Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Brics discutem os rumos do mercado de fundição

16/09/2019
Brics discutem os rumos do mercado de fundição

Com uma agenda anual, o Brics do setor de fundição reúne, pela segunda vez no Brasil, representantes dos países desse bloco econômico para compartilhar experiências e discutir os rumos do mercado para os próximos anos. Neste ano, o encontro será no Brasil durante a Fenaf (Feira Latino-Americana de Fundição) que acontece em São Paulo entre os dias 17 a 20 de setembro.

Após a cerimônia de abertura do 9th Brics International Foundry Forum, que tem início às 8h30, no dia 18 de setembro, o presidente do Comitê Executivo Caef (Associação Europeia de Fundição) e APF (Associação Portuguesa de Fundição), Luís Filipe Villas-Boas, abre os trabalhos do dia apresentando painel que aborda o cenário da Indústria de Fundição na Europa.

Na pauta da delegação brasileira, Roberto João de Deus, diretor executivo da Abifa (Associação Brasileira de Fundição) apresenta dados sobre o setor no Brasil e seu crescimento. Nos últimos três anos, o mercado de fundição apresentou crescimento constante o que indica uma retomada sustentável após a crise culminada em 2016. Somente no primeiro semestre deste ano o setor apresentou crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Na sequência, Ricardo Fuoco, da Fuoco Consultoria, vai apresentar painel que abordará as “Tensões residuais causadas por tratamentos térmicos de fundições de aço e ligas de alumínio” e finalizando Wilson Guesser, Foundry Consultant, com o tema “Carcaças de Turbocompressor em CGI – Efeitos de seções finas na microestrutura e propriedades mecânicas”

Controle de poluição na China – Pela China, Ms. Fan Qi, representando a China Foundry Association, apresenta o crescimento do setor no país e o desafio de se desenvolver ao mesmo tempo em que se trabalha o controle da poluição e sustentabilidade. Apesar de enfrentar uma política de proteção ambiental séria e a guerra comercial China-EUA, a produção da fundição chinesa ainda se mantém em crescimento. No painel, os chineses comentam os impactos do “Plano de Ação Trienal de Prevenção da Poluição do Ar” que promove a conservação de energia e proteção ambiental, otimizando o layout do espaço industrial. Afim de atender ao novo requisito, as fundições chinesas estão se atualizando rapidamente, investindo mais dinheiro em mecanização, automação e até na digitalização da fundição, dispostas a aprofundar a cooperação em que todos saiam ganhando.

Ainda dentro do tema modernização e automação da indústria, os chineses vão discutir o implemento da indústria 4.0 com Mr. Jim Liu que apresenta o painel “Como os equipamentos da fundição sob pressão ajudam as empresas a estabelecer seu desenvolvimento na Indústria 4.0”.

Já os russos apresentarão dados sobre o setor no país e irão falar sobre tecnologia e inovação nas indústrias de fundição. No primeiro painel, Andrew Dibrov, representando a Russian Association of Foundrymen, apresenta o cenário russo no setor de fundição. Mais tarde, Zolotukhin V.I., Murat S.G., Protopopov E.A., Dobrykh S.S., Malenko P.I., Protopopov A.A. apresentam painel em que abordam a “Produção metalúrgica geradora de energia na produção do aço de alta qualidade com base na tecnologia de redução na fundição”. Para encerrar, Vladimir D. Belov – Professor, Head of Foundry Department of Institute “MISiS” – apresenta o tema “Tecnologias digitais na indústria de fundição da Rússia”.

O Brics Fórum acontece dentro da 18ª edição da Fenaf, maior feira da América Latina do setor de fundição. O evento reúne os maiores players do mercado e ainda conta com o Congresso Abifa de Fundição (Conaf).

Serviço

Evento: 18ª Fenaf, 18º Conaf e 9th Brics International Foundry Forum
Local: Centro de Eventos Pro Magno
Endereço: Avenida Professora Ida Kolb 513, em São Paulo (SP)
Data: 17 a 20 de setembro de 2019
Horário Brics Fórum: Dia 18/09 com abertura às 8:30 h
Horário Conaf: Dias 17, 19 e 20 de setembro com abertura às 9h do dia 17
Fenaf: Do dia 17 ao 20 no horário das 13h às 20h, diariamente
Mais informações: www.abifa.org.br
 
 


Últimas Notícias 
25/11/2020
» Mercoagro transferida para 2022
25/11/2020
» MTur promove ecoturismo em congresso sobre Reservas Privadas de Patrimônios Naturais
25/11/2020
» Abracd realizará o Congresso Nacional de Ciência de Dados (CONACD) em dezembro
25/11/2020
» L'Oréal Produtos Profissionais realiza Fórum de Líderes que busca construir o futuro da beleza profissional
25/11/2020
» Fundação do ABC organiza ‘6° Fórum de Sustentabilidade’
mais...
  buscar notícias: