Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Avanços laboratoriais nos exames de diagnóstico de câncer de próstata são tema de conferência magna no 52º CBPC/ML

19/09/2018
Avanços laboratoriais nos exames de diagnóstico de câncer de próstata são tema de conferência magna no 52º CBPC/ML

No dia 25 de setembro, durante o 52º Congresso de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, os avanços nos exames laboratoriais para diagnóstico de câncer de próstata, em especial o PHI, serão tema de conferência magna, apresentada por Adagmar Andriolo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e professor da disciplina na Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O PHI é um exame mais exato, eficaz e rápido para o diagnóstico do câncer, auxiliando na distinção de outras doenças da próstata. Trata-se de uma combinação de três outros testes, o PSA total, PSA Livre e p2PSA.

Segundo o médico patologista clínico, Adagmar Andriolo, "o PHI apresenta o que chamamos de maior especificidade para câncer. É um exame de sangue simples, exigindo apenas uma punção venosa. Graças à sua elevada especificidade, resultados normais podem reduzir em até 30% a necessidade de realização biópsia prostática, que é um procedimento mais invasivo, de alto custo e oferece algum risco ao paciente.

Dessa forma, o PHI também pode ser um aliado na redução de custos da assistência à saúde. "Existem estudos que comprovam que o tratamento de pacientes com câncer diagnosticado precocemente é de duas a quatro vezes mais barato quando comparado aos tratamentos dados às pessoas que tiveram o diagnóstico em uma fase avançada", completa Andriolo.

Serviço

52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Avanços laboratoriais no câncer de próstata – Adagmar Andriolo
Data: 25 de setembro de 2018
Horário: 11h30
Local: Centrosul – Florianópolis – Santa Catarina
Inscrições: cbpcml.org.br

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas
 
 


Últimas Notícias 
30/11/2020
» SET eXPerience Live: O maior debate online sobre temas do mercado de mídia e entretenimento
30/11/2020
» Feira da Loucura por Sapatos está confirmada de 03 a 13 de dezembro
30/11/2020
» Protocolo sanitário da 22ª Expodireto Cotrijal é entregue ao governo do Estado
30/11/2020
» Habemos Whext: festival acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, com transmissão online
30/11/2020
» Congresso Online de Tecnologia da Informação debate tendências desse mercado
mais...
  buscar notícias: