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Índia Decor & Fashion 2019 comemora sucesso de negócios

21/03/2019
Índia Decor & Fashion 2019 comemora sucesso de negócios

Foram realizadas cerca de 500 rodadas de negócios durante os dois dias do evento, com a participação de mais de 100 empresas, que puderam conferir lançamentos de 29 expositores indianos para o mercado de moda e decoração

Durante os dias 14 e 15 de março, foi realizado o Índia Decor & Fashion 2019 – encontro de negócios entre Brasil e Índia -, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. A feira tem como objetivo apresentar aos empresários brasileiros produtos que reúnem o espírito, as habilidades e a qualidade dos itens indianos, proporcionando uma oportunidade exclusiva para que os importadores brasileiros se reúnam com fornecedores indianos dentro de um evento de negócios.

Foram realizadas cerca de 500 rodadas de negócios durante os dois dias do evento, com a participação de mais de 100 empresas, que puderam conferir lançamentos de 29 expositores indianos. O Índia Decor & Fashion 2019 contou com o apoio do Consulado Geral da Índia em São Paulo e foi promovido e organizado pelo EPCH - Conselho de Promoção de Exportações de Artesanato da Índia.

Os principais produtos expostos no evento foram dos segmentos de casa/decoração, como artigos de ornamentação geral, iluminação, tapetes e carpetes, acabamento de paredes, incensos, artigos têxteis para cama/mesa/banho, enfeites para cuidados domésticos, artigos de cozinha, cortinas, persianas, almofadas, retratos, molduras, velas e sachês aromáticos e muitos artigos antigos preciosos; e moda feminina como xales, blusas, vestidos, bolsas, acessórios exóticos, bijuterias finas e também matérias-primas como palmas, colares e outros componentes, como para acabamento em madeira, metal e plástico e peças para o setor de joias, semijoias e bijuterias.

Além do apoio institucional do Consulado Geral da Índia em São Paulo, o India Decor & Fashion 2019 contou com o apoio da Adesp – Associação de Decoração do Estado de São Paulo; da ALJ – Associação Limeirense de Joias; e da Fecomercio SP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

Comércio Brasil x Índia

Os países da América Latina e do Caribe (LAC) representam um mercado cada vez mais importante para as exportações do artesanato indiano, alcançando mais de R$ 60 milhões de abril de 2017 a janeiro de 2018. Na relação comercial direta com o Brasil, as exportações de artesanato da Índia alcançaram a cifra de US$ 15,86 milhões no período 2016-17 e aumentaram para US$ 19,95 milhões em 2017-18, o que representa um crescimento de 25,75%. Os principais destaques para este resultado foram o crescimento de 54% dos artigos indianos de lã e crochet, atingindo um volume de US$ 2,77 milhões, e um aumento de 23,6% no segmento de bijuterias.

Na análise dos executivos do EPCH, os segmentos de decoração para o lar, ornamentação, roupas, bijuterias, confecção, acessórios, incensos e velas aromáticas vêm demonstrando um grande potencial para fortalecer as importações da Índia pelo Brasil. Por outro lado, os artigos mais importados do Brasil pela Índia são produtos químicos, farmacêuticos, fertilizantes, minério, café, produtos marinhos, produtos de couro e bronzeadores.

Mostra de grandeza

As empresas expositoras do Índia Decor & Fashion 2019 atuam como uma mostra da grandeza de diversidade, beleza, criatividade e qualidade dos produtos das mais de 10.000 empresas associadas ao EPCH. A diretoria da entidade, promotora do evento, também atuará junto aos empresários brasileiros que visitarem a mostra como um elo de ligação entre o Brasil e a Índia, recomendando empresas para setores que eventualmente não estejam expondo nesta edição, assim como orientando aqueles visitantes interessados em exportar para a nação indiana.

A Índia tem uma enorme força de trabalho composta por mais de 10 milhões artesãos habilidosos que produzem itens tradicionais usando materiais e técnicas tradicionais. São de profissionais. A variedade do artesanato indiano contemporâneo não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo, o que faz do país o único que não envolveu máquinas na produção de seus artesanatos. Em 2018 a Índia exportou US$ 3,6 bilhões para todo o mundo e o crescimento médio de suas exportações globais de artesanato mantém-se entre 4 e 5% ao ano.

Sobre o EPCH

O EPCH - Conselho de Promoção de Exportações de Artesanato da Índia é uma organização sem fins lucrativos e tem como objetivo promover, apoiar, manter e aumentar as exportações de artesanato. O Conselho reúne um grande grupo de exportadores de artesanato focados na promoção internacional, para divulgar a imagem da Índia no exterior como um fornecedor confiável de produtos e serviços de artesanato de alta qualidade, além de adotar diversas medidas com o objetivo de atender às normas e especificações internacionais.

O EPCH foi criado pelo Ministério dos Têxteis do Governo da Índia, com toda a infraestrutura necessária, bem como as facilidades de marketing e informação que são aproveitadas tanto pelos exportadores quanto pelos importadores. Os países que mais importaram da Índia em 2018 foram Holanda, Itália, Canadá e os países da América Latina e Caribe.

http://indiadecorefashion.com.br
 
 


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