Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
15/09/2015
"Orgulho de ser brasileiro" será tema da Maratona Mude 2015

A sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) recebeu na última sexta-feira, dia 11, as quatro equipes selecionadas para a Batalha Criativa da Maratona Mude 2015, evento de design promovido pela entidade calçadista e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, no BarraShopping Sul, em Porto Alegre/RS. No encontro, que contou com a presença do mentor da Maratona, o estilista João Pimenta, foi apresentado o briefing criativo que irá balizar as criações: resgate do orgulho de ser brasileiro através do design.

O consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, ressaltou que o momento turbulento pelo qual passa o país deve servir como motor para a inovação, para a recuperação da autoestima do brasileiro. “O melhor do Brasil é o brasileiro, que com seu civismo sempre procura um jeito de superar as barreiras impostas. Agora, no nosso desafio para a Maratona queremos saber como poderíamos representar o orgulho de ser brasileiro através do design de calçado a fim de melhorar a autoestima da mulher brasileira”, questiona o consultor.

Originalidade

Pimenta, por sua vez, acrescentou que é preciso que a referência seja utilizada de forma racional, para a criação de um produto inovador que “vá para o pé e não para a estante”. “Buscamos um calçado sofisticado, com um design clean e com uma proposta fácil de entender”, explicou.

Receptividade

Na oportunidade, as equipes foram unânimes em ressaltar a importância da experiência de participar da Maratona para o crescimento profissional através do aprendizado e troca de ideias inovadoras. A importância das ideias novas para a travessia do atual momento da indústria calçadista brasileira também foi destacada. “Desde que nasci ouço que a indústria calçadista está mal. Agora é hora de nos perguntarmos o que podemos fazer para mudar essa realidade”, ressaltou a estudante de Design de Moda Mariana Telles. Miriam Megalhaes, designer de calçados, falou sobre a importância do evento como motor para o resgate do interesse e da autoestima do sapateiro.

O encontro terminou com apresentações do Fórum de Inspirações 2017, da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), e da Usefashion.

O evento

A Maratona Mude terá dois dias de duração. No primeiro, acontece uma programação de oficinas práticas e a esperada Batalha Criativa, onde as quatro equipes selecionadas terão que construir três protótipos de calçados femininos – somente o pé direito – em 24 horas ininterruptas utilizando o briefing “resgate do orgulho de ser brasileiro através do design”. A Batalha do primeiro dia da Maratona Mude acontece em ateliês montados na área central do BarraShoppingSul, em espaço aberto ao público. “Uma espécie de reality show ao vivo dentro do shopping”, comparou Henke. Durante as 24 horas, as equipes terão à disposição equipamentos e materiais, além de uma estrutura de fábrica conceito com máquinas e ferramentas para a montagem dos protótipos. A Batalha Criativa terá início às 10 horas.

No segundo dia do evento, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, acontece a Maratona de Conteúdo, com palestras, exposição e ações de interação. A programação de conteúdo pode ser conferida no site do evento www.maratonamude.com.br. Também neste dia será conhecida a equipe vencedora que receberá troféu e um cheque no valor de R$ 20 mil.

A Batalha será aberta ao público durante horário comercial de funcionamento do Shopping. Já os ingressos para oficinas e palestras possuem preços diferenciados e podem ser adquiridos no site do evento.

A Maratona Mude é uma realização da Abicalçados e da Apex-Brasil, com patrocínio da Francal Feiras, Grupo Couromoda e Colorgraf.


Fonte: Apex-Brasil
 


Últimas Notícias 
23/08/2017
» Concrete Show começa nesta quarta-feira (23) em São Paulo
23/08/2017
» Mobility & Show SP: feira de acessibilidade promove Adoção de Pets com Deficiência em São Paulo
23/08/2017
» Turismo de negócios ganha força no Tocantins com novo centro de convenções
23/08/2017
» Febrava 2017: ilha temática traz tendências e novas soluções em energia renovável
23/08/2017
» Pet Brasil leva 5 empresas nacionais para Pet Fair Asia
mais...
  buscar notícias: