Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Olimpíada do Conhecimento 2018 exibe ao público primeira fábrica modelo de Confecção 4.0 do mundo

05/07/2018
Olimpíada do Conhecimento 2018 exibe ao público primeira fábrica modelo de Confecção 4.0 do mundo

Evento que começa amanhã em Brasília vai apresentar tecnologias da Indústria 4.0

Os participantes da 10ª Olimpíada do Conhecimento 2018, que começa nesta quinta-feira (05) no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, terão a oportunidade de conhecer a primeira planta piloto de Confecção 4.0 do mundo. Construída pelo Senai Cetiqt, em parceria com o Senai Cimatec e o Senai Rio, a fábrica modelo completa – que originalmente fica na sede do Cetiqt, no Rio de Janeiro – estará presente no evento que acontece até o dia 8 de julho. Quem passar por lá poderá conhecer o espelho virtual, onde o usuário escolhe o tipo, modelo, cor e tamanho da roupa que deseja produzir; além de ver ‘in loco’ o modus operanti deste futuro modelo de produção na indústria de confecção, que marca a integração entre os espaços virtual e físico, as pessoas, as roupas, as máquinas e os softwares.

“A planta é a única do Brasil e do mundo em confecção 4.0 e o Cetiqt é pioneiro ao implementar essa ideia de concepção de fábrica totalmente automatizada, que acaba com o problema de estoque, reduz custos, aumenta a qualidade do produto e que revoluciona o mercado da moda”, diz Fernando Moebus, especialista em manufatura do Senai Cetiqt.

O espelho virtual – que poderá ser experimentado pelos participantes – ficará no Espaço Moda. Já as demais partes da planta – impressora, calandra, máquinas de corte, costura, dobragem e ensacamento, além de braços robóticos – estarão em um showroom no Espaço Indústria 4.0, onde os visitantes poderão acompanhar todo o processo de fabricação da roupa. Ao finalizar a visita, o participante poderá levar para casa a peça de roupa tal como foi escolhida no espelho virtual, totalmente personalizada.

“O nosso objetivo é inspirar as pessoas a utilizar essa metodologia em suas indústrias. Além de aumentar a competitividade da empresa, a Confecção 4.0 é totalmente sustentável, uma vez que utiliza apenas tecido PT (Pronto para Tingir) e não existe pré ou pós tratamento do tecido, ou seja, não se usa água no processo. Além disso, nesse modelo de produção não há estoque, pois só é produzido o que for vendido. São as fábricas do futuro”, explica Moebus.

Além de criar a Confecção 4.0, o Senai Cetiqt também vem reunindo esforços para capacitar mão de obra para operar essas fábricas do futuro. De acordo com o especialista, “o Senai tem sido uma das maiores fontes de capacitação e de novas ideias para aplicação da Indústria 4.0 no mercado real. E isso poderá ser visto nessa Olimpíada do Conhecimento. Empresários e estudantes poderão conferir o quanto estamos nos movimentando no que diz respeito à tecnologia industrial. A planta da Confecção 4.0 é a ponta do iceberg para diversos cursos de capacitação que estamos disponibilizando. São cursos técnicos e de pós graduação para qualificar o mercado para atuar na Indústria 4.0”, conclui Moebus.
 
 


Últimas Notícias 
20/01/2021
» Couromoda 2021 será digital
20/01/2021
» Fenadoce Cultural 2021 recebe inscrições para apresentações artísticas até dia 25/01
20/01/2021
» TAX Trends promove série de palestras online gratuitas sobre tendências fiscais para 2021
20/01/2021
» Painel online debate boas práticas em colheita de soja
20/01/2021
» Cigam realiza 17º Encontro de Parceiros e consolida estratégia de atuar como facilitadores da Transformação Digital
mais...
  buscar notícias: