Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
15/09/2015
Rio Info 2015 começa amanhã, dia 15

13ª edição do evento terá como foco a aproximação entre empresas e usuários

Começa nesta terça-feira, dia 15 de setembro, a 13ª edição do Rio Info (rioinfo.com.br), principal evento de tecnologia da informação (TI) e negócios do país. A abertura será às 9h30min e contará com a presença de representantes das principais entidades nacionais do setor de TI, autoridades governamentais, entre elas o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Gustavo Tutuca, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho e o senador Walter Pinheiro (PT-BA)., O evento acontece até quinta-feira, 17, no Hotel Royal Tulip (Rua Aquarela do Brasil 75), São Conrado, Rio de Janeiro.

Mais de dois mil participantes, dos quais 145 palestrantes, 95 diferentes atividades, 188 empresas de 16 estados e do Distrito Federal e países (12)e das Américas e da Europa participarão do Rio Info 2015. Entre os países, representados por mais de 50 empresas, estão Portugal, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Alemanha, Espanha, França, Colômbia, Áustria e, pela primeira vez, a Bélgica. Dentre estes, Portugal terá a maior delegação, com 12 empresas confirmadas.

A Rodada de Negócios deste ano contará com a presença inédita de empresários da região Norte do país, representada pelos estados de Amazonas, Acre e Rondônia. De outras regiões participam o Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.

Benito Paret, coordenador geral do evento e presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio), afirma que o Rio Info é um espaço único para discussão sobre a TI brasileira. “Com suas características de abrangência de temas e participações não há outro semelhante”. Ele destacou o apoio das entidades nacionais do setor: “Os profissionais do setor reconhecem o Rio Info como um espaço para discussão dos principais temas da TI. Isso é fruto de um processo, uma construção que chega à 13a edição consecutiva.”, afirma.

Um dos temas de destaque do Rio Info 2015 será a tecnologia de uso com sua transversalidade. Segundo Paret, embora o uso da tecnologia seja amplo, a sociedade ainda engatinha em suas possibilidades: “Ela já está entre nós, mas ainda demanda muitos recursos para ser uma realidade. Vislumbramos suas aplicações, mas ainda não a empregamos como será no futuro. As empresas precisam se preparar para as oportunidades que surgirão”.

Destaques da 13ª edição

Durante o Rio Info 2015, representantes das empresas Ipiranga, Grupo Globo, NIC.br, Prefeitura do Rio, Natura, Vivo e Bradesco assinarão contrato com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) para concessão dos domínios com o nomes de suas marcas como “.natura”, “.vivo” etc, em substituição ao “.com.br”. A solenidade contará com a presença do presidente da Divisão de Domínios Globais da ICANN, Akram Atallah. A assinatura dos contratos será realizada na quarta, 17, às 16h30. Antes, às 15h, Daniel Fink, Manager Stakeholder Engagement Brazil da ICANN, ministrará palestra sobre Novos Domínios Globais da Internet.

Estudantes do ensino fundamental e makers, profissionais de diversas áreas que usam plataformas de prototipagem para criar mecanismos automatizados, exporão alguns de seus protótipos e criações. Serão apresentadas diversas soluções criadas a partir de placas de apoio à prototipagem eletrônica como Arduíno, Raspberry PI, Beagleboard e Galileo, entre outras, com o reaproveitamento de partes de equipamentos eletrônicos fora de uso. A exposição acontece na terça-feira, 15, a partir das 14h.

No dia 16, às 18h, estreia o documentário “Protagonismo do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento da Tecnologia da Informação”. O filme selecionado pela Faperj, por meio de edital comemorativo do Rio 450 anos e realizado pelo TI Rio e a Riosoft, conta com direção e roteiro de Bruno Nasser e pesquisa de Newton Fleury, diretor do TI Rio. O documentário retrata a história da informática do estado do Rio de Janeiro por meio de depoimentos e registros de instituições acadêmicas, empresas e especialistas, desde o primeiro computador instalado na Puc-Rio, no início da década de 60, até o cenário atual das cidades inteligentes, conceito no qual o Rio se tornou recentemente referência nacional.

A etapa final da Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA), competição que tem como objetivo revelar talentos e estimular o interesse dos jovens pela informática, também contará com novidade este ano. Os competidores realizarão as provas por meio das ferramentas PortugolStudio, ambiente de desenvolvimento gratuito projetado por pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que permite a criação e a execução de programas escritos em Portugol (linguagem de programação), e da Run.Codes, um sistema de submissão e correção automática de exercícios de programação.

Equipes de quatro escolas de diferentes estados foram selecionadas para a etapa final do CRIA, no dia 17 de setembro: Escola Técnica Estadual República (ETER – Rio de Janeiro); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC – Campus Florianópolis) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Ibirubá).

Programação - Todas as atividades estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho: “Sociedade digital”, “Empreendedorismo, inovação e negócios”, “Tecnologia da Informação – presente e futuro”, “Profissionais do futuro” e “Política de fomento à TI”.

Confira a programação em www.rioinfo.com.br

Sobre o Rio Info - O Rio Info é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio de 24 entidades, entre elas as principais representantes nacionais do setor de TI - Softex, Fenainfo, Apex Brasil e Abes Software – além de outras entidades e órgãos do governo: OAB/RJ, Faperj, Acerj, Brasscom, CDL Rio, Brasil IT+, Sebrae, Nic.br, CGI.br, Icann, Sescon Rio, Sindilojas Rio, Sindpd-RJ, Finep, BNDES, Prefeitura do Rio de Janeiro e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os dados acumulados das doze edições anteriores somam mais de 15 mil participantes, duas mil empresas entre brasileiras (de 20 estados) e estrangeiras (16 países) e potencial de negócios de R$ 200 milhões.

Rio Info 2015 – 13º Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro.
Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
28/07/2017
» Setor hoteleiro se reúne na Equipotel com expectativa de bons negócios e intercâmbio de conhecimento
28/07/2017
» FIEE traz para São Paulo discussões sobre inovações e políticas públicas para cidades inteligentes
28/07/2017
» João Doria apresenta resultados de projeto da prefeitura no Conarh 2017
28/07/2017
» Expo Licensing Brasil 2017 reúne oportunidades de novos negócios para a indústria e o varejo brasileiro
28/07/2017
» Soluções que reduzem custos na colheita da cana-de-açúcar são encontradas na 25ª Fenasucro & Agrocana
mais...
  buscar notícias: