Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 

19/04/2018
Mercosuper doou 2,5 toneladas de produtos para o IPCC

Feira resultou na ampliação do debate sobre o vencimento de produtos e o desperdício de alimentos

A Mercosuper 2018, 37ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, realizada entre os dias 10 e 12 de abril, no Expotrade Convention Center, terminou com 47 contratos assinados por expositores para a participação na feira do ano que vem. Neste ano, o evento gerou R$ 540 milhões em negócios, recebeu 45 mil visitas e doou 2,5 toneladas de produtos, entre alimentos e materiais de higiene e limpeza, para o IPCC – Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

A doação é referente ao recolhimento feito pela Apras Solidária de todos os produtos expostos na feira pelas 230 empresas participantes. A ação existe desde 2007 com o nome Apras Mulher, mas a partir deste ano passa a se chamar de Apras Solidária. Desde a sua concepção, o projeto já doou mais de 18 toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza para diversas instituições beneficentes.

A feira ofereceu mais de 40 palestras, oficinas e fóruns e teve como tema principal o desperdício de alimento, que foi discutido em um Fórum realizado na manhã do dia 10 de abril por diversos especialistas de toda a cadeia alimentícia. No mundo, 1 terço de todo alimento produzido é desperdiçado, o que gera um custo de 750 bilhões de dólares, segundo alerta da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).

O fórum já resultou na ampliação do assunto em uma reunião que será realizada em maio pelo Comitê de Prevenção de Perdas da Apras sobre o vencimento de produtos.

“Precisamos avançar nesse tema e conseguir mudanças para que possamos ficar iguais aos países de primeiro mundo, que apenas recomendam consumir o produto até determinada data e que a posteriori podem ser doados. Na França por exemplo o estabelecimento é multado se não doar, já aqui no Brasil não podemos fazer isso para não sermos multados”, disse o presidente da Apras, Pedro Joanir Zonta, no encerramento da Mercosuper.

Zonta falou sobre o conceito de um produto estar apto para consumo às 23h59 e inapto um minuto depois. “O leite, por exemplo, pode ser consumido até o momento que ele coalha, e depois pode ser usado para fazer requeijão e coalhada, tornando-se um subproduto. Por isso, devemos abrir a nossa mente e fazer a nossa parte para diminuir o desperdício de alimentos e erradicar a fome no mundo”, destacou.

Prêmio Expositor Nota 10

No jantar de encerramento da Mercosuper 2018, foi entregue o Prêmio Expositor Nota 10 aos expositores eleitos pelos visitantes como melhores nas categorias visual merchandising, inovações, e melhor atendimento, apresentando as melhores práticas para os supermercadistas paranaenses. Com o objetivo de dar oportunidade para as empresas de todos os tamanhos, cada uma destas categorias premiou os expositores de pequeno, médio e grande porte.

O prêmio é o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, que é o instituto de pesquisa parceiro da APRAS, junto aos visitantes nos dois primeiros dias da Feira.

Também foi entregue o “SuperMix – Anunciante do Ano”, que premia o anunciante que se destacou em 2017 como o maior anunciante da Revista Supermix. A vencedora foi a empresa Girando Sol, eleita pelo Conselho Editorial da Revista.

Confira abaixo os expositores vencedores de cada categoria:

Melhor Visual Merchandising

Pequeno Expositor - Melitta
Médio Expositor – Coca-Cola Femsa
Grande Expositor - Coamo

Melhor em Inovação

Pequeno Expositor - Superpan
Médio Expositor – Baly Energy Drink
Grande Expositor - Doce D’ocê

Melhor Atendimento

Pequeno expositor - Aurora
Médio Expositor - Santa Massa
Grande Expositor - Frimesa

O Prêmio Expositor do Ano é direcionado para a empresa que obteve a maior pontuação nos três critérios de avaliação, ou seja, foram consideradas as melhores empresas em inovação, visual merchandising e atendimento, na totalização dos pontos.

Expositor do Ano:

Pequeno Expositor - Aurora
Médio Expositor – Coca-Cola Femsa
Grande Expositor é Frimesa

Confira abaixo os expositores já confirmados para a Mercosuper 2019:

Abba Inox
Alcafoods
Alegra
Anaconda
Aurora Alimentos
Bebidas Grassi
Bio Ativos
Bio Extratus
Buschle Alimentos
Cantú
Caseirinhos Alimentos
Coamo
Coca-Cola Femsa
Conciflex
Copacol
Copini
Dinda Alimentos
Distribuidora Dinho
Doce Docê
Frimesa
Girando Sol
Cavali
Marco Brasil
Marquespan
Melitta
Mili
Moinho Arapongas
Mulatinho
Ninfa
Nutrimais
Orquidea
Ottilio Monaco e Cevep
Panosul
Parati
Pirahy
Proforte
Guidetti Representações
Rd Alimentos
Rm Ulguim
Romanha
Rp Info e Siga Cred
Senffnet
Sepac
Smart Consumer
Sucos Vian
Sul Brasil
Wess Etiquetas


Fonte: Assessoria de Imprensa
 
 


Últimas Notícias 
27/05/2020
» Agrotins 2020: primeira feira 100% digital do Brasil começa nesta quarta (27)
27/05/2020
» Expo Motor Home Show acontece em novembro no no Expotrade
27/05/2020
» Fórum Nacional de Juízes de Competência Empresarial (Fonajem) promove 1º Congresso Virtual
26/05/2020
» 21ª Fenarroz é adiada para outubro
26/05/2020
» MNE ON by Mulheres no Ecommerce decola com tecnologia e gigantes do mercado
mais...
  buscar notícias: