Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
15/09/2015
Senai Paraná lança câmara para análise de formaldeído

Equipamento construído com tecnologia nacional, mede níveis de formaldeído emitido, beneficiando indústrias madeireiras, moveleiras e de papel e celulose

O Senai no Paraná lança durante o Congresso Nacional Moveleiro, que se realiza nos dias 16 e 17 de setembro, a primeira câmara para análises de emissão de formaldeído construída no Brasil, com tecnologia nacional.

Criada para simular condições ambientais, relacionadas à temperatura e à umidade relativa, na exposição de amostras de chapas derivadas de madeira ou pequenos móveis a condições pré-definidas pelas normas técnicas e quantificar o formaldeído emitido, a câmara trará benefícios para a indústria de modo geral, mas principalmente às indústrias madeireiras, moveleiras e de celulose e papel.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Alimentos e Refrigeração Industrial, localizado em Toledo, no Oeste do Paraná, a partir de um convênio com o Consorzio Del Mobile (Instituto Cosmob.) da Itália.

De acordo com o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, a câmara desenvolvida no estado permitirá atender melhor ao setor, em suas necessidades laboratoriais e de pesquisa. “Mais que isso, o equipamento permitirá às indústrias superar barreiras técnicas e comerciais impostas pelo mercado internacional, em função do nível de formaldeído verificado nos produtos nacionais”, afirma. O diretor acrescenta que “as soluções em inovação, oferecidas pelo Senai, demonstram o potencial tecnológico e inovador que a instituição tem para ajudar as indústrias em sua produtividade e competitividade”.

Laudos de conformidade

Atualmente instalada no complexo de laboratórios da unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba, a câmara poderá atender em breve a área madeireira, moveleira e de celulose e papel. A prestação de serviços será na qualificação de produtos das indústrias do setor para exportação, reduzindo custos e tempo de análises. “Em 2016 já será possível emitir laudos de conformidade por meio desse equipamento”, assegura o engenheiro Rafael Augusto Fiametti, do Gerenciamento de Projetos e Climatização do Senai em Toledo.

Segundo Fiametti, todo o estudo feito para a construção do equipamento levou em consideração a necessidade de manutenção e qualidade. “Dessa forma, buscamos os melhores materiais do mercado nacional. Tínhamos que trazer para a realidade nacional um produto com características europeias. Desde a adaptação de materiais e equipamentos, até o fato de nosso clima ser diferente do europeu”, conta o engenheiro, lembrando que a base de estudos era o projeto italiano, que não se enquadrava à realidade brasileira de mercado.

“Um dos aspectos relevantes do projeto é o vínculo com uma grande cadeia industrial, contemplando fornecedores de matéria-prima, fabricantes de painéis derivados de madeira e produtos de madeira”, assegura Claudio Henrique Voth, coordenador técnico de Negócios do Senai. De acordo com ele, “o não atendimento do alto nível de exigência no exterior referente ao tema ‘emissão de formaldeído’ e que está atrelado à saúde humana, dificulta a inserção dos produtos brasileiros nestes mercados”, explica.

No dia 18, sexta-feira, a câmara poderá ser visitada por empresários e pela imprensa, no período das 9h às 12h.

Serviço

Lançamento da Câmara de Formaldeído
Data: 18 de setembro de 2015
Horário: Das 9h às 12h
Local: Senai CIC – Rua General Potiguara, 201


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
24/07/2017
» Equipotel: 2017: instalação simula hotel de última geração durante feira de hospitalidade
24/07/2017
» 12ª Eletrolar Show movimenta R$ 1,57 bi em negócios
24/07/2017
» Festejos Juninos movimentam economia e geram emprego no Brasil
24/07/2017
» Marcas brasileiras de moda praia aterrissam em Miami
24/07/2017
» Feira na Rosenbaum celebra 5 anos de existência em edição especial durante a Design Week
mais...
  buscar notícias: