Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Arena ANTP discute a integração entre modais na busca por melhorias de mobilidade nas cidades

02/09/2019
Arena ANTP discute a integração entre modais na busca por melhorias de mobilidade nas cidades

Gestores das cidades de Campinas (SP) e Vitória (ES) se reúnem na Arena para falar sobre as soluções que estão sendo pensadas e colocadas em prática nas cidades

Quando o assunto é mobilidade urbana, encontrar soluções para promover a integração entre os mais diversos modais é essencial para caminhar em direção a cidades mais sustentáveis com trajetos mais curtos e viagens mais seguras e de qualidade. No Brasil, as grandes cidades e regiões metropolitanas já oferecem serviços de integração quando se trata do sistema de transportes estruturantes, como ônibus e trens, por exemplo. Mas agora o desafio aumenta: incluir modais ativos e outros serviços complementares no trajeto.

Para fomentar o debate, a Arena ANTP 2019 vai receber em seu segundo dia de congresso o Secretário de Transporte e Obras Públicas do Governo do Espírito Santo, Fabio Damasceno, e o Secretário de Transporte de Campinas (SP), Carlos José Barreiro. Além de expor exemplos dos projetos que têm sido implementados nas cidades de Vitória (ES) e Campinas (SP), os gestores falarão sobre tendências e soluções que apontam no caminho da mobilidade integrada.

Para Damasceno, pensar a integração é parte fundamental do processo de otimização da mobilidade urbana. “Precisamos tornar o transporte público mais eficiente, mais rápido e mais seguro, garantindo qualidade. As melhorias de infraestrutura servem tanto para melhorar a experiência de quem já utiliza o sistema quanto para atrair novos passageiros”, afirma.

Em Vitória, capital do Espírito Santo, o momento é de instalação do uso de bilhete único para integrar os sistemas municipais e metropolitano e de reconfiguração de linhas para melhorar o trajeto e ganhar tempo nas viagens. Além disso, a cidade está começando a usar um aplicativo de monitoração de horários dos ônibus. “O próximo passo é conseguir estabelecer tarifa única na cidade e disponibilizar uma plataforma de interação com as pessoas”, conta Damasceno.

Já em Campinas, o momento é outro. “Estamos pensando a mobilidade dos múltiplos modais que possibilitam o deslocamento em massa, pois eles precisam estar integrados. Se eu tenho uma bicicleta, eu preciso ter onde deixá-la para pegar um ônibus”, comenta Carlos José Barreiro. “A necessidade de deslocamento no dia a dia passou a ter um grau de importância cada vez maior e a discussão sobre mobilidade tem a ver com a facilidade e as possibilidades de um deslocamento rápido, confortável e o mais seguro possível.”

Atualmente, Campinas está investindo em corredores de BRT. Segundo Barreiro, esta é a maior obra em andamento do Brasil no momento. Além disso, a cidade tem investido em ciclovias, melhorias de calçadas e novas tecnologias que contribuem para otimizar o deslocamento. “Queremos que as mudanças em relação ao transporte tragam impacto positivo para a nossa cidade, tanto proporcionando mais qualidade de vida para as pessoas quanto trazendo transformação com a tecnologia de desenvolvimento sustentável”, declara Barreiro.

Anote em sua agenda

Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana
Data: 24 a 26 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo
www.arenaantp.com

Sobre a Arena ANTP 2019 - Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana

A OTM Editora, que publica a Revista Technibus, e a MFontana Promoções resgatam o conceito do Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito,realizado pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos), a cada dois anos, desde 1978.

Dessa forma, surge uma parceria inédita, aliando a experiência e tradição na realização de eventos de transportes da OTM,à ANTP, uma das principais entidades promotoras de ideias, com qualidade e excelência técnica em seus estudos e conteúdos publicados para realizar a Arena ANTP 2019 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana.

O objetivo do evento é promover a discussão dos aspectos que permeiam a mobilidade urbana no Brasil e no mundo, apresentando ações, programas de mobilidade urbana e de políticas p&uacu te;blicas, na permanente defesa do transporte com qualidade, do trânsito seguro, de cidades sustentáveis e com qualidade de vida, abrigando todas as formas de mobilidade nas cidades brasileiras.

Ao longo desses 41 anos, a ANTP contou com a colaboração de seus associados - entidades públicas e privadas, da indústria, da operação, da gestão pública, consultorias, área acadêmica e de pessoas físicas - que fazem parte do Conselho Diretor e Fiscal, e auxiliaram na construção e manutenção em todos esses anos.

https://otmeditora.com
 
 


Últimas Notícias 
03/06/2020
» 2ª live do CNMA discutirá o protagonismo da mulher no agronegócio anticrise
03/06/2020
» Nucleovet adia seus simpósios para 2021
03/06/2020
» Expo São Judas será realizada em ambiente virtual
02/06/2020
» Festa do Peão de Barretos tem nova data
02/06/2020
» Agrotins 100% Digital rompe barreiras e se torna marca forte no cenário nacional
mais...
  buscar notícias: