Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 

 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Exames laboratoriais auxiliam no ajuste de dosagem e escolha da medicação adequada para o tratamento de depressão e ansiedade

21/09/2018
Exames laboratoriais auxiliam no ajuste de dosagem e escolha da medicação adequada para o tratamento de depressão e ansiedade

Uso da farmacogenômica em psiquiatria será tema de conferência no dia 25 de setembro durante o 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

No dia 25 de setembro, o 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial coloca em pauta o uso da farmacogenômica para psiquiatria. O tema será debatido por especialistas, no Centrosul, em Florianópolis. A escolha do assunto foi feita após a observação do aumento significativo de casos de depressão e ansiedade.

A farmacogenômica trata a influência da variação genética na resposta de fármacos no paciente. Segundo a especialista em genética médica e coordenadora da conferência Dra. Renata Minillo, "através de exames laboratoriais é possível que o médico rastreie o efeito da medicação no organismo do paciente, auxiliando a ajuste da dosagem e proporcionando uma terapia absolutamente personalizada para pacientes psiquiátricos, beneficiando milhares de pessoas diagnosticadas principalmente com depressão e ansiedade".

Os testes genéticos também podem embasar o desenvolvimento de novas opções de fármacos para tratamento. "Ao elencarmos quais genótipos respondem a cada tipo de tratamento, será possível criar novas drogas, que propiciem mais eficácia e menores efeitos colaterais, que hoje são uma das grandes queixas do uso de medicamentos para tratamento dessas patologias", completa Minillo.

Serviço

52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
A farmacogenômica em psiquiatria
Data: 25 de setembro de 2018
Horário: 17h
Local: Centrosul – Florianópolis – Santa Catarina
Inscrições: cbpcml.org.br

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.
 
 


Últimas Notícias 
04/08/2021
» Eletrolar Show marca a retomada dos encontros de negócios face-to-face e impulsiona o mercado de eletroeletrônicos
04/08/2021
» Abertas as inscrições para o Festival CIEE da Diversidade
04/08/2021
» YAMI 2021: investir na agregação de valor da produção do campo oferece lucratividade ao produtor e qualidade ao consumidor
04/08/2021
» 14º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais destaca inovações para a mobilidade
04/08/2021
» Em Feirão de veículos, 20% dos carros são negociados durante a retomada das atividades
mais...
  buscar notícias: