Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

22/03/2018
Expoagro Afubra 2018 proporciona intercâmbio de conhecimentos entre gaúchos e uruguaios

A programação da Expoagro Afubra 2018 teve, na tarde de hoje, 21 de março, um encontro para compartilhamento de experiências na área agropecuária entre representantes do Rio Grande do Sul e do Uruguai. A comitiva composta por 37 integrantes de quatro departamentos uruguaios - Tacuarembó, Rivera, Durazno e Rocha - está viajando para conhecer as alternativas de produção rural sustentável implantadas no Brasil. Eles foram recebidos pelo presidente da Afubra, Benício Albano Werner; o vice-presidente Marco Antonio Dornelles; o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto; e o presidente da Associação do Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva.

A vinda foi organizada pela Fundação Indra (Instituto para el Desarrollo Rural y Águas), entidade não-governamental que tem o propósito de oferecer capacitações fomentar melhorias na área rural. Essa é a segunda vez que a Fundação Indra organiza visitas de uruguaios à Expoagro e, neste ano, fizeram parte da comitiva prefeitos, técnicos e engenheiros agrônomos, produtores rurais e representantes de entidades. Durante o ato, Aler Donario, entregou placas de reconhecimento para o presidente da Afubra e para o secretário Minetto.

No encontro, o presidente Benício Werner disse que a troca de informações entre os países é importante. “Não podemos olhar os vizinhos como concorrentes, mas fazer um trabalho onde um complementa o outro”, disse. O prefeito Maiquel Silva, falou sobre a Amvarp que congrega 15 municípios, ressaltando que é a troca de experiências que fortalece os municípios. “A agricultura familiar predomina na região, com cultivo de tabaco, soja, arroz, milho e mandioca e temos 110 agroindústrias”, contou.

O engenheiro agrônomo e presidente da Fundação Indra, Aler Donario, apresentou a entidade, que trabalha com captação de recursos privados e públicos. Ele falou sobre projetos em desenvolvimento pelo Indra direcionados à proposta de promoção da agricultura sustentável. Entre as atividades apresentadas por Donario estão capacitações para a sustentabilidade econômica e ambiental, que são realizadas em parceria com outras instituições.

E o secretário Tarcísio Minetto disse que o estado possui 378 mil unidades de produção sendo que a maioria é de pequenas propriedades familiares e que o poder público possui eixos de fomento direcionados ao desenvolvimento rural sustentável, infraestrutura, economia e cooperação e educação profissional e extensão rural. Minetto também falou dos projetos recentes e futuros de legalização sanitária de agroindústria, artesanato rural, cooperativismo, eletrificação rural e escolas técnicas agrícolas. “Um dos desafios da atualidade é manter o jovem no campo e, para isso, é preciso tecnologias e infraestrutura no campo”, disse.

Hortaliças e piscicultura – Os setores de hortaliças e a piscicultura da Expoagro impressionaram membros da comitiva uruguaia. José Washington Gonzales, prefeito de Minas de Corrales, disse ter gostado muito da horticultura e piscicultura. “A agricultura brasileira é mais avançada e vou levar ideias que podem ser aplicadas, especialmente cooperativas familiares”, disse. E o secretário municipal de Ancina, Sérgio Silva, também ficou impressionado com a tecnologia. “Gostei especialmente da produção de hortaliças e das máquinas agrícolas de ponta”, acrescentou.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
30/10/2020
» IntegrAbit: conferência internacional abordará caminhos da moda
30/10/2020
» Renato Borghetti e artistas locais encerram circuito de shows do ‘Fenavinho Virtual’
30/10/2020
» Começa nesta sexta o projeto “Janelas Casacor Minas Gerais”
30/10/2020
» Comex Digital Talk, evento digital e gratuito para o mercado de Comércio Exterior chega em sua 2ª edição
30/10/2020
» Retomada da indústria de bares e bebidas: visitantes de quase 80 países no Global Bar Week
mais...
  buscar notícias: