Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
16/09/2015
Workshop sobre infraestrutura debate modelo de projetos britânicos para SP

Realizado no Palácio dos Bandeirantes, evento propõe ainda discussão sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs) no Estado de São Paulo

Fomentar a discussão sobre concessões e parcerias público-privadas (PPPs) no Estado de São Paulo em temas fundamentais para o aprimoramento das parcerias entre governo e iniciativa privada.

Este é um dos objetivos do workshop "Boas Práticas na Estruturação e Modelagem de Parcerias para Desenvolvimento de Projetos de Infraestrutura: A Experiência Britânica e Aplicabilidade ao Contexto Paulista", realizado pelo Comitê Gestor do Projeto SP Infra, formado por membros da Casa Civil, Secretaria de Governo e do Consulado Britânico.

O workshop começou nesta segunda-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, e tem duração de dois dias.

Na abertura do workshop, a subsecretária de Parcerias e Inovação, Karla Bertocco, apresentou as principais questões e pontos de atenção no contexto das parcerias paulistas. "Em São Paulo, temos importantes concessões e parceiras público-privadas que são modelos de políticas públicas, não só de financiamento".

Programa de concessões

Desde a década de 1990, São Paulo conta com programa de concessões, principalmente em obras estruturantes. Hoje existem 19 contratos de concessão de rodovias, três de gás e a concessão do Centro de Exposições Imigrantes.

"Nas parcerias público-privadas, a Linha 4-Amarela do Metrô é referência em qualidade de serviços, a Linha 6-Laranja está sendo iniciada, além da modernização dos trens da Linha 8-Diamante da CPTM e construção do VLT na baixada santista", explicou Karla. A Lei de PPPs é de 2004, sendo que, em São Paulo, ela foi primeiramente utilizada em 2006, na Linha 4 do Metrô.

As parcerias abrangem diversas áreas, como mobilidade, saneamento, saúde e habitação. No início de setembro, o governador Geraldo Alckmin anunciou o início das obras da primeira parceria público-privada do Brasil na área de habitação social. Serão construídas mais de 3.500 unidades habitacionais no centro de São Paulo.

O processo está sendo conduzido pela Secretaria da Habitação, por meio da Casa Paulista. Projetos hídricos e de saneamento também estão em andamento por meio das PPPs, como as obras do Sistema Alto Tietê e do Sistema São Lourenço.

SP Infra

O projeto SP Infra é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Governo Britânico. No final do ano passado, o governo paulista venceu um processo seletivo no Reino Unido com a proposta do projeto SP Infra.

Como prêmio, recebeu o valor de £ 216 mil (aproximadamente R$ 1,04 milhão) de recursos do Fundo de Prosperidade, programa de cooperação do Reino Unido que visa contribuir para o desenvolvimento da economia em países emergentes. A empresa de engenharia e consultoria Arup foi escolhida pelo consulado britânico como agente implementador do projeto.

Em seguida, o Comitê Gestor do Projeto Infra foi instituído para conduzir as etapas de estruturação e mapeamento dos principais pontos de análise no âmbito das PPPs e das concessões. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi a instituição de ensino envolvida no projeto.

O workshop reuniu mais de 50 pessoas, entre elas servidores do governo que participam da estruturação de parcerias, representantes da FGV, da Arup e do Fundo de Prosperidade Britânico. O grupo vai concluir o guia de boas práticas, primeira etapa de estruturação do SP Infra. A segunda será o desenvolvimento do projeto piloto.

A partir das experiências somadas do Reino Unido e do Estado de São Paulo, o guia vai esclarecer aspectos técnicos fundamentais para o aperfeiçoamento da contratação de projetos prioritários de infraestrutura com a iniciativa privada, como a manutenção da atualidade de serviços públicos, maximização dos ativos públicos, equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, governança institucional e o cálculo do Value for Money de projetos.

Workshop

Um dos objetivos do workshop é aproximar a experiência britânica da realidade paulista. A cônsul do Reino Unido no Brasil, Joanna Crellin, esteve na abertura e falou sobre o papel do Fundo de Prosperidade como fomentador de políticas de desenvolvimento.

Os agentes implementadores do projeto Alexander Jan, Gustavo Ferreira, Henry Chan e Magda Lutterbach, da empresa Arup, estiveram à frente do painel "Mapeamento de Stakeholders e Governança Institucional", a respeito dos arranjos institucionais que viabilizaram projetos de PPPs e concessões britânicas, avaliando o histórico e a evolução das entidades responsáveis por realizar tais parcerias no contexto do Reino Unido.

Os professores da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ari Sundfeld, Mario Engler Pinto Junior, Vera Monteiro, Fernando Marcato e Fernanda Meirelles, conduziram uma mesa redonda com participantes.

Nesta terça-feira, 15, os temas do workshop serão: equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, manutenção da atualidade dos serviços prestados e a maximização de ativos públicos.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
17/01/2018
» Intermodal vem com novidades em 2018
17/01/2018
» Campus Party 2018 terá espaço exclusivo dedicado ao relaxamento e cuidados com a mente e o corpo
17/01/2018
» Expoingá: Feira Internacional de Artesanato trará difusão de culturas singulares
17/01/2018
» Governador abre 27º Salão do Artesanato da Paraíba nesta quarta-feira
17/01/2018
» Brasil apresenta oportunidades de investimentos em hotelaria e parques em encontro na Espanha
mais...
  buscar notícias:
 
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais