Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 

 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Fórum SAE Brasil debate tendências em tecnologias diesel

19/07/2018
Fórum SAE Brasil debate tendências em tecnologias diesel

Principal fórum de discussão sobre tecnologias diesel no Brasil, encontro será realizado no Teatro Positivo, em Curitiba, dias 14 e 15 de agosto

A indústria investe em novas tecnologias que aumentam a eficiência energética e reduzem as emissões. Promover discussões sobre novas soluções para o mercado diesel, que apoiem a definição de políticas automotivas, é o foco do 15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada. O encontro será realizado dias 14 e 15 de agosto, no Teatro Positivo, em Curitiba, sob a direção de Gerson Fini, presidente regional da Bosch – Divisão Powertrain Solutions para América Latina.

Reconhecido como principal fórum de discussão sobre tecnologias diesel no Brasil, o encontro reunirá lideranças de fabricantes, fornecedores e consultorias em programação de dois dias, composta de seis painéis com palestras e sessões de debates. No encontro anual, especialistas do mercado irão discutir o futuro dos motores diesel, assim como atuais alternativas para os veículos comerciais leves, pesados, extrapesados e fora de estrada.

“A tendência em diversificação do powertrain na indústria automotiva almeja ganho de eficiência e consequente melhoria nos custos operacionais decisivos para o segmento. As tecnologias utilizadas em outros mercados ou desenvolvidas genuinamente nas engenharias da América Latina compõem vasto potencial de atendimento aos desafiadores requisitos ambientais e de competitividade da região”, avalia Gerson Fini.

Programação – Com o tema “Inovação e Cenários Futuros”, o fórum terá início com painel que apresentará visão sobre o cenário econômico brasileiro, além de projeções do mercado para veículos pesados e fora de estrada. Em seguida, quatro painéis mostrarão novas soluções tecnológicas, que asseguram aumento de eficiência energética e redução de emissões em diferentes aplicações diesel. No sexto e último painel, haverá uma avaliação sobre as principais lições aprendidas durante o encontro (ver a programação do fórum).

O encontro é voltado a dirigentes e profissionais de empresas, acadêmicos e representantes de associações, que encontrarão ambiente para troca de informações e debate de ideias entre especialistas. Assim, a proposta do encontro é garantir a formação de opinião sobre os diversos assuntos abordados, que possa ser utilizada como apoio para definição de políticas automotivas e tomada de decisões sobre investimentos e lançamento de produtos.

“Os fóruns da SAE Brasil são ferramentas eficazes para o acompanhamento de mudanças e de tendências tecnológicas na profundidade e na velocidade dos mercados”, afirma Mauro Correia, presidente da SAE Brasil.

Organizado pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE Brasil, o 15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada conta com o apoio e o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Abimaq, Afeevas, Agco, BorgWarner, Bosch, CBMM, CNH Industrial, Corning, Cummins, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Eberspächer, Fiep / Sesi / Senai / IEL, FPT, IPT, IQA, Italocam, Mahle, Mercedes-Benz, MundoCoop, MWM, NTC & Logística, Plural, Setcepar, Sobratema, Tenneco, Texaco Lubrificantes e Volvo.

Programação

14 de agosto - terça-feira

09h – Abertura com Gerson Fini, presidente regional da Bosch – Divisão Powertrain Solutions para América Latina e chairperson do 15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada.

Painel 1 - Cenário econômico e expectativas de mercado

09h15 – Palestra “Cenário Econômico Latino-americano e Global”, com Robson Rodrigues Pereira, economista sênior do Bradesco.

09h45 – Palestra “Veículos Comerciais e Fora de Estrada – Previsão de Mercado e Tendências Tecnológicas”, com Carlos Briganti, diretor da Power System Research.

10h15 – Debate moderado por José Pio Martins, reitor da Universidade Positivo.

Painel 2 - Integração do veículo / powertrain e diferentes aplicações

10h40 – Palestra “Aplicação de Veículos Comerciais em Condições Urbanas”, com Carlos Brevilieri, gerente de Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz.

11h10 – Palestra “Euro VI: Tendências Tecnológicas para a Realidade do Mercado Latam, com Luiz Noronha, gerente de Projetos da FPT Industrial para América Latina.

11h40 – Palestra “Aplicações Fora de Estrada: Agricultura e Equipamentos de Construção”, com Ricardo Huhtala, diretor de Operações da AGCO.

12h10 – Debate moderado por Sergio Soares, diretor de Desenvolvimento de Produto e Engenharia Agrícola da CNH Industrial para América Latina.

Painel 3 - Eficiência energética do powertrain: motores e transmissões

14h05 – Palestra “Tecnologias de Motores para Melhoria de Eficiência”, com Georges Glyniadakis, líder de Engenharia de Desenvolvimento de Motores Diesel da AVL.

14h35 – Palestra “Tecnologias de Transmissão para Melhoria de Eficiência”, com Carlos Henrique Coronado Sena, da Eaton.

15h05 – Palestra “Programa Americano de Eficiência Energética”, com Adriano Rishi, diretor de Engenharia da Cummins.

15h35 – Palestra “Programa de Eficiência Energética para Pesados no Brasil e Perspectivas de Implementação”, com Alexandre Parker, da Anfavea.

16h05 – Debate moderado por Ricardo Abreu, diretor de Tecnologia da Mahle.

Painel 4 - Tecnologias e mateirias para compenentes de powertrain

17h – Palestra “PCU Aplicado para Próxima Geração de Motores Diesel Médios e Pesados em Mercados Emergentes”, com Eduardo Nocera, gerente de Tecnologia do Produto da MAHLE.

17h30 – Palestra “Novas Tecnologias de Componentes para Transmissões”, com Douglas Lemes, supervisor de Engenharia, Desenvolvimento de Produto e Testes da ZF.

18h – Palestra “Novos Materiais para Motores e Transmissões”, com Mariana Beatriz dos Reis, da CBMM.

18h30 – Debate moderado por Camilo Adas, gerente sênior de Desenvolvimento de Produto da Mercedes-Benz.

15 de agosto - quarta-feira

08h20 – Abertura

Painel 5 - Combustão, combustíveis e tecnologia para controle de emissões

08h30 – Palestra “Cenários Futuros da Legislação de Emissões e Soluções Tecnológicas para Atendimento dos Novos Limites”, com Julio Lodetti, engenheiro líder de Performance e Calibração da Volvo.

09h – Palestra “Tecnologias para Atendimento dos Novos Limites de Emissões”, com Gustavo Castagna, da Bosch.

09h30 – Palestra “Sistema de Pós-tratamento para Aplicações Euvi no Mercado Brasileiro”, com Eduardo Nogueira, engenheiro de Aplicação da Basf.

10h – Palestra “Especificações de Combustíveis para Atendimento aos Limites de Emissões Futuros”, com Frederico Kremer, gerente da Petrobras.

10h30 – Palestra “Combustíveis Gasosos em Aplicações Comerciais e Fora de Estrada”, com Fabio Nicora, da CNHInd.

11h – Debate moderado por Celso Argachoy, gerente de Consultoria Técnica na Engenharia da Cummins.

Painel 6 – Desenhando o futuro

11h50 – Debate “Lições Aprendidas no Fórum”, moderado por Pedro Kutney, editor da Automotive Business.

13h – Encerramento com Alessandro Silva, gerente de Homologação, Métodos e Processos da CNH Industrial e gerente do 15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada.

Serviço

15º Fórum SAE Brasil de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada
Data: 14 e 15 de agosto de 2018
Local: Teatro Positivo – rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba/ PR.
 
 


Últimas Notícias 
04/08/2021
» Eletrolar Show marca a retomada dos encontros de negócios face-to-face e impulsiona o mercado de eletroeletrônicos
04/08/2021
» Abertas as inscrições para o Festival CIEE da Diversidade
04/08/2021
» YAMI 2021: investir na agregação de valor da produção do campo oferece lucratividade ao produtor e qualidade ao consumidor
04/08/2021
» 14º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais destaca inovações para a mobilidade
04/08/2021
» Em Feirão de veículos, 20% dos carros são negociados durante a retomada das atividades
mais...
  buscar notícias: