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François Girbaud:  a história e o futuro do jeanswear no Denim Meeting 2019 | São Paulo

19/03/2019
François Girbaud: a história e o futuro do jeanswear no Denim Meeting 2019 | São Paulo

Um dos mais renomados estilistas internacionais do universo jeanswear estará no Brasil, pela primeira vez, especialmente para participar do evento

O estilista francês François Girbaud é um nome que todo denim lover precisa conhecer. Faz parte da história do jeans e também é parte responsável pelo futuro da indústria jeanswear. Criador, juntamente com sua mulher Marithé Bachelard, do stone washed no final dos anos 60 - processo de manufatura têxtil usado para dar ao tecido aparência desgastada – e hoje colaborador no desenvolvimento de metodologias de acabamento sustentáveis como laser e ozônio, François é um dos estilistas por trás da marca francesa Marithé + François Girbaud, fundada em 1969, ativa e influenciadora até os dias atuais. Personalidade fundamental do mercado azul mundial, Girbaud realizará sua primeira palestra no Brasil a convite da organização do Denim Meeting 2019 - São Paulo, único evento de moda brasileiro voltado exclusivamente para as necessidades da indústria nacional de jeanswear. O estilista falará sobre “A importância da marca Marithé + François Girbaud para a moda jeanswear atual”, contando a trajetória da icônica marca francesa. François participará também, no dia 27.03, do workshop “Estrutura do Denim”, com Priscila Locatelli, que enfoca como desenvolver produtos jeanswear alinhando propósito e o DNA da marca.

O Denim Meeting 2019 - São Paulo será realizado nos dias 26 e 27 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo, e abordará o tema “Mãos na Massa, potencializando a indústria denim nacional”. A quarta edição do evento conta com ampla grade de palestras, workshops de capacitação focados nos temas mais relevantes para os profissionais do setor, novos espaços e a presença do estilista francês François Girbaud como grande destaque.

Sobre François Girbaud

Antes de François Girbaud e sua esposa, o jeans chegava ao consumidor final sem lavagem alguma, além de ser enrijecido por goma, causando desconforto. Após o casal francês colocar pedra-pomes na máquina de lavar, o índigo nunca mais foi o mesmo, iniciando a era das lavanderias industriais e proporcionando, além de infinitas opções de tons de azul e jeans escuros e claros, maciez e conforto para os consumidores.

Um dos maiores nomes internacionais ligados ao setor de jeanswear e reconhecido como uma das maiores autoridades no assunto, Girbaud é considerado uma personalidade chave para a compreensão da importância do patamar alcançado pelo setor. Casal visionário de estilistas que foram essenciais para a industrialização do jeans em visual lavado, os Girbaud criaram também múltiplas possibilidades na modelagem do jeanswear. A partir de 1977, a busca pelo ineditismo foi ampliada para o desenho e a modelagem do jeans e a dupla lançou o primeiro jeans com modelagem baggy da história da moda. Com o sucesso comercial do estilo, a companhia seguiu adiante no caminho das inovações, e lançou nos anos 80 o modelo Pedal Push, diferenciado pelo bolso faca embutido no recorte princesa: o que eles chamaram de x-pocket. Jennifer Beals, do filme Flashdance, foi a porta-voz da expansão da marca nesta década, no mercado americano.

A visão de moda e negócios não parou e, em seguida, François Girbaud lançou o estilo batizado como “African Cut", que ajudou a transformar o cenário do streetwear americano pelo visual relaxado, colaborando na construção da própria identidade do hip hop na moda. Em 1985, os Girbaud também exploraram diferentes atitudes relacionadas à altura do cós nesse fit: abaixo dos braços, suspensos ou completamente relaxados revelando pela primeira vez o underwear como composição do look. E assim a posição da “mão no bolso” do jeans foi alterada implicando em diferentes códigos de atitude. Um pouco depois, em 1989, os Girbaud lançaram o fit 360’ sailor, um modelo onde os quatro lados do jeans assumiam o look de vista frontal e que podia ser vestido das duas formas: frente ou costas. Daí podemos pensar que as primeiras experiência de styling vestindo o jeans de forma singular também foram iniciadas pela dupla.

Jeans x Sustentabilidade

Em um primeiro momento Girbaud assistiu impotente sua obra inspirar toda uma indústria alheia aos danos ambientais, mas anos depois compreendeu que não poderia abandonar sua obra, continuou zelando por ela em busca de soluções que permitissem sua continuidade de um modo mais eco-friendly para a natureza. Ele e sua mulher tomaram como desafio pessoal reverter o viés poluente que havia sido desenhado pelo setor. Parcerias com lavanderias, indústrias químicas e tecelagens marcaram essa saga. Da união com a Jeanologia, surgiu a idealização de novas técnicas, como o laser e ozônio. Palestras, envolvimento e apologia para um rumo mais sustentável, sempre respaldadas por inovações tecnológicas, continuaram marcando sua carreira. A associação do designer com tecelagens de vanguarda contribuiu para a transformação do denim reciclado, tecnológico e funcional em tendência.

Hoje François Girbaud é um dos profissionais mais atuantes nas principais discussões internacionais sobre o dilema entre a necessidade de reutilizar insumos na indústria denim e o desejo permanente de consumo, um dos principais desafios que o segmento vai encontrar nos próximos anos, quando o consumidor terá uma consciência muito maior do impacto do seu consumo e dos problemas ambientais. A sustentabilidade será, cada vez mais, um aspecto chave para as escolhas de compras das novas gerações e Girbaud é um dos principais colaboradores no desenvolvimento de metodologias de acabamentos sustentáveis como laser e ozônio.

De acordo com Girbaud, esta é uma das responsabilidades atuais do setor e as pessoas gostam do rumo da inovação que as tecelagens de denim apresentam, em especial no que diz respeito aos tecidos multifuncionais, que não sujam, e aos novos elastanos. Entre os caminhos e mudanças que a indústria da moda jeanswear está tomando face ao futuro, considerando a importância da sustentabilidade (tanto do ponto de vista industrial como da percepção do consumo), de modo geral, desenha-se a necessidade de conciliar reciclagem de tecidos e o hábito de consumo que permanecerá apegado à busca pelo que é novo.

Sobre o Denim Meeting

O Denim Meeting é realizado e promovido pela Style WF, detentora do portal Guia Jeanswear – lançado em 2005 -, serviço que se tornou uma porta de entrada para diversos setores que constituem a indústria têxtil do denim. A expertise adquirida através do portal possibilitou a identificação das principais necessidades do segmento, levando à ampliação e ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pela empresa. Todo este processo culminou no lançamento, em abril de 2016, da primeira edição do Denim Meeting, realizada com o objetivo de unir o segmento de denim brasileiro em um Fórum de Ideias e palestras que abordaram temas cruciais para ajudar no direcionamento e no fortalecimento do mercado.

O Denim Meeting SP tem abrangência nacional e marca o início do calendário denim anual, que já tem confirmada a realização das etapas em Balneário de Camboriú (SC), Goiânia (GO), Maringá (PR), Caruaru (PE) e Fortaleza (CE). O evento conta com o apoio institucional da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; ABTT - Associação Brasileira de Técnicos Têxteis; BITTENCOURT, inteligência em redes de negócios; LINX, software que move o varejo; Mega Polo Moda; Sebrae e Sinditêxtil SP.

Style WF

O denim move a Style WF, empresa que já nasceu com os olhos voltados para o universo do jeans. Há mais de 15 anos no mercado, é pioneira na prestação de serviços de comunicação, consultoria e pesquisa de moda jeanswear. Dirigida pelas empresárias Iolanda Wutzl e Marlene Fernandes, a equipe profissional da Style WF e seus parceiros trabalham posicionados à frente do seu tempo, direcionando e informando empresas que seguem o mesmo propósito.

Serviço:

François Girbaud no Denim Meeting 2019 | São Paulo
Datas: 26 de março (terça-feira)
Palestra: “A importância da marca Marithé + François Girbaud para a moda jeanswear atual”
Horário: 18h00
27 de março (quarta-feira)
Workshop: “Estrutura do Denim, propósito e o DNA da marca”, com Priscila Locatelli
Horário: 14h30
Local: Expo Center Norte – Espaço de Convenções
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo – SP
www.denimmeeting.com.br
 
 


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