Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Secretário da Agricultura participa sábado do SRM Tech, na Sociedade Rural

30/11/2018
Secretário da Agricultura participa sábado do SRM Tech, na Sociedade Rural

Evento de tecnologia vai contar com palestra e lançamento de aplicativo para o agro

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado, George Hiraiwa, participa neste sábado (dia 1) do SRM Tech, na Sociedade Rural de Maringá, evento que faz parte da programação da 10ª Agrocampo. Idealizador do primeiro Hackathon do Brasil voltado ao agronegócio, ele vai falar sobre o uso de tecnologias no campo e, em seguida, haverá o lançamento e apresentação de protótipo de aplicativos desenvolvidos durante o 1º Hackathon Inova Agro, realizado este ano na Expoingá. A programação começa às 9h45 e se estende até às 11h10, na Casa do Cavalo, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

O SRM Tech é um programa de pré-aceleração para desenvolvimento de negócios digitais na cadeia do agronegócio, desenvolvido pela Sociedade Rural de Maringá. A presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, diz que a agricultura e a pecuária usam cada vez mais tecnologia para melhorar o desempenho das atividades, e o “nosso papel, enquanto entidade representativa, tem sido incentivar a inovação, estimulando também os jovens que estão nos bancos universitários a pensarem em tecnologias que contribuam com o desenvolvimento do setor”.

Foi com esse objetivo que a SRM realizou este ano o 1º Hackathon Inova Agro na Expoingá, maratona de hackers, programadores e desenvolvedores, voltados a desenvolver soluções tecnológicas para o agronegócio, do qual resultou o aplicativo “Agro Amigos”, que será lançado neste sábado no SRM Tech. Além deste, um protótipo de aplicativo, chamado “Reportagro” será apresentado ao público participante do evento.

Os aplicativos

Criado pela equipe vencedora do Hackathon Inova Agro, o aplicativo “Agro Amigos” é uma plataforma digital com capacidade para agregar outras plataformas já existentes para uma gestão mais eficiente das atividades operacionais no campo. O estudante de engenharia de software Felipe Gerolomo de Oliveira é um dos desenvolvedores, ao lado de quatro colegas da faculdade. Ele explica que o aplicativo vai estar disponível no sistema Android e poderá ser baixado do Play Store gratuitamente, a partir deste sábado. Nessa plataforma, o produtor vai encontrar cotações de mais de quarenta produtos, informações do tempo e notícias do agronegócio.

Já o Reportagro, desenvolvido pela equipe que conquistou o terceiro lugar no Hackathon, está em fase de desenvolvimento. Por meio de sensores instalados nas áreas rurais, o software será capaz de captar informações sobre a umidade do solo, intensidade da luz e temperatura ambiente, ajudando o produtor na tomada de decisões. Thiago Bussola da Silva, integrante da equipe, diz que o recurso pode ser útil principalmente para a horticultura, onde o produtor precisa monitorar com mais precisão todas as condições da área para obter o melhor resultado no seu produto.

Serviço

O que: SRM Tech
Dia: 01/12 (sábado)
Horário: 9h45
Onde: Casa do Cavalo, Parque de Exposições de Maringá
 
 


Últimas Notícias 
27/01/2021
» Comitê Gestor da AgroBrasília cancela a edição 2021 da feira
27/01/2021
» 17ª edição da Febratex será em agosto de 2021
27/01/2021
» 10° Bienal do Livro e Caiite 2021 já têm data para acontecer em Maceió
27/01/2021
» Juruaia realiza evento 100% online para abrir temporada de vendas 2021
27/01/2021
» Iniciam as tratativas para a Faismo 2021
mais...
  buscar notícias: