

Outra novidade foi a apresentação de uma ferramenta que permitirá a consulta a dados sobre a mensuração do emprego formal do setor de turismo no Brasil, usando como principais fontes a Relação Anual de Informações Sociais – RAIS e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD.

Dados do IPEA revelam que os estados que geram mais empregos no setor e apresentam maior índice de dependência das atividades relacionadas ao turismo, segundo a RAIS 2013, são o Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Roraima e Distrito Federal.


Fonte: Ministério do Turismo
 


Últimas Notícias 
23/06/2017
» Infertilidade figura entre temas do Congresso Internacional de Osteopatia em Campinas
23/06/2017
» Flyworld Viagens Piracicaba participa de Feira de Noivas com pacotes especiais para Lua de Mel
23/06/2017
» Shopping Minascasa realiza 17ª edição da Feira de Artesanato a partir de hoje (22)
23/06/2017
» Gravação a laser Datalogic traz confiança e economia para indústria e comércio
23/06/2017
» Água de Cheiro retoma o negócio com força total
mais...
  buscar notícias: