Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Painel Operações Industriais Conectadas do Congresso SAE Brasil discute como transformar a indústria de hoje e construir a indústria do futuro

30/07/2018
Painel Operações Industriais Conectadas do Congresso SAE Brasil discute como transformar a indústria de hoje e construir a indústria do futuro

Evento, que será no dia 5 de setembro, trará casos de sucesso de empresas que já estão implementando a chamada "Quarta Revolução Industrial" na indústria automotiva

Manufatura Digital com Interoperabilidade, Internet das Coisas (IoT) com Mobilidade Digital, Sistemas Ciber-Físicos (CPS) com Automação e Robótica, Coleta de Dados de Instrumentos de Campo, Big Data, Sistemas Analíticos Avançados e Inteligência Artificial (IA) são termos cada vez mais utilizados no ambiente das indústrias e que fazem parte da chamada “Quarta Revolução Industrial”, “Indústria 4.0” ou “Manufatura Avançada”. Discutir como essa realidade vem sendo aplicada na indústria automotiva é a proposta do Painel Operações Industriais Conectadas – “Gerenciamento das Operações em um ambiente de inovação digital” do Congresso SAE Brasil 2018, que será realizado de 3 a 5 de setembro, no São Paulo Expo.

“Queremos mostrar o que já existe nesse sentido na indústria automotiva, as ações necessárias, aspectos críticos, trunfos e tendências para operações no Brasil. Muitos exemplos de referência e tecnologia já temos para seguir, muito esforço e desenvolvimento temos por fazer. Assim poderemos evoluir e conquistar, para nossa sociedade, os benefícios da Quarta Revolução Industrial”, analisa o engenheiro Gyorgy Henyei Jr., Senior Advisor da Staufen.Táktica e chairperson do Comitê de Operações Industriais Conectadas da SAE Brasil.

“Para tornar realidade esse avanço, as indústrias precisarão adotar uma estratégia dual: transformar a indústria de hoje e construir a indústria do futuro. Construir a indústria do futuro é construir uma indústria inteligente, com sistemas interconectados em todo o processo, capazes de reduzir continuamente os desperdícios e aumentar a produtividade. A complexidade para integrar estas novas tecnologias é grande e necessita de pessoas altamente qualificadas", assinala o engenheiro mecânico Ugo Ibusuki, que integra o comitê e atualmente é professor do programa de Engenharia de Gestão da UFABC (Universidade Federal do ABC).

No formato de um “fluxo contínuo”, o Painel, que será no dia 5 de setembro, das 9h às 11h30, começará pelo “inbound”, passando pelas transformações que ocorrem dentro das empresas, e finalizando com no “outbound”. Também será conceitualizada e contextualizada a questão da “economia circular”. O painel terá a participação de Rogério Junqueira, co-fundador da Reciplac; Lucélia Gonçalves, gerente de Operações Logísticas da Geodis; José de Carlos do Nascimento, gerente da qualidade da Mercedes-Benz do Brasil; Carlos Eduardo Milani Bertozzi, CEO da HELLA; Dr. Aldo Roberto Ometto, professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC – USP), com mediação de Paulo C. Lima, Managing Director da Staufen.Táktica.

“Destacaremos o aporte tecnológico disruptivo, com a aplicação de transformação digital sob a gestão de operações. Aspectos como a consolidação dos processos, integração dos dados e geração de informações analíticas para tomada rápida de decisão serão apresentados assim como fatores cruciais para que as empresas obtenham vantagem competitiva, em um mercado global, em constante aceleração, sob a evolução e demais desdobramentos significativos da ‘Quarta Revolução Industrial’. O conceito de Fluxo de Gestão Integrado se destaca, a partir de dados reais, on-line e estruturados, atingindo eficiência, assertividade e competitividade”, destaca o engenheiro de produção Gustavo Lima e pesquisador do Fórum de Inovação (EAESP - FGV) com ênfase nos temas Manufatura Avançada e Indústria 4.0., que compõe o Comitê de Operações Conectadas.

“O compartilhamento de demandas, eventualmente pequenas, just in time, e até unitizadas, de diferentes agentes de mercado pode ser mobilizado de modo que maximize sinergias e alavanque resultados financeiros. Saímos de padrões rígidos para modelos dinâmicos, que se aperfeiçoam continuamente”, complementa o engenheiro Ricardo Avila, Diretor Industrial da Sabó, também membro do comitê.

Para Gyorgy, a visão atual propõe suprimentos e a cadeia de fornecedores engajados no alinhamento com as operações subsequentes e a necessidade de adaptação na ponta de vendas. “A indústria 4.0 está trazendo a provocação da customização em massa, na tônica de fazermos com altíssima flexibilidade as pequenas quantidades. No que tange ao eficiente processo de suprimentos, a disponibilidade real tem direta relação com ampliação e eficácia da rede de fornecedores qualificados, inclusive para entrega de baixas quantidades de itens personalizados com lead-times curtos e custos competitivos”.

“No Painel do Congresso teremos a interação com especialistas da Daimler, Reciclapac, Geodis, Hella, da academia com a EESC-USP e, moderado por uma consultoria, que nos brindarão com as novidades disponíveis na esfera das Operações Industriais Conectadas, disponibilizando acesso aos caminhos que trilharam e às experiências acumuladas, com proposta de reduzir o desafio àqueles que já percebem a urgência de reação”, complementa o chaiperson do Comitê de Operações Industriais Conectadas da SAE Brasil.

Sobre o Congresso SAE Brasil 2018

“A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade” é o tema do Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade 2018, que ocorrerão de 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo, em São Paulo (SP). A 27ª edição traz uma novidade: será a primeira vez que ocorrerá de forma integrada a um evento de outro setor, a ExpoAlumínio, realizada pela ABAL - Associação Brasileira do Alumínio e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado. Simultâneas e compartilhando um mesmo pavimento de mais de oito mil metros quadrados, as duas programações esperam reunir um público aproximado de 17 mil visitantes, em três dias de atividades.

Sobre a SAE Brasil

A SAE Brasil é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos, executivos, acadêmicos e estudantes de engenharia unidos pela missão de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade nos modais: automotivo, aeroespacial, ferroviário e naval.

A SAE Brasil é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE Brasil tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de seis mil associados e dez seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE Brasil é filiada à SAE internacional, associação com os mesmos fins e objetivos fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Serviço

27º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade
Data: 3 a 5 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo
Painel Operações Industriais Conectadas - “Gerenciamento das Operações em um ambiente de inovação digital”
5 de setembro – das 9h às 11h30
Inscrições e informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso
 
 


Últimas Notícias 
28/10/2020
» Confira as atrações de Meet & Greet da Horror Expo Live 2020
28/10/2020
» 5G já é uma nova realidade, aponta o Futurecom Digital Week
28/10/2020
» Primavera Festival reúne música, inovação e empreendedorismo em torno da sustentabilidade socioambiental
28/10/2020
» Jonathan Zittrain abre NOW!Week da HSM Expo NOW!
28/10/2020
» Francal Feiras divulga Protocolo de Segurança Sanitária para seus eventos de 2021
mais...
  buscar notícias: