Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Balanço: ABF Expo 2018 apresenta nova face do franchising brasileiro

16/07/2018
Balanço: ABF Expo 2018 apresenta nova face do franchising brasileiro

Em 4 dias, feira reuniu cerca de 60 mil visitantes e 407 marcas expositoras do Brasil e do exterior

Modelos inéditos, novos formatos, inovação aplicada, opções de investimento reduzido, nichos promissores e inusitados, serviços diversos e reinvenção de segmentos tradicionais. Essa é a nova face do franchising brasileiro mostrada na 27ª ABF Franchising Expo, feira oficial do setor que ocorreu de 27 a 30 de junho, no Expo Center Norte. O evento reafirmou mais uma vez a fortaleza de um setor que cresceu 5,1% no 1º trimestre deste ano, continua a gerar empregos, investir e contribuir com o desenvolvimento econômico brasileiro. A vontade do brasileiro de ter seu próprio negócio também ficou evidente com visitantes cada vez mais qualificados, com conhecimento dos segmentos e marcas almejadas e disposição para investir nos próximos meses.

A edição deste ano teve uma visitação de cerca de 60 mil pessoas, sendo que cerca de 3 mil passaram pelos cursos da Arena do Conhecimento e 2,2 mil profissionais do setor participaram dos seminários e eventos da ABF Franchising Week. Em 2018, 128 marcas estrearam no evento, um recorde que mostra a capacidade de renovação do setor. Esta edição teve o patrocínio de Bradesco, Santander, Getnet, Banco do Brasil, Cielo, Itaú Empresas, Itaú e Rede. A próxima ABF Franchising Expo já tem data marcada: de 26 a 29 de junho de 2019, no Expo Center Norte.

De acordo com o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “mesmo frente a desafios no campo macroeconômico e político, a feira deste ano foi um sucesso. Recebemos feedbacks positivos de muitos expositores e visitantes. No caso das redes, a quase totalidade relatou a presença de candidatos qualificados e grandes chances de negócios futuros. Por parte do visitante, a conjunção de conhecimento sobre o setor, opções de investimentos diversos e contato direto com os franqueadores se mostrou mais uma vez uma receita vitoriosa. Estou seguro de que a feira terá um reflexo positivo no setor nos próximos meses, dando o start em novas marcas, acelerando planos de expansão e levando o franchising às mais diversas regiões do País”. O presidente da ABF completa ainda que “o Boulevard de Microfranquias, a Arena do Conhecimento, o Lab AB F, o Smart Mall by TOTVS e o Lounge da Copa aprofundaram ainda mais a experiência do visitante, gerando novas oportunidades de negócios, capacitação e conveniência. De fato, a feira, junto a ABF Franchising Week, promove uma imersão no mundo das franquias sem paralelo”.

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo trouxe ao público neste ano 407 marcas expositoras, do Brasil e do exterior, que apontaram as tendências do setor (confira um overview nos gráficos). Destaque para a maior integração de tecnologias inovadoras a diversas fases do negócio, a diversificação de modelos e canais de venda, o desenvolvimento de formatos de franquia com custo reduzido e novos nichos. Notou-se também uma presença mais significativa de fintechs (jovens empresas do setor financeiro) que adotam o modelo de franquias, redes de serviços administrativos e a reinvenção de segmentos tradicionais como o de Alimentação e de Serviços Educacionais. A agenda de empreendedorismo da feira se fortaleceu com a presença de startups e de uma & aacute;rea com redes de franquia cujos idealizadores são empreendedores Endeavor.

Na área de inovação, tivemos exemplos de sistemas de automação e para melhorar a gestão das unidades e reduzir custos, equipamentos de autoatendimento, óculos 3D, plataformas de mobile marketing, games de realidade virtual, software de inteligência em varejo, simulador de montanha russa que ensina a escolher uma franquia, uso de inteligência artificial e Big Data, assistente pessoal digital e até uma solução que permite escolher o nível do colarinho do chopp e efetuar diretamente o pagamento. Em termos de formato, além dos já conhecidos quiosques, cresceu a presença de containers, bikes, carrinhos, vending machines, e-commerce, delivery, venda direta e store in store (a exemplo de uma cafeteria dentro de um banco).

Nichos como moda sertaneja, escolas de gastronomia, efeitos visuais, rock, robótica e programação, arcade de realidade virtual, produtos para o sono, coach, reparo rápido de celular, produtos de limpeza, cosméticos capilares, mental care, crédito online, farmácia de manipulação veterinária, estágios, marketing digital para noivas, artesanato, decoração em papel de parede e até personal organizer abraçaram o franchising. Ao menos seis fintechs com soluções para seguros, crédito pessoal, consignado e com garantia de imóveis, além de meios de pagamento, participaram da feira. Redes de franquia B2B de serviços tributários, suporte de TI, consultoria, telefonia e imobiliárias também marca ram presença. Até o setor agrícola se fez presente com uma rede de suplementos alimentares para animais.

Pioneiros no franchising brasileiro, os segmento de Alimentação e Serviços Educacionais provaram ter grande capacidade de adaptação. Ademais de inovações e diversificação de formatos, as redes de food service apresentam movimentos importantes de aprofundamento da experiência do consumidor, adotando abordagens premium, fast casual, casual dinner, saudáveis e frescas. Um dos produtos mais brasileiros, o açaí é o foco de seis redes presentes na feira, cada uma com sua proposta de valor específica. O ramo de sorvetes apareceu com duas novidades: sorvete tailandês e com produtos naturais.

Já o segmento de Serviços Educacionais mergulhou fundo na revolução tecnológica. Na feira, temos exemplos de modelo de negócio baseado em aplicativo, aplicação de realidade aumentada na metodologia de ensino e suporte de um assistente pessoal dotado de inteligência artificial desenvolvido para o ensino do inglês. Outro exemplo interessante é uma rede voltada a aulas de reforço, de diferentes disciplinas, que utiliza a plataforma de educação do Google.

Sobre a ABF Franchising Expo

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Exhibitions, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 27.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha prósper o, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia Sign FutureTextil, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.
 
 


Últimas Notícias 
25/11/2020
» Mercoagro transferida para 2022
25/11/2020
» MTur promove ecoturismo em congresso sobre Reservas Privadas de Patrimônios Naturais
25/11/2020
» Abracd realizará o Congresso Nacional de Ciência de Dados (CONACD) em dezembro
25/11/2020
» L'Oréal Produtos Profissionais realiza Fórum de Líderes que busca construir o futuro da beleza profissional
25/11/2020
» Fundação do ABC organiza ‘6° Fórum de Sustentabilidade’
mais...
  buscar notícias: