Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Cinco palcos para as atrações artísticas da 40ª Fearg

18/06/2018
Cinco palcos para as atrações artísticas da 40ª Fearg

Evento inicia dia 28 e conta com uma grade que, há 40 anos, aposta nos artistas locais

Toda boa festa que se preze está bem servida de convidados especiais. E quando eles são ‘de casa’ tudo fica ainda mais próximo e familiar. A partir do dia 28 de junho até o dia 15 de julho, cinco palcos da Fearg estarão prontos para receber as mais variadas manifestações artísticas.

Diversidade é a palavra que melhor define a programação que destaca a participação suprema – mais de 80% – dos artistas locais. Durante os 18 dias de festa, as atrações estarão distribuídas entre os palcos do Anfiteatro, da Gastronomia, do Restaurante, da Praça de Alimentação e do Palco Principal.

Duas conhecidas profissionais do cenário cultural rio-grandino respondem pela direção artística da Feira, sendo elas, a produtora Kátia Valdez, responsável pela área de shows, e também a professora e bailarina Maiara Gonçalves, coordenando as atrações cênicas. A dupla recebeu o desafio de compor a grade que celebrará os 40 anos ininterruptos de realização da festa, que, em 2018, ocorre no Centro de Eventos, dando ênfase ao tema: "Uma Feira Inspirada Em Nossas Histórias".

Noites temáticas no Palco Principal e um maior número de atrações teatrais e também direcionadas às crianças. Com uma programação definida, mas sujeita a alterações, as diversificadas atrações buscam agradar a todos os gostos. O evento apresenta festivais, encontros de grupos e apresentações artísticas que resultarão no primeiro Festival de Dança da Fearg. E, para a concretização de sua grade, neste ano, a Feira trabalha com a aprovação do projeto na Lei Rouanet, em que os apoiadores podem descontar dos impostos federais as suas contribuições com o evento.

Abertura

As participações artísticas iniciam com a abertura oficial da Fearg, marcada para as 20h do dia 28 de junho, no palco Anfiteatro. "Uma Feira Inspirada Em Nossas Histórias" é o tema dos 40 anos e também da apresentação especial da Academia Geração Eleita. O tenor rio-grandino Giovanni Bertolini também é uma das estrelas da abertura. A voz do tenor será acompanhada pelo som do piano. A expectativa é de que a emoção seja o destaque principal da grande noite.

Festivais

Quatro festivais integram a programação. O primeiro deles, "Festival Gospel da Fearg", acontece no sábado do dia 7 de julho, no Palco Principal, com a participação de André Valadão, vindo dos Estados Unidos diretamente para apresentação na Feira. Além do cantor Léo Sória e dos Ministérios de Louvor Palavra De Fé e da Coperg, o evento – que transcorre das 15h às 22h - conta com a presença do Ministério Pedras Vivas, do município de Goiânia, capital do estado de Goiás.

Desenvolvido na quarta-feira do dia 11 de julho, o "Festival de Rap" será realizado no Palco Principal, das 16h às 23h. A atração visa apresentar os talentos deste gênero musical no Município, tendo ainda como ação a gravação do programa Musiurg, transmitido pela FURG TV.

O comediante rio-grandino Léo Oliveira também é um dos destaques da programação. Atualmente residindo e mostrando todo seu talento pelos palcos da capital paulista, ele retorna a seus conterrâneos em duas apresentações. A primeira na sexta-feira do dia 6 de julho, com o show solo "Piadas Pesadas", e, depois, na quinta-feira do dia 12, com a realização do 2º Festival de Humor da Fearg. Para o evento, o comediante vem acompanhado de outras duas talentosas referências gaúchas do Stand Up Comedy: Gil Lisboa e Lucas Sampaio.

No último dia de realização da Feira será desenvolvido o "Fearg em Dança". O primeiro festival específico para a arte da dança no evento ocorre no Anfiteatro, no domingo do dia 15 de julho, e promete reunir participantes em lindos movimentos coreográficos.

Encontros

Entre os encontros programados para ocorrer no evento está o "1º Moto Show Fearg", que acontece às 19h da sexta-feira do dia 6 de julho, contando com a participação de motoclubes de toda a região. Ainda neste dia 6, ocorre o Encontro da Terceira Idade: Baile das Tituladas. Outro baile para as vovós foi marcado para à tarde do dia 10 de julho.

Encontro que também promete movimentar a Feira é o Desfile Cosplay "Santuariun Comic Dream", atração marcada para as 17h do domingo do dia 8 de julho. O evento sedia ainda o Encontro de Bandas Marciais & Banda dos Fuzileiros Navais, que será realizado no sábado do dia 30 de junho, às 14h, no Palco Principal.

A Feira sede seu espaço ainda para a realização da "Noite da Mulher Empreendedora", marcado para as 19h30 da quarta-feira, 4 de julho, com as palestras "Homens são Melhores Líderes?" pela coach pessoal e de negócios Thiane Valdez, e, "Seja o Máximo. Empodere-se!", com Rita Rostirolla, consultora comportamental, coach em relacionamento e sex personal.

Noites temáticas

Entre as 10 noites temáticas sediadas no Palco Principal e que desfilarão por diferentes gêneros musicais, estão: Swing/Pagode (30/6) - Alisson Camargo & Banda, Pagode do Dudu e Sente o Clima; Forró (3/7) - Luciana Lima & Trio Resiliência, Zé Jardim e Banda Tchê Forró; Tradicionalista (4/7) - Alexandre Taveira e Os Fagundes, com participação das invernadas artísticas do CCN Sentinela do Rio Grande; Anos 80 (5/7) – Byafra e Sun7; Country Rock (6/7) - Make Me Crazy e The Travellers; Samba (8/7) – Samba Vox, Diego Rodrigues e Pura Cadência (POA); Rock (10/7) - VII Kamara, Nitrovoid e The Silvers; Sertaneja (12/7) - Nelson & Xandy e Jackson Teixeira; Pagode (14/7), com os grupos, Acesso Livre e Só Raízes & Convidados.

Mateadas

Comemorando os seus 40 anos, a Fearg programou duas mateadas que ocorrerão no Palco Principal; a primeira para o domingo do dia 1º de julho. Entre as atrações, Aninha Pires, Hermes Duran, grupo Estilo Gaúcho, a nova formação do grupo Gang do Batidão (GDB) e, da capital gaúcha, o grupo Tchê Garotos. Já para a mateada de encerramento da Feira, no domingo do dia 15 de julho, os convidados são os grupos, Jeito de Galpão, Coxilha, Rodrigo Madrid & Banda (Pelotas/RS), Eriverto Pires & Grupo Tarumã e o Tchê Barbaridade, de Porto Alegre (RS).

Gastronomia

Entre os destaques do Palco Gastronomia está "A Noite do Boteco", marcada para as 21h do dia 6 de julho. A noite será embala por Roberto Silva & Banda, contando com a linda participação dos bailarinos do Espaço de Dança Raquel Pereira. Confira quem são os outros artistas que levarão seu brilho para este espaço: Trio Prisma, Isnard e Nando, Dime Magalhães & Amigos (Velha Guarda), Orquestra Rossini, Marcelão Silveira, Linconl & Luiz Pontes, Trio Resiliência, Banda Fascinasamba, Banda Água da Fonte, Banda RN 80, Pagode do Chokolat, Natalia Guastuci, Carlinhos do Palla Branco, Banda Triade Maior, Júlio César e Lima Bass, Gilmara Colares, Foliões do Forró, Banda Enredo do Samba, Banda Out System, Paula Graebin & Fernando Amaral, Grupo Samba de Fé, Enzo - "Vem no Balanco", Banda Flash Black, Banda SUN 7, Tony Moah, Alda & Banda, Banda Guarany, Claudia Braunstein Duo - MPB (entre Bossa e samba), Dulcy & Leandro e Veloir Santos & Banda. O músico Ricardo Cordeiro fará o lançamento do CD, "Mares do Sul".

Praça de alimentação

Eis os artistas locais que vão cantar e encantar no palco da Praça de Alimentação: Elis e Alexandre, Marlon dos Santos, Caçulinha & Mon, Icke Bratz, Thaiany Mesquita e Franco oliveira, Douglas Vallejos e William Fagundes, Ricsaxselmer & Wolney da Guitarra, Ederson Munhoz, Andrezinho do Sax, Alberto e Charlise Bandeira, Vagner Sória, Deka Santorum e Marcelo Vaz, Fernando & Caçulinha, Felipe e Camila, Zulmar & Vilmar, Gabrielle Fredo e Jonathan Kaká.

Restaurante

No palco Restaurante, apresentam-se: Regina Cardoso & Cia, Kelly Jensen & Nando Muniz, Trio d´Barzinho, Veloir Santos, Trio ADL, Samba de Boteko, Johny Black, Ivanir & Tritons, Trio Expresso, Trio Prisma e Pagode de Casa.

Nacionais

Os shows nacionais já são conhecidos pelo público. Com muitos ingressos vendidos, o Raça Negra abre a lista, se apresentado na sexta-feira do dia 29 de junho. O show de abertura fica a cargo de Roberto Silva & Banda. Já o cantor Byafra é atração da noite dedicada aos anos 80. O show do cantor está marcado para a quinta-feira do dia 5 de julho e conta com a participação, na abertura, da aclamada banda rio-grandina, Sun 7. Gabriel Valim não vai deixar nenhuma coroa cair. O cantor catarinense sobe ao palco na sexta-feira, 13 de julho. Para abertura, foram convocados os músicos Filipe Gomes e Banda e a turma do Social Emoji.

Teatro

A 40ª edição da Fearg receberá os seguintes espetáculos teatrais: "Marina e o Mar" (Cia. Teatral Era Uma Vez), "O Gato Comeu" (Musical infantil), "Palhaços" e "A Terceira Margem do Rio" (Camarim Arte&Cultura), "Allan Kardec - Vida e Missão" (Cia. Teatral Sobrinhos de Shakespeare).

Dança

Como já é tradição, a Fearg abre as cortinas do seu Anfiteatro para a apresentação de 11 academias de dança da cidade, que levarão para o evento os seguintes espetáculos: "Inspirações" (Academia Geração Eleita), "Triato" (Cia. de Dança de Salão Robson Porto), "Kitty e as Aventuras do Gato de Botas" (Grand Jeté Cia. de Dança), "Encontros" e "As Princesas e a Maldição do Livro" (Freedom Cia. de Dança), "Dança é Cultura, Dança é Salvação, Dança é Vida" (Bolo Dançarino e Convidados), "Moana" (Academia Ensaio), "Essa é a Mistura do Mundo com o Egito" (Núcleo Místika de Danças Orientais), "Nahom" (Grupo Kiriann Teatro e Dança), "Casino" (Espaço de Dança Raquel Pereira), "30 anos... Alguns Passos" (Academia Art&Manhas) e "Olhar de Neblina" (Studio de Dança Vanessa de Oliveira).

Inclusiva

Em seu quarto ano de execução, o projeto Mais Q Arte – que ensina música a jovens e adultos que possuem algum tipo de deficiência – realiza uma linda apresentação na terça-feira do dia 10 de julho, no Anfiteatro, a partir das 20h. A iniciativa é do Círculo Operário Rio-grandino em parceria com o Colégio Sagrado Coração de Jesus. E, como faz em todos os anos, a Fearg abre espaço também para a Mostra Artística das Escolas Municipais, da Secretária de Município da Educação (SMED). A mostra ocorre nos dias 12 e 13 de julho, a partir das 14h, no Anfiteatro.

Outra secretaria, a de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL) apresenta o Projeto Bem Viver, no dia 5 de julho, e promove, no dia 11 de julho, uma Reunião APL Turismo da Costa Doce. Ainda no dia 11, a Associação Cultural Rio Grande em Ação também leva para o evento a sua Mostra Artística.

Integra ainda a grade a gravação do programa que comemorará os 35 anos da Turma da Alegria, no sábado do dia 14 de julho, às 18h. Outra celebração em destaque são os 25 anos da Escola de Iniciação Desportiva Semente Olímpica, que, no evento, será comemorado com uma linda apresentação de Ginástica Artística, a partir das 14h do sábado, 30 de junho. A Fearg conta também com a participação do artista Guilherme Gerundo, em oficinas de Pintura Livre, aulão de Zumba, curso "Abordagem de Vendas" - ministrado pelo Sebrae, e as exibições do projeto Cine Sesc, nos dias 2, 3 e 4 de julho.

Retomada

Somando 28 anos de experiência no mercado, a produtora Kátia Valdez retorna à Fearg após um intervalo de 12 anos. Seu último envolvimento com a Feira ocorreu em 2006, quando ela foi responsável pela criação de sete palcos artísticos e mais a realização do Festival de Música, nascido em 2003 para celebrar os 25 anos do evento. Agora, nos 40 anos da Feira, ela lida com o desafio de produzir a melhor edição temática já realizada. O que não é nada difícil para quem possui garra, competência e uma longa caminhada. Experiência de quem conhece e já colaborou tantas vezes com a realização da Fearg.

“No total, foram 16 anos de envolvimento e um carinho enorme por este evento que sempre extraiu o melhor de mim, sendo me entregue para que eu pudesse contribuir e melhorá-lo. Acompanhei inúmeras transições, indo de locais de realização do evento a presidentes e, por muito tempo, passei mais da metade do ano dedicada a projetar coisas novas, pensando sempre na "próxima edição". E todas elas te exigem muito, pois é um trabalho longo, detalhado, exaustivo. No entanto, a emoção que se sente, a cada término de evento, compensa tudo”, garante Kátia.

Após deixar a organização da Fearg, a produtora se envolveu em outros projetos, como a Festa do Mar, seguindo nesta área de produções de shows até a morte de sua mãe, em 2014, quando, então, entrou em uma depressão profunda que a fez abandonar a área artística. “Já fazia alguns anos que eu vinha recebendo o convite para retornar a Fearg, mas só aceitei novamente o desafio neste ano, certa de que seria apenas uma assessoria e que não passaria mais disso. E cá estou eu, desde março, participando de reuniões, dando opiniões em setores que não é minha área, mas sempre com o desejo de fazer o meu melhor para a festa”, observa.

Sobre o motivo que levou a produtora a aceitar o desafio de retomar sua carreira em um evento tradicional e importante como a Fearg, ela explica: “Para mim, é tudo muito especial e o que mais me sensibilizou e me deu impulso a este recomeço foi sentir uma receptividade enorme por parte dos músicos, imprensa, antigos técnicos de som, luz, expositores e da própria presidente Ilda Veiga, com quem já trabalhei em outras áreas, tornando-se uma amiga bastante querida. Um carinho que senti manifestado por todos e que tem sido uma massagem de amor na minha alma. Aliás, eu só aceitei voltar por encontrar uma presidente e uma equipe engajada”, completa Kátia.

Elo

Pelo segundo ano consecutivo, a professora e bailarina rio-grandina Maiara Gonçalves, 28 anos, encara o desafio de responder pela direção artística do evento. Para montar a programação da 40ª edição, a profissional acrescenta que a decisão foi por melhorar os acertos de 2017. “Retiramos as atrações musicais do palco do teatro, pois ampliamos, com isso, os outros quatro palcos para os músicos e, assim, também tivemos condições de aumentar as apresentações das Artes Cênicas”, destaca ela.

“Eu vejo que foi uma jogada muito inteligente da dona Ilda [presidente do evento] ter me chamado para compor a direção artística da Feira, pois, de fato, eu sou uma artista e sinto que consigo fazer um entendimento maior das necessidades e reivindicações dos artistas. Eu me sinto como um elo necessário entre a organização e os artistas, pois eu entendo os dois lados e, assim, consigo uni-los, fazendo com que tudo fique melhor para todos”, observa ela.

Formada em Dança Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Maiara é bailarina desde os três anos. “Durante toda minha vida estive envolvida com a Dança”, salienta ela, que, aos 13, passou a dar aulas de ballet. Através da expressão desta arte, a professora já trabalhou em escolas da rede privada e também em academias de Dança. Também atuou na área de coordenação de Artes Cênicas pela Secretaria de Município da Cultura, além de já ter exercido a função de professora substituta da UFPEL, entre os anos de 2015 e 2016.

Sobre fazer parte de um dos eventos mais queridos da cidade do Rio Grande, Maiara aponta: “A Fearg é um evento apaixonante. Mesmo sendo um trabalho árduo é muito recompensador participar e contribuir para a valorização do artista”, conclui.

40ª edição

De cara nova, com distribuição diferenciada e com um melhor aproveitamento de seus espaços, a Feira possui 265 estandes e está com quase todos vendidos. No momento, há locais apenas na área da indústria. A organização tem a expectativa de receber um público superior a 200 mil visitantes. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a organização pelos fones (53) 3236.2861 e 3236.2862. A sede está localizada na Rua Dois de Novembro, 153. Interessados podem enviar E-mail para: contato@fearg.com.br

A 40ª Feira de Artesanato, Comércio, Indústria e Serviços do Rio Grande – Fearg – é promovida pela Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande (Amperg). Entre os patrocinadores desta edição está a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG), Refinaria Riograndense, Supermercados Guanabara, Sicredi e Caixa Econômica Federal, tendo ainda o apoio da Prefeitura do Rio Grande.
 
 


Últimas Notícias 
25/11/2020
» Mercoagro transferida para 2022
25/11/2020
» MTur promove ecoturismo em congresso sobre Reservas Privadas de Patrimônios Naturais
25/11/2020
» Abracd realizará o Congresso Nacional de Ciência de Dados (CONACD) em dezembro
25/11/2020
» L'Oréal Produtos Profissionais realiza Fórum de Líderes que busca construir o futuro da beleza profissional
25/11/2020
» Fundação do ABC organiza ‘6° Fórum de Sustentabilidade’
mais...
  buscar notícias: