Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Soluções para eficiência operacional e inclusão financeira destacam-se entre os finalistas do 4º Ciab Fintech Day

17/05/2019
Soluções para eficiência operacional e inclusão financeira destacam-se entre os finalistas do 4º Ciab Fintech Day

Quarenta fintechs participarão de competição durante o Ciab Febraban 2019, maior evento de tecnologia da informação para a América Latina

Soluções de TI para eficiência operacional, inclusão financeira, negociação de dívidas e investimentos são temas que não estão só no foco de novas tecnologias buscadas pelo setor financeiro, mas que também entre os mais populares das 40 startups selecionadas para participarem do Ciab Fintech Day, agora em sua quarta edição, considerado um dos mais importantes encontros entre instituições financeiras e fintechs do Brasil e um dos grandes destaques do 29º Ciab Febraban. O congresso de tecnologia para o setor financeiro ocorrerá de 11 a 13 de junho no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Das 40 startups selecionadas para o Lounge Fintech, mais do que o dobro registrado no ano passado, 35 são brasileiras, e 5, internacionais - do Canadá, Inglaterra, México e duas de Israel. Na edição 2019 do evento, o júri selecionará dez startups para um campeonato que ocorrerá em 13 de junho, último dia do fórum de TI. Segundo a organização, as cinco melhores avaliadas poderão fazer reuniões com pelo menos três líderes de bancos. Já representantes das três fintechs melhores avaliadas pelo júri no campeonato ganharão passagem e hospedagem para participar do estande do Ciab Febraban no congresso Money 2020, que ocorrerá em outubro, em Las Vegas, nos EUA.

As soluções desenvolvidas pela maioria das fintechs selecionadas para o Ciab Fintech Day coincidem com o raio-X do mercado deste segmento no Brasil. Atualmente, 35% das fintechs brasileiras estão voltadas para os desbancarizados, segundo os últimos dados do blog de serviços financeiros digitais Finnovation, em estudo feito em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a aceleradora Finnovista - de um total de 377 startups mapeadas. O levantamento mostrou que o segmento de pagamentos e remessas representa 25% do total, com 96 startups; o de Gestão Financeira Empresarial tem 17% do total, com 63 fintechs; o segmento de empréstimos representa 15% do total, com 56 startups; e gestão financeira Pessoal" representa 8% do total, com 30 startups.

A cada ano, o avanço tecnológico e a facilidade dos meios digitais possibilitam que mais pessoas tenham acesso a serviços financeiros e paguem contas, façam transferências e também contratem empréstimos. Com a transformação digital e o advento das fintechs, empresas com estruturas enxutas e forte apoio de tecnologias, o consumidor passou a ter mais opções para se incluir no sistema financeiro.

"A proliferação desse tipo de negócio chama a atenção de grandes bancos e instituições de menor porte, e crescem as iniciativas e parcerias com as fintechs para produtos e soluções voltados para o cliente", afirma Gustavo Fosse, diretor setorial de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban.

De acordo com o executivo, existe um ambiente colaborativo entre as fintechs e as instituições financeiras e os bancos desenvolvem estratégias próprias para lidar com esse elemento de inovação. "Hoje existem inúmeros exemplos bem-sucedidos de parcerias entre estas empresas e instituições financeiras, inclusive com a abertura de centros de empreendedorismo e inovação e a consolidação de programas de aceleração, além da recente abertura de espaço interno para que funcionários criem soluções bancárias 'dentro de casa', o chamado intraempreendedorismo", diz.

No ano passado, soluções para a inclusão financeira e segurança nas transações por aplicativos, novas plataformas para transações financeiras e algoritmos de biometria facial foram os temas vencedores do Ciab Fintech Day. A FullFace, startup especializada na identificação de pessoas por meio de algoritmo de biometria facial; a Ewally, empresa de tecnologia com uma carteira digital baseada em blockchain; e o Banco Digital da Maré, fintech social que atende regiões sem acesso ao sistema financeiro com um app de meio de pagamento, foram os ganhadores da competição.

Os nomes das fintechs selecionadas para o Ciab Fintech Day 2019 estão disponíveis em ciab.com.br/pt/fintech#finalistas.

Serviço

Congresso Ciab Febraban
Data: 11 a 13 de junho de 2019
Local: Transamérica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro)
https://ciab.com.br

Sobre o Ciab Febraban

O Ciab Febraban - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras - é o maior evento da América Latina tanto para o setor financeiro quanto para a área de tecnologia.

Foi criado em 1990 e desde a sua primeira edição, em 1991, vem incentivando o desenvolvimento da tecnologia e inovação bancária. Anualmente, o congresso reúne público de aproximadamente 20 mil pessoas. Apresenta cerca de 120 personalidades entre conferencistas e debatedores em mais de 30 painéis.

Sobre a Febraban

A Febraban - Federação Brasileira de Bancos é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Foi fundada em 1967, na cidade de São Paulo, com o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.

O objetivo da Federação é representar seus associados em todas as esferas – poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas da sociedade – para o aperfeiçoamento do sistema normativo, a continuada melhoria da produção e a redução dos níveis de risco. Também busca concentrar esforços que favoreçam o crescente acesso da população em relação a produtos e serviços financeiros.

https://portal.febraban.org.br
 
 


Últimas Notícias 
25/05/2020
» Digitalks promove experiência digital no Digitalks Expo 2020
25/05/2020
» Feiras Expobor e Pneushow 2020 são adiadas
25/05/2020
» Semana Polo do Mar Conecta terá negociação virtual entre pequenas e grandes empresas
22/05/2020
» Felinju 2020: 23ª edição da feira será realizada em formato online
22/05/2020
» Próximo SICC presencial acontece em 2021
mais...
  buscar notícias: