Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

23/03/2018
Pesquisa para apuração dos vencedores do Prêmio Quem é Quem 2018 tem início na próxima semana

As cooperativas irão receber questionários e solicitação de informações que servirão de base para os rankings de dez categorias. A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 15 de junho em Florianópolis (SC)

O levantamento de dados junto às cooperativas brasileiras para a definição dos vencedores da edição 2018 do Prêmio Quem é Quem: Melhores e Maiores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos terá início no dia 26 de março, na próxima semana. Os avaliadores entrarão em contato com as cooperativas para o envio dos questionários, acompanhado da solicitação de informações adicionais. Nesse ano, o total de categorias passou de quatro para dez, com inserção de premiações para Melhor Cooperado, Melhor Técnico/Assistência Técnica, Inovação, Gestão Operacional, Mulher Cooperada e Varejo, além das já existentes Desempenho Econômico-Financeiro, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.

A Plasson apresenta o Prêmio Quem é Quem 2018, que tem a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) como entidade patronal. Idealizado pelas revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, o prêmio busca valorizar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.

A entrega do Prêmio Quem é Quem 2018 será no dia 15 de junho em Florianópolis (SC), em uma cerimônia especial, somente para convidados e apoiadores, com a presença dos principais dirigentes, técnicos, executivos e profissionais ligados às cooperativas produtoras de aves e suínos do Brasil, acompanhado da participação de mídias parcerias na sua divulgação. A premiação será apresentada pelo professor Marcos Fava Neves, fundador da Markestrat, organização de projetos e pesquisas responsável pelo levantamento de dados e elaboração dos rankings de cada uma das categorias do prêmio. Fava Neves é engenheiro agrônomo formado pela Esalq-USP, sendo um dos fundadores do Pensa-USP. Doutor em Administração pela FEA/USP, com especialização na Holanda, foi ainda professor visitante da Purdue University nos Estados Unidos, sendo especialista em Planejamento e Gestão Estratégica em Empresas Orientadas para o Mercado.

Categorias do Quem é Quem

Conheça em detalhes os conceitos que envolvem cada uma das dez categorias do Prêmio Quem é Quem 2018, destacando o que cada um dos questionários e levantamento de dados busca nesse período de apuração.

- Econômico-financeiro

O crescimento econômico de uma cooperativa resulta na geração de renda para os seus cooperados, além de movimentar toda a economia da região onde está instalada. A categoria busca avaliar a performance econômica e gerencial das cooperativas participantes a partir de seus resultados financeiros, ressaltando alguns aspectos de seu modelo de gestão.

- Social

As cooperativas desempenham um importante papel social ao proporcionar condições para que as famílias se mantenham no campo com renda e dignidade. O retorno financeiro dado ao final de cada ano a partir das chamadas “sobras” é um bom exemplo disso. A categoria busca avaliar o impacto social econômico sobre a vida dos cooperados, assim como a adoção de práticas gerenciais voltadas às atuais demandas sociais.

- Ambiental

A preservação do meio ambiente e a adoção de práticas ambientalmente sustentáveis são fundamentais para o contínuo desenvolvimento do agronegócio no país. Essa categoria visa mensurar o atendimento às exigências legais de preservação, identificando ações e medidas implementadas pelas cooperativas para minimizar os eventuais impactos causados pelo processo produtivo.

- Desenvolvimento Sustentável

O conceito de sustentabilidade envolve um tripé formado pelas áreas econômica, ambiental e social. Só é possível ser realmente sustentável acompanhado de desenvolvimento econômico, preservação ambiental e melhorias sociais. Essa categoria é resultado de uma média dos índices obtidos pelas cooperativas nas esferas econômico-financeira, social e ambiental.

- Técnico/Assistência Técnica

O papel do técnico de campo é fundamental para a difusão de novos conhecimentos e tecnologias junto aos produtores, sempre objetivando novos ganhos de produtividade. Essa categoria busca reconhecer o esforço deste profissional por meio dos resultados técnicos obtidos nas granjas atendidas por ele, além de avaliar sua formação e eficiência na função.

- Melhor Cooperado

O grande motor dos sistemas produtivos de suínos e aves são os produtores, responsáveis por abastecer toda uma estrutura montada para levar alimentos de qualidade do campo à cidade. A dedicação, o engajamento e a busca incessante por novos patamares produtivos é o que se pretende reconhecer nessa categoria, principalmente a partir da avaliação dos índices zootécnicos dos cooperados.

Inovação

Saltos de eficiência e produtividade no agronegócio são resultados da incorporação de inovações tecnológicas ao processo produtivo. Com isso, a categoria busca reconhecer iniciativas de projetos inovadores implantados pelas cooperativas que resultaram na melhoria de uma ou várias etapas de sua produção com impacto positivo para seus cooperados.

- Gestão Operacional (Gerente Agroindústria)

Uma gestão eficiente é fundamental para que os sistemas produtivos de suínos e aves alcancem as metas almejadas com menor custo e maior rentabilidade. Essa categoria visa ressaltar o papel dos profissionais que atuam na função de gerente, avaliando o seu desempenho em gerir processos produtivos e pessoas, assim como os resultados de campo até a chegada dos animais ao frigorífico.

- Mulher Cooperada

As propriedades que integram o sistema produtivo cooperativista tem na mulher uma figura central. Pilar de sustentação da família no campo, ela desempenha o papel de mãe, dona de casa e ajuda na rotina de trabalho das granjas, mantendo firme a união familiar. Essa categoria quer reconhecer essa dedicação e engajamento da mulher, ressaltando o papel social que desempenha.

- Varejo

Adequadas formas de apresentar o produto nos pontos de vendas, posicionamento da marca e desenvolvimento de embalagens inovadoras estão entre as estratégias para se conquistar o consumidor. O objetivo dessa categoria é destacar as iniciativas comerciais e de marketing das cooperativas junto ao varejo visando alavancar as vendas de seus produtos.

Maiores informações e formas de apoio ao Prêmio Quem é Quem 2018 por meio do telefone (11) 4013-1277 ou e-mail: gessulli@gessulli.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
28/09/2020
» DynatraceGo!: evento reúne especialistas em Performance Digital
28/09/2020
» Heli XP é adiada para os dias 12 e 13 de maio de 2021
28/09/2020
» Global Bar Week divulga primeiros palestrantes e temas da grade de conteúdo
28/09/2020
» Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal promove Simpósio Internacional de Segurança
28/09/2020
» AirConnected DX debaterá futuro do transporte aéreo nos dias 25 e 26 de novembro
mais...
  buscar notícias: