Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
21/09/2015
Feira Internacional do Pantanal volta a ser realizada após oito anos

Evento é retomado com foco na realização de negócios e venda de produtos e serviços turísticos

O Governo do Estado de Mato Grosso vai apoiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a realização da Feira Internacional de Turismo (FIT) no Pantanal, a ser realizada entre os dias 20 e 24 de abril de 2016, no Centro de Eventos do Pantanal. O anúncio foi feito no final da tarde desta quinta-feira (17) pelo governador Pedro Taques, ao receber representantes do trade turístico de Mato Grosso. O evento é uma realização do trade, por meio do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur).

O conceito da FIT, antes denominada de festa, foi reformulado e o foco principal a partir de agora será a realização de negócios e a venda de produtos e serviços turísticos.

Para Pedro Taques, o apoio do Executivo demonstra a importância que o governo vem dando à atividade. “O Governo do Estado não poderia deixar de ser parceiro de um evento dessa importância. Nós acreditamos no turismo e temos este segmento como uma das molas propulsoras do desenvolvimento”, explicou.

O evento, que volta a ser realizado após oito anos, vai ao encontro do plano do Executivo de fomentar o setor, considerado estratégico para a geração de emprego e renda e de maneira pulverizada, já que as belezas naturais e atrativos turísticos estão espalhados por todas as regiões do Estado.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, esse é um investimento que tem um retorno muito alto, pois gera emprego e renda para uma grande parcela da população. “Temos trabalhado muito para que o turismo se torne um dos principais pilares do desenvolvimento econômico de nosso Estado”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Carvalho, que também esteve presente na reunião, lembrou que os investimentos que o governo está fazendo em alguns equipamentos culturais entrarão para o roteiro turístico da cidade. “Quando o turista vem, ele tem diversos objetivos e o turismo cultural completa esse roteiro”, explicou.

Com o tema Turismo e Globalização, a FIT será realizada tanto com foco nos operadores da atividade, quanto para o público em geral e terá dois lançamentos. O primeiro ocorrerá no próximo dia 24 de setembro, em São Paulo, no Parque Anhembi, durante a realização da 43ª ABAV- EXPO Internacional de Turismo, realizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens.

O evento na capital paulista é considerado o mais completo do setor das Américas e do Hemisfério Sul, onde ocorrem muitas oportunidades de negócios. Em seguida, no dia 1º de outubro, o lançamento da FIT será em Cuiabá.

Um dos organizadores do evento, Jaime Okamura lembrou que turismo se faz em sintonia entre os setores público, privado e terceiro setor. “Sem essa sintonia, não tem como acontecer o desenvolvimento do turismo”, declarou.

Entre os objetivos do evento estão colocar a FIT Pantanal no calendário internacional de turismo de negócios, projetar novos roteiros no estado, fomentar operadores nacionais e internacionais, principalmente da América do Sul e consolidar a feira como espaço comercial de produtos e serviços turísticos da região central do Brasil e da América do Sul.

Além disso, visa ainda valorizar a gastronomia e a cultura local e os micro e pequenos empresários dos destinos turísticos, por meio da realização de rodadas de negócios, e disseminar os casos de sucesso e as boas práticas em turismo.

A FIT contará com espaço para discussões, palestras, exposições, apresentações culturais, praça de alimentação, turismo de experiência e o turismo de negócios.

Também será reservado espaço para uma modalidade nova de turismo em Mato Grosso, o tecnológico, que surgiu devido à necessidade de organizar as visitas que buscam conhecer os investimentos do agronegócio no Estado. Neste espaço os visitantes poderão conhecer melhor como funciona este segmento e a crescente evolução do setor, além de conferir exposições e promoções de novas tecnologias.

Já o turismo de experiência terá um espaço para a prática de esportes de aventura com tirolesas e outras atividades que contemplem esta modalidade para que os visitantes possam conhecer de perto as possibilidades existentes no Estado.

Além de operadores de turismo de todo o país participarão do evento países da América do Sul como Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia.

Com a alta do dólar e a realização das Olímpiadas no ano que vem no Brasil, o país vive um momento propício ao turismo receptivo. A ABAV, parceira do evento, espera reunir durante a FIT cerca de 200 operadores, além de pousadas e hotéis, a fim de realizarem negócios.

Também são parceiros do FIT Pantanal a prefeitura de Cuiabá, Ministério do Turismo e Embratur.


Fonte: 24 Horas News
 


Últimas Notícias 
25/09/2017
» Movelsul Brasil: edição de 2018 reforça o design como diferencial competitivo
25/09/2017
» UBM Brazil e Abralog anunciam parceria
25/09/2017
» #BGS10: Ingressos para edição histórica da Brasil Game Show estão se esgotando
25/09/2017
» Foz do Iguaçu, no Paraná, recebe em 2018 o maior evento de águas termais do mundo
25/09/2017
» MTur faz visita técnica às obras do Centro de Convenções de Teresina
mais...
  buscar notícias: