Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
FT Commodities Americas Summit reúne políticos e executivos para discutir sustentabilidade e desafios no mercado de commodities

20/09/2019
FT Commodities Americas Summit reúne políticos e executivos para discutir sustentabilidade e desafios no mercado de commodities

Evento acontece no dia 24 de setembro no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro

Políticos e executivos discutirão os desafios das próximas décadas na indústria de commodities do mercado brasileiro no Financial Times Commodities Americas Summit no Copacabana Palace em Rio de Janeiro no dia 24 de setembro.

Entre os convidados estão o Governador de Rio de Janeiro, Wilson Witzel, o Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira, e o Diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale Luciano Siani.

O Brasil é responsável por US$ 219 bilhões de todo o mercado global de comodities, além de ser líder global em mercados como café, açúcar, suco de laranja, e também entre os principais exportadores de minério de ferro, carne bovina, e soja.

O setor de mineração está passando por um momento de reflexão após o rompimento da barragem de Brumadinho. “Mais um rompimento de barragem que abalou o setor de mineração brasileiro, e uma pressão global de extração consciente está impulsionando produtores em repensar seus modelos de negócios,” diz o Editor de Recursos Naturais da FT, Neil Hume, que vai moderar o evento com o correspondente do Brasil da FT, Andres Schipani.

Hume e Siani farão uma explanação sobre o setor de mineração antes da discussão que abordará os próximos rumos para o setor. O painel de especialistas do segmento incluirá Ana Cabral, Diretora e Executiva de Estratégia da Sigma Lithium Corporation, Victor Hugo Froner Bicca, Presidente da Agência Nacional de Mineração, Eduardo Ledsham, CEO da Bahia Mineração, Bamin e Ivan Simões, Chefe de Assuntos Corporativos da Anglo American Brasil.

Outros temas que serão discutidos durante o evento:

- Soja- o Grão que dominou o mundo

A soja simples é o grão do século por semeada em um ritmo mais rápido que qualquer outra colheita. A produção impulsionou o desmatamento do cerrado brasileiro, nos pampas da Argentina e nas terras rurais dos EUA. Este painel irá considerar a perspectiva para preços, participação de mercado entre os maiores competidores e as mudanças nos fluxos do comércio. Analisaremos também o impacto da soja no Cerrado, a região de savana no Brasil que absorve grande parte no novo plantio.

Moderador: Neil Hume Editor de Recursos Naturais da Financial Times
Daniel Amaral, Economista Chefe, Abiove
Lucas Luis Costa Beber, Diretor Administrativo, Aprosoja- MT
Carolina Hernandez Tascon, Diretora Comercial G&O Brasil, Cofco International
Paulo Sousa, Diretor de Grãos e Processamento América do Sul, Cargill

- Reconstruindo a confiança no setor de mineração

A confiança na mineração brasileira foi abalada por um segundo rompimento, da barragem de Brumadinho. Neste painel, iremos questionar como a indústria pode reconstruir a credibilidade com stakeholders, mostrar que é possível desempenhar um papel no apoio na sustentação do crescimento econômico e, mais importante, garantir que um desastre como o de Brumadinho nunca mais aconteça.

Moderador: Neil Hume Editor de Recursos Naturais da Financial Times
Ana Cabral, Diretora e Chefe de Estratégia, Sigma Lithium Coroporation
Victor Hugo Froner Bicca, Diretor Geral, Agência Nacional de Mineração (ANM)
Eduardo Ledsham, CEO, Bamin
Adam Matthews, Diretor de Ética e Engajamento, Conselho de Pensões da Igreja da Inglaterra e Co-Presidente da Iniciativa do Caminho de Transição e membro do Conselho do Insitutional Investors Group on Climate Change (IIGCC)
Ivan Simões, Head of Corporate Affairs, Anglo American Brazil

- A transição para energia mais sustentável nas Américas

O Brasil já é líder em energia renovável, com três quartos de sua energia proveniente de usinas hidrelétricas. No entanto, como os padrões climáticos se tornam cada vez mais imprevisíveis devido ao aquecimento global, o país precisa diversificar suas fontes de energia. A eólica e a solar oferecem alternativas não apenas para o Brasil, mas também para países do continente, dependentes das importações de combustíveis fósseis. O Chile, por exemplo, está produzindo parte da energia solar mais barata do mundo. Ao mesmo tempo, a região possui recursos de gás inigualáveis como a Vaca Muerta da Argentina e do pré-sal do Brasil. A mudança para fontes de energia mais limpas também será intensiva em minerais, proporcionando grandes oportunidades para os países ricos em recursos da região. Neste painel, um grupo de executivos líderes da indústria discutirá a transição para energia limpa nas Américas.

Moderador: Andres Schipani, Correspondente no Brasil, Financial Times
Carlos Carvalho, Diretor- Chefe Financeiro, CTG Brasil
Elbia Silva Gannoum, Presidente Executiva, ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) Solange Ribeiro, Diretora-Presidente Adjunta, Neoenergia
Willem Van Twembeke, CEO, Inkia Energy
Rogerio S. Zampronha, Presidente, Vestas do Brasil Energia Eólica Ltda.

- O novo mercado de gás do Brasil

O setor de gás natural no Brasil está se preparando para uma reforma radical, já que o governo do presidente Jair Bolsonaro quer reduzir custos de energia. Em um cenário de queda nos preços globais, a promessa de uma oferta maior dos depósitos offshore de petróleo e gás é uma perspectiva atraente.Mas criar um novo mercado de gás no Brasil não será fácil. Os monopólios terão que acabar e a infraestrutura deverá ser atualizada. Um grupo de especialistas do setor debaterá os desafios enfrentados pelos tomadores de decisão.

Moderador: Andres Schipani, Correspondente no Brasil, Financial Times
Vania Carvalho, Diretora Comercial, ExxonMobil Brasil
Jose Firmo, Presidente, IBP e Presidente Seadrill Americas
Armando Henriques, CEO, Angra Energy Partners
Anelise Quintão Lara, Diretora Executiva de Refino e Gás Natural, Petrobras
Wong Loon, CEO, NTS

- Problemas no mercado cafeeiro?

Os baixos preços internacionais na última década estão fazendo com que muitos fazendeiros na América Central e América do Sul abandonem suas fazendas, alimentando temores de uma crise no setor. Encarar este problema não será fácil e terá um impacto no Brasil, que é responsável por um quarto da produção mundial.

Moderador: Neil Hume, Editor de Recursos Naturais da Financial Times
João Alberto Brando, Diretor Executivo, P&A International Marketing
Nathan Herszkowicz, Presidente Executivo, Sindicado da Indústria de Café e ex-Presidente, Associação Brasileira da Indústria de Café
Guilherme Morya, Analista Econômico Sênior, Rabobank Brasil
José Marcos Rafael Magalhães, CEO, Minasul
Henrique Sloper de Arújo, Presidente, Brazil Speciality Coffee Association (BSCA) e CEO, Camocim Organic BSCA

- Capitalização da agricultura

Como a agricultura pode produzir mais proteína e ao mesmo tempo reduzir seu rastro de carbono? Como a agritech pode ajudar nesse desafio? A análise de dados, tecnologia de sementes, genética de rebanhos e fertilizantes da próxima geração ajudarão a resolver esse problema? Ou a indústria terá que adotar uma abordagem diferente? Essas são algumas das questões que serão discutidas neste painel.

Moderator: Neil Hume, Editor de Recursos Naturais da Financial Times
Antônio Bareto, Analista de Agronegócios e Analista de Alimentos e Bebidas, Itaú BBA
Jose Antonio Ribas Junior, Agrônomo Engenheiro, JBS

- Mais painelistas a confirmar

Fechamento do debate: A geopolítica dos commodities

Líderes fortes, grande rivalidade de poder. A geopolítica surgiu como um dos principais impulsionadores dos mercados de commodities em todo mundo. Este debate de encerramento examinará alguns dos fatores que podem impactar a indústria nas Américas na disputa comercial entre EUA-China, e também a luta pelo poder na Venezuela e a política externa brasileira.

Liderado por: Andres Schipani, Correspondente no Brasil, Financial Times
Zeina Latif, Economista Chefe, XP Investimentos
Oliver Stuenkel Professor Adjunto de Relações Internacionais, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

https://live.ft.com/Events/2019/FT-Commodities-Americas-Summit-2019-BR
 
 


Últimas Notícias 
18/03/2020
» Comunicado - Feiras do Brasil
13/03/2020
» Hair Brasil Premium 2020 promove eventos para o setor de barbearia
13/03/2020
» Agreste Tex 2020 tem todos os espaços vendidos
13/03/2020
» VTEX Day: Michelle Obama vem ao Brasil para participar de evento em São Paulo
13/03/2020
» Feiras EducationUSA que aconteceriam entre março e abril são canceladas
mais...
  buscar notícias: