Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras

 
 

 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Espaço do Sebrae na Casacor promove diálogo entre o artesanato e o design

15/10/2018
Espaço do Sebrae na Casacor promove diálogo entre o artesanato e o design

Mestres artesãos interagem com designers em uma exposição sobre o diálogo da tradição com a contemporaneidade em uma mostra do objeto cearense

Decoração, utilidade, arte e autoria tudo junto e misturado em uma exposição que faz uma homenagem aos criativos cearenses. De um lado, mestres de tradição de ofício reconhecidos pelo Estado por meio da Lei dos Tesouros Vivos da Cultura Tradicional Popular. Do outro lado, designers que bebem da fonte da tradição e recriam o objeto cearense colocando no mercado um produto único de inspiração e significado. Assim é a mostra “Diálogo Brasil Original” Artesanato & Design, promovido pelo Sebrae Ceará durante a Casacor 2018.

A mostra é parte do projeto Brasil Original de Artesanato do Sebrae Ceará em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult, que tem o objetivo de promover o fortalecimento do segmento artesanal no Ceará. De acordo com superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a realização desta ação é uma das estratégias do projeto que busca valorizar a produção artesanal e autoral do Estado.

“O Sebrae vem fazendo um trabalho muito forte no sentido de fortalecer a produção artesanal do Ceará, incorporando neste processo elementos do design, mas sem perder de vista a importância da produção autoral. E nada mais autoral que a produção reconhecida de um mestre da cultura tradicional”.

Para Cartaxo, além de dar mais visibilidade a esta produção artesanal única, este trabalho do Sebrae busca apoiar estes mestres na comercialização de suas peças, que ganham ainda mais valor de mercado a partir da presença de eventos como a Casacor. Por outro lado, segundo ele, ao incorporar a presença dos designers neste contexto, a instituição também contribui para promover um encontro da contemporaneidade com a tradição. “O diálogo entre as duas produções resulta em algo único e inspirador como o que está apresentado no espaço do Sebrae na Casacor 2018”.

Mestres da Cultura

Os mestres da tradição cearense são reconhecidos pela Lei 13.351/2003 e a Lei 13.842/2006. A Secretaria da Cultura do Ceará define como “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas, grupos e comunidades que são, reconhecidamente, detentoras de conhecimentos da tradição popular do Estado. Por meio de seleção pública, os mestres agraciados passam a receber do estado um auxílio financeiro vitalício, e os grupos tradicionais recebem apoios para suas atividades.

Encontros

Durante a Casacor, os visitantes poderão ter acesso no Espaço do Sebrae não apenas às peças produzidas pelos mestres da cultura e dos designers convidados. No local, estão sendo promovidos encontros onde os participantes podem dialogar com alguns destes expositores. O encontro “As artes das mãos” ocorre sempre às quartas-feiras, a partir das 19 horas.

Nesta semana, o encontro reuniu a mestra Dona Tarina, de Cascavel e as designers Jamylle Weyne Nunes e Carolina Figueiredo. Na semana anterior, participaram o mestre Espedito Seleiro, de Nova Olinda, e o designer Diego Pascal.

Encerrando a programação do encontro “As artes das mãos”, no dia 17 de outubro, a mestra Lúcia Pequeno, de Limoeiro do Norte, e a designer Armênia Rocha estarão dialogando com o público.

Casacor 2018

A Casacor Ceará completa 20 anos na edição de 2018. Guiados pelo tema A Casa Viva, 73 profissionais projetaram os 54 espaços que acolhem o público. O foco neste ano foi a valorização da cultura e da arte cearenses, do morar, das experiências e também da relação entre ambiente, natureza e pessoas. A mostra ocorre na Rua Visconde de Mauá, 950, na Aldeota, até o dia 23 de outubro, de terça a domingo.

Espaço do Sebrae na Casacor

Nesta edição, o ambiente do Sebrae na Casacor foi projetado pela arquiteta Liana Santana, que criou um espaço repleto de movimento e que tem por objetivo causar ao visitante uma nova percepção sobre o artesanato e o design desenvolvidos no Ceará. O espaço, com seus painéis simulando movimento, a instalação de cestas e peneiras e os quadros em macramê suspensos provocam e instigam o visitante.

O espaço traz uma mostra da produção dos seguintes expositores:

Mestres da cultura

Maria Cândido, de Juazeiro do Norte
Françuli, de Potengi
Dona Tarina, de Cascavel
Espedito Seleiro, de Nova Olinda
Dona Francisca, de Viçosa do Ceará
Pedro Balaieiro, de Guaramiranga
Stênio Diniz, de Juazeiro do Norte
Lúcia Pequeno, de Limoeiro do Norte

Designers

Carolina Figueirêdo
Dora Coelho
Aline Gurgel Borges
Marilia Callou
Armenia Rocha
Evelyn Matthews
Celina Hissa
Jamylle Weyne Nunes
Diego Pascual

Serviço

Casacor 2018
Local: Rua Visconde de Mauá, 950 – Fortaleza, Ceará
Até 23 de outubro
Terça a sábado, das 17h às 22h | Domingos e feriados das 16h às 21h
 
 


Últimas Notícias 
17/06/2021
» Abertas inscrições para o Inspiramais 2022_II
17/06/2021
» Shimano Fest confirma versão ‘online’ do festival no segundo semestre de 2021
17/06/2021
» Mec Show: feira é adiada para agosto de 2022
17/06/2021
» Acrimat realiza 2ª edição do Arroba e Prosa
17/06/2021
» IV Semana da Sustentabilidade Cidade Center Norte contará com palestras de Eduardo Lyra, Roger Koeppl e Eduardo Terra
mais...
  buscar notícias: