Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Fórum alerta para desafios e oportunidades da tecnologia no turismo

23/07/2018
Fórum alerta para desafios e oportunidades da tecnologia no turismo

Turistech em Mossoró apresenta ao trade transformações no mercado turístico, advindas de inovações tecnológicas

A retomada de voos de passageiros no aeroporto de Mossoró mês passado, após sete anos, renovou esperança de que o município exerça protagonismo no turismo da região. Mas, para isso, o trade turístico precisa ficar atento às inovações tecnológicas do segmento, apresentadas no Fórum Destinos e Negócios Turísticos Inteligentes (Turistech), realizado pelo Sebrae do Rio Grande do Norte, quinta-feira (19), no Escritório Regional do Oeste, em Mossoró.

O evento reuniu especialistas e empresários do setor das regiões Oeste e Costa Branca, e alertou para um cenário em expansão e irreversível: novos modelos de negócios, advindos da tecnologia, também estão transformando o mercado de turismo. E os empreendedores potiguares precisam ficar atentos às mudanças.

“O mercado de turismo mudou, porque o consumidor mudou e ficou mais empoderado. Vivemos o tempo do viajante 4.0, um viajante mais frequente, informado, preparado, exigente e sofisticado por causa do acesso à tecnologia”, disse a palestrante Marta Poggi (SP), editora do blog Agente no Turismo.

A especialista propôs ao trade da região aposta no marketing digital e uso eficiente das redes sociais para incrementar negócios. “O que satisfazia o turista, já não é suficiente. Ele hoje é imediatista, quer respostas e soluções urgentes. E as mudanças serão cada vez mais rápidas. Por isso, as empresas do setor precisam desenvolver uma alma digital”, recomendou Poggi.

É nesse cenário que crescem as agências on line de hospedagem, por exemplo. Gerente de contas do Booking.com, Luiz Felipe Lagreca apresentou o site de reserva como alternativa para aquecer o setor hoteleiro e conclamou a atenção dos empreendedores regionais para esse nicho de mercado. “Setenta e cinco por cento das vendas de acomodações são feitas por agência on line de hospedaria”, ilustrou, em palestra no fórum.

Turismo inteligente - Também conferencista no evento, Luiz Barretto (ex-presidente do Sebrae Nacional) acrescentou que, em seis anos, dobrou a participação da Internet como fator decisivo para escolha do Rio Grande do Norte como destino. Daí a necessidade, segundo ele, de reputação on line para as cidades turísticas da região.

“Vinte e quatro por cento das reservas de viagens já são feitas pelo celular, e 17% por aplicativos. Mas, as atrações turísticas da região de Mossoró ainda tem uma presença tímida na Web. As cidades também precisam ser atrativas on line. A internet é o ponto de partida dos turistas conectados”, frisou, ao enumerar como pilares dos destinos inteligentes governança, tecnologia, experiência e sustentabilidade.

Luiz Barretto celebrou o reinício de voos comerciais em Mossoró como oportunidade ímpar para o setor. “Mossoró precisa ser tornar uma porta de entrada, tem que pensar o turismo regionalmente, e não de forma local; ocupar um espaço econômico no turismo. O turista precisa vir aqui e dar uma esticada às praias, às serras, às cavernas. São características próprias e atrativas”, observou.

Confiança e inovação - O otimismo com o avanço operacional do aeroporto também foi compartilhado pelo diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto. “Mossoró possui diferenciais competitivos importantes, que vão transformar o município em um grande polo turístico de significativa importância para a região. E a reabertura do aeroporto, com certeza, fará diferença”, assinalou, em discurso na abertura do Fórum.

E para ajudar Mossoró a ocupar espaço econômico mais representativo no turismo, Melo lembrou que o Sebrae oferece um leque de serviços, a fim de auxiliar empreendedores desse e de outros segmentos econômicos. Uma dessas ações, o programa Sebraetec, foi apresentada de forma mais detalhada, na grade de palestras do evento, pelo analista técnico do Sebrae Thalles Medeiros.

O Sebraetec, segundo ele, oferece serviços de inovação e tecnologia também para o setor de turismo. “O programa oferece esses serviços de forma subsidiada aos pequenos negócios, visando justamente melhorar processos e produtos, a fim de adequá-los às inovações tecnológicas exigidas no mercado turístico. Nos últimos três anos, o programa destinou cerca de R$ 1 bilhão em ações de inovação, e o Rio Grande do Norte é um dos estados onde o Sebratec é mais ativo”, informou Medeiros.

Receptividade - A iniciativa do Sebrae de discutir uso da tecnologia para fortalecimento do turismo agradou representantes do trade turístico de Mossoró. Secretário executivo da Câmara Setorial do Turismo e do Mossoró Convention & Visitors Bureau, Oberi Penha considerou o evento como uma importante contribuição pedagógica e injeção de ânimo no segmento.

“O Turistech veio a Mossoró somar na mobilização de fazer o turismo efetivamente uma das principais atividades econômicas da região. Vivemos imersos na tecnologia, e não poderia ser diferente no turismo. O evento, com excelentes palestrantes, serve para qualificar ainda mais os operadores, ao conscientizá-los da necessidade de usar a tecnologia em favor do turismo. Louvável a iniciativa do Sebrae”, elogiou Penha.
 
 


Últimas Notícias 
01/12/2020
» Smart City Session: evento digital sobre soluções de cidades inteligentes terá salas para interação e negócios
01/12/2020
» Talks & Expo Abeoc Digital: evento acontece esta semana (02 e 03)
01/12/2020
» Aberto o credenciamento para uma das maiores feiras de artigos para casa e decoração do mundo
01/12/2020
» Wine Weekend Online: compras de vinho pela Internet podem ser mais humanizadas
01/12/2020
» Sebrae/PR e Fecomércio PR promovem conhecimento e negócios para o turismo no Festival das Cataratas
mais...
  buscar notícias: